ATIVIDADE DE FIXAÇÃO 03
27 pág.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO 03


DisciplinaSociologia Organizacional e Psicologia Organizacional159 materiais567 seguidores
Pré-visualização7 páginas
1
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A ética social pode ser entendida como um conjunto de pensamentos que formam um valor destinado à promoção do bem-estar na sociedade. Sob o mesmo princípio está constituída a ética empresarial, que tem como objetivo promover o bem-estar social por meio das empresas. O agir com ética, significa agir de acordo com determinadas regras e preceitos, tendo por base alguns princípios e valores, com o objetivo de guiar e orientar as relações humanas e as decisões organizacionais. Dentro dessa perspectiva, pode-se considerar como decorrência do comprometimento ético das organizações:
I. A coordenação do discurso com a prática diária
II. A preocupação com a função social da organização
III. A interpretação de possíveis obstáculos à organização
IV. A elevação da qualidade das relações de trabalho
Com relação às decorrências de uma cultura organizacional ética, está correto o que consta em:
Escolha uma:
a. I e IV, apenas
b. I, II e IV, apenas
c. II, III e IV, apenas
Gabarito comentado: A resposta correta corresponde ao conjunto das sentenças I, II e IV, que indicam valores e práticas decorrentes de uma cultura organizacional comprometida com a ética: \u201ca coerência entre o discurso e a prática diária\u201d; por exemplo, se a empresa adota a democracia e a participação como valores organizacionais, é necessário que ela possibilite o acesso dos membros da organização no processo decisório. A observância de seus valores e a coerência entre o discurso e a prática, conduzem também à elevação da qualidade das relações de trabalho e do clima organizacional. Além das práticas éticas adotadas no ambiente interno, a empresa ainda tem ainda como valor \u201c a preocupação com a função social da organização\u201d. Apenas a resposta apresentada na sentença III está incorreta, pois a observação dos princípios éticos não deve ser interpretada como um obstáculo para a organização. Ao contrário, deve ser considerada um mecanismo facilitador, pois agir de forma ética promove a elevação da qualidade das relações de trabalho e com a comunidade onde a empresa está inserida. (Páginas 149 e 150 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Ética social e ética empresarial) cap.3
d. I, II e III, apenas
e. II e III, apenas
Feedback
A resposta correta é: I, II e IV, apenas.
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Os indivíduos que fazem parte de uma organização se relacionam entre si. As relações indivíduos-indivíduos podem ocorrer seguindo parâmetros da estrutura formal, porém boa parte delas ocorre por meio das estruturas informais. Na maior parte dos casos, a burocracia de uma organização prevê apenas normas de conduta, que visam a orientar o comportamento dos indivíduos no exercício de suas atividades organizacionais. Essas normas de conduta para as relações entre os indivíduos buscam estabelecer um ambiente harmonioso na organização e que podem envolver:
I. Regulamentação de disputas, para que a competitividade ocorra de forma ética, justa e transparente.
II. Procedimentos de contratação e demissão de funcionários
III. Formação de grupos de entretenimento, como equipes de esportes e outras manifestações culturais;
IV. Auxílio dos colaboradores mais experientes aos que possuem menos experiência
V. Pagamentos salariais dos colaboradores
Com referência às relações indivíduo-indivíduo, está correto o que consta em:
Escolha uma:
a. II e III, apenas
b. I, II, III e IV
c. I, III e IV, apenas
Gabarito comentado: A resposta correta corresponde ao conjunto das sentenças I, III e V, que apresentam situações que envolvem as relações indivíduos \u2013 indivíduos que a organização precisa monitorar ou intervir quando for o caso, ou seja: competitividade, formação de grupos de entretenimento, esportes e cultura bem como o auxílio dos colaboradores mais experientes aos que possuem menos experiência. Estão incorretas as afirmativas contidas nas sentenças II e V, que caracterizam as relações estrutura-indivíduo, que não são abordados pela questão. (Páginas 96 a 98 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Sistemas de relação da organização com o ambiente interno) cap.2
d. I, II e III, apenas
e. II, III e IV, apenas
Feedback
A resposta correta é: I, III e IV, apenas.
Questão 3
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A estrutura organizacional é o sistema formal de tarefas e relacionamentos de autoridade que controla como as pessoas coordenam suas ações e usam os recursos para atingir os objetivos organizacionais. Entretanto, dentro de uma organização não encontramos apenas estruturas formalizadas pela burocracia. Também estão presentes nas organizações o que se denomina estruturas informais. A distinção entre a organização formal e a informal é que, enquanto a primeira é uma organização planejada, a segunda constitui o resultado da interação espontânea dos membros da organização, o impacto das personalidades dos atores sobre os papéis que lhe foram destinados. Ambas possuem características diferentes de formação e utilidade nas organizações.
Considerando a formação das estruturas da organização, assinale F (Falso) ou V (Verdadeiro), para as afirmativas a seguir:
( ) As estruturas formais podem ser entendidas como as estruturas oficiais da organização
( ) Um dos primeiros estudos que detectaram a existência das estruturas informais foi a experiência de Hawthorne.
( ) As estruturas formais estão atreladas aos princípios da organização: racionalização, hierarquização, especialização e formalização.
( ) As estruturas informais estão diretamente submetidas à estrutura formal e relacionam-se com esta de forma paralela.
( ) As estruturas formais são oscilantes e dinâmicas, variando conforme o aparecimento de necessidades momentâneas.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. V \u2013 V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
b. F \u2013 F \u2013 V \u2013 F \u2013 F
c. F \u2013 V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
d. V \u2013 V \u2013 V\u2013 F \u2013 F
Gabarito comentado: A resposta correta corresponde à sequência V-V-V- F - F. São verdadeiras as afirmativas em que se define as estruturas formais como oficiais e que estão atreladas aos princípios da organização. Também é verdadeira a afirmativa de que na experiência de Hawthorne detectaram a existência das estruturas informais. Estão incorretas as afirmativas de que as estruturas informais estão submetidas à estrutura formal, pois não estão submetidas a ela, apenas relacionam-se com ela de forma paralela; e que as estruturas formais são oscilantes variando conforme necessidades momentâneas, sendo essas as características das estruturas informais. (Páginas 77 a 81 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Modelos estruturais) cap.2
e. V \u2013 F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Feedback
A resposta correta é: V \u2013 V \u2013 V\u2013 F \u2013 F.
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Podemos observar na organização, certas regularidades de comportamentos. Podem ser facilmente notadas como, por exemplo, nos modos de vestir das pessoas, nos adornos e na utilização dos espaços físicos do trabalho, nas maneiras como são tomadas as decisões ou nas manifestações de disputa pelo poder. Podem ser também acontecimentos de comportamentos padronizados pouco perceptíveis, como certas crenças não explicitadas claramente, mas compartilhadas por muitos membros da organização. A cultura funciona como uma espécie de controle do comportamento individual, tornando-o mais semelhante aos dos demais membros da organização. Com relação aos aspectos que envolvem a cultura organizacional, assinale F (Falso) ou V (Verdadeiro), para as afirmativas a seguir:
( ) O modo de agir e pensar dos colaboradores da organização no exercício de suas funções, na maior parte dos casos, funciona conforme a cultura organizacional estabelecida.
( ) A cultura organizacional de empresas que adotam tecnologias mais avançadas terá diferenças em relação às culturas organizacionais de empresas com menor acesso às tecnologias.
( ) O estado de avanço tecnológico não é fator determinante na conceituação do que