Buscar

Atividade 3 de políticas educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Por que algumas políticas educacionais são pouco efetivas?
Construa um texto que relacione os seguintes conceitos/ideias:
 Política participativa, de Pedro Demo (2011);
Especialização educacional do poder judiciário, de Salomão Ximenes (2011).
Algumas políticas educacionais são pouco efetivas porque na verdade não são trabalhadas para resolver definitivamente os problemas que existem na área da educação. Assim, o Poder Público elabora políticas que não são capazes de resolver os problemas existentes na educação e que, em muitos casos, não seguem adiante, pois geralmente são planejadas, criadas e aplicadas por gestores que não possuem as competências adequadas para tal, implementando assim projetos totalmente deficientes e inoperantes. 
Por serem desta forma, muitas políticas educacionais, além de não atingirem todas as pessoas, são de baixa qualidade e não correspondem a nossa realidade, pois usa-se muito o processo de aproveitamento ou adaptação de políticas de outros países ou outras realidades dentro da realidade brasileira, sem que se estude efetivamente quais são as especificidades e características da situação a ser aplicada.
A política participativa é um instrumento de extrema importância que contribui no desenvolvimento das políticas públicas educacionais, já que a sociedade pode cobrar a aplicação dos direitos sociais, ela constitui-se em possibilitar meios para que a população, juntamente com seus representantes eleitos possam participar abertamente da construção de políticas públicas para a melhoria dos serviços públicos.
Faz parte também de uma política participativa conhecer o funcionamento dos poderes executivo, legislativo e judiciário, o que faz parte de uma política de educacional. O conhecimento sobre essas áreas da vida política do estado faz com que as pessoas tenham mais sabedoria para cobrar seus direitos e exigir dos representantes uma melhor atuação.
A especialização na educação do poder judiciário, de Salomão Ximenes pode ser relacionada as políticas que devem ser efetivas nos diversos campos sociais, como por exemplo na educação, que serve de base para a formação dos cidadãos e precisa de investimentos internos e em todo o país, devendo assim o Governo Federal ampliar leis de incentivo ao avanço nas condições dos setores primaciais.

Outros materiais