Buscar

ATPS Administração de Materiais e Logistica.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Etapa 1
Recursos materiais e patrimoniais
Passo 1
As empresas procuram lutar para reduzir os níveis de estoques, aumentar a capacidade de produção e aumentar os lucros. O Material Requeriments Planning (MRP) é parte integrante deste sistema, que auxilia nesse processo fundamental para manutenção das corporações.
O MRP é um sistema utilizado para se evitar peças ausentes. Estabelece um agendamento (plano de prioridades) que mostra os componentes exigidos em cada nível de montagem e, com base nos lead times, calcula quando esses componentes serão necessários.
Com o Grau de complexidade que as empresa enfrentam no campo da competição percebe-se que focar somente em ter um produto de qualidade não é suficiente para garantir bons resultados para a empresa. Há uma preocupação antiga em regular o fluxo produtivo, o fluxo de vendas, o fluxo de compra, de recebimento, de vendas e de distribuição. E no foco dessa preocupação está o estoque, o pensamento é: Garantir matéria Prima para produzir – Garantir Produtos para vender. Então competição é a palavra de ordem nas organizações na era da globalização. Ser competitivo é questão de sobrevivência. O processo de competição durante muito tempo focou-se no produto ou serviço propriamente dito. Era um período onde qualidade era o diferencial. Com a evolução da sociedade o conceito de qualidade foi se ampliando, saindo da esfera do produto e sendo mais abstrata, mais um conceito subjetivo, que pode variar de grupo para grupo.
Passo 2
O processo administrativo nas organizações: planejamento, organização, direção e controle. Noções de Marketing e comunicação Empresarial. Administração de materiais e serviços: conceitos, programação de materiais equipamentos e serviços e demais aspectos correlatos. Ferramentas de mudança organizacional: benchmarking, programa de qualidade, aprendizado organizacional e planejamento estratégico. Noções de Acompanhamento e Avaliação de projetos. Avaliação de desempenho. Gestão orientada para resultados. Flexibilidade organizacional. Trabalho em equipe. Cultura da responsabilidade e mecanismos de rede informacional.
A administração de materiais é uma importante ramificação da administração geral. É uma atividade ligada à logística empresarial, pois abrange uma sequencia de operações que inicia na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, armazenagem como produto acabado até chegar ao consumidor final (Martins & Alt, 2009).
 Outra função importante da administração de materiais é o gerenciamento dos níveis de estoque, pois estes refletem os resultados obtidos pela empresa ao longo do período contábil, consumindo boa parte dos recursos financeiros. Merecendo atenção especial na aplicação de instrumentos gerenciais que permitam a avaliação dos processos utilizados para alcance das metas desejadas. Portanto o objetivo maior da administração de materiais é manter os estoques em níveis econômicos satisfatórios e que atendam as necessidades de materiais do setor produtivo, podem ser utilizadas varias ferramentas entre elas o Just in time, para garantir que os insumos estejam disponíveis na hora certa e no lugar certo sempre que necessário. Ou ainda tomar a decisão se é mais vantajoso a empresa fabricar ou comprar determinado item de algum fornecedor.
 A administração de materiais pode utilizar de ferramentas como a técnica de Análise de Valor que faz uma avaliação, com o objetivo de identificar custos desnecessários, ou seja, identifica custos que não contribuem para a qualidade, uso, vida útil ou atratividade para o consumidor, contribuindo para a redução de custos para a empresa, porem sem interferir na percepção do consumidor.
 É importante que o setor de compras esteja atento ao objetivo maior da empresa e em constante interação com todos os outros setores a fim de compartilhar informações gerando ações que levem ao alcance desse objetivo, sempre de forma ética, atendendo as necessidades dos clientes.
Etapa 2
Gestão de Estoque e Compras
Passo 1
As empresas buscam gerar maior competitividade no seu negócio através de ações que permitam diferenciá-la de seus concorrentes e/ou que reduzam seus custos. A área de logística tem sido considerada importante para a estratégia competitiva da empresa. Dentre as atividades da logística, uma das principais é a gestão de estoques, que contribui para melhoria do nível de serviço e redução de custos empresariais. O objetivo deste artigo é demonstrar como o processo administração de estoques pode ser utilizado como ferramenta estratégica em uma organização, analisando como a melhoria dos processos de gestão de suprimentos tem o papel de promover a eficiência das atividades desenvolvidas no próprio setor, ao ponto de levar a uma redução de estoques e do valor imobilizado, sem afetar o processo produtivo e trazendo vantagens competitivas perante os concorrentes. Para isto, utilizou-se um estudo de caso onde os dados refletem os resultados de um programa de melhoria e aplicação de ferramentas de gestão de estoques. Palavras-chave: Suprimentos. Gestão de estoques. Estratégia.
A gestão de estoque eficaz vai por água abaixo se não houver antes o planejamento das compras. A estratégia de comprar muda se o produto for de moda, básico, sazonal, ou ainda de "evento", como os produtos vendidos somente em ocasiões específicas. Essencial para a caracterização dos meios de comunicação com outras unidades organizacionais da empresa, como planejamento e controle da produção, recebimento, contas a pagar e qualidade, para que o sistema não apresente pontos onde à responsabilidade pelas decisões não possam ser bem caracterizadas.
 A orientação de uma adequada estratégia, quanto ao dilema de horizontalização versus verticalização trará certamente uma vantagem competitiva a empresa. Uma analise de vantagens e desvantagens de cada uma delas por si só já trará benefícios, pois implica entender criticamente os atuais métodos de trabalho.
Muito importante para a empresa é a definição de um código de ética a ser seguido por todos os colaboradores, que resulte em uma conduta homogênea em relação ao tratamento dado aos clientes quando da venda dos produtos da empresa e aos fornecedores quando da compra de insumos.
Passo 2
	O planejamento é um dos principais instrumentos para o estabelecimento de uma política de estocagem eficiente, tendo em vista que normalmente o setor de vendas deseja um estoque elevado para atender melhor o cliente e a área de produção prefere também trabalhar com uma maior margem de segurança de estoque, por outro lado, o departamento financeiro quer estoques reduzidos para diminuir o capital investido e melhorar seu fluxo de caixa, e até mesmo depender menos de capital de terceiros caso o estoque seja financiado (compras a prazo).
A gestão de compras, além de interagir com todos os departamentos da empresa, possui o objetivo de identificar as aquisições corretas de materiais negociando prazos de pagamento e recebimento que atenda as necessidades sem geração de estoque em demasia ou a falta de matéria-prima.
Como será visto ao longo do trabalho, na negociação em compras, o fundamental é transformar fornecedores em parceiros, para que se possa chegar a um objetivo comum de lucro, criando-se um relacionamento onde o fornecedor possa até mesmo auxiliar na rotatividade e programação das compras. A gestão de compras é como um fator estratégico nos negócios. A função dessa atividade interage com todos os departamentos de uma empresa, tem como objetivo a aquisição de materiais corretos, quantidades certas, entregas nas datas certas e preços vantajosos.
 Os departamentos de compras têm como principais responsabilidades das escolhas de seus fornecedores e a negociação de preços. Os benefícios da gestão de compras podem resultar nas empresas aumento da produtividade, melhor gestão de material, compra mais econômica.

Outros materiais