Buscar

Hormônios: Especificidade e Controle

Prévia do material em texto

HORMÔNIO-CELULA ALVO ESPECIFICIDADE
Células alvo, ou células que tem receptores específicos, respondem à presença dos hormônio. 
–O grau desta resposta depende: 
Nível do hormônio no sangue 
Número de receptores na célula alvo 
afinidade (grau de interação) do hormônio-receptor. 
MEIA VIDA, DURAÇÃO DA ATIVIDADE HORMONAL 
Afinidade do hormônio com seu receptor geralmente é muito alta. 
A concentração do hormônio circulando no sangue não reflete: 
–Sua taxa de liberação.
–A velocidade de sua inativação e remoção do sangue. 
A meia vida é o tempo necessário para que o hormônio perca metade da sua efetividade (ou metade da sua concentração) 
O tempo necessário para o efeito do hormônio aparecer varia muito (resposta imediata , em horas ou dias) 
Alguns hormônios são produzidos em uma forma inativa e pode ser ativado na célula alvo antes de exercer a reposta na célula. 
Em termos de duração da ação hormonal esta pode ser de minutos a muitas horas 
CONTROLE DA LIBERAÇÃO 
A sintese e secreção de muitos hormônios são reguladas pelo sistema de feedback negativo. Com o aumento do nível do hormônio, aumenta a resposta da célula alvo. Em resposta, ocorrerá a inibição da sua liberação. O estímulo que induz a glândula a sintetizar e liberar seu hormônio pode ser: Humoral Neural Hormonal
Hormônios da pituitária anterior Existem 6 hormônios secretados pela adenohipofise: 
1) hormônio de crescimento (somatotrofina).GH 
2) hormônio tíreo estimulante (tireotrofina). TSH 
3) hormônio adrenocorticotrófico (corticotrofina) ACTH 
4) Prolactina. 
5) hormônio folículo estimulante. 
6) hormônio Luterizante LH
Controle da secreção: hipófise 
Secreção de cada hormônio da adeno hipófise é controlada por neuro-hormônios secretados pelo hipotálamo Na maioria dos casos existem dois neuro-hormônios controlando a secreção. Um que estimula e um que inibe a secreção da pituitaria. 
Hormônio tireo estimulante (TSH) secreção TSH é controlada pelo hipotálamo. A secreção de TSH é estimulada pela liberação de hormônio liberador de Tireotrofina (TRH). Funções do TSH: TSH estimula as células da tireoide induzindo a produção de T3 e T4 TSH pode estimular tanto as células de crescimento e secreção de T3 e T4. Prolactina-Funções da PRL: PRL é importante na estimulação e diferenciação do tecido mamário durante o desenvolvimento. Estimula o grande desenvolvimento das glândulas mamárias durante a gravidez. Estimula a produção do leite durante a amamentação. PRL tem um papel na regulação do ciclo reprodutivo feminino, porém seu papel ainda não está bem delineado. Excesso de secreção de PRL bloqueia a síntese e liberação de gonadotrofinas, interrompendo a menstruação e causando infertilidade 
Adrenocorticotrófico (ACTH) Sua secreção é estimulada pelo hormônio de liberação de corticotrofina (CRH). Secreção de CRH pode ser estimulada por um grande número de fatores, muitos considerados fatores de Stress. Exemplos: infecções, trauma, depressão e outros 
Funções do ACTH: ACTH estimula a glândula adrenal a secretar cortisol. Níveis de ACTH estão associados ao ciclo do sono. 
Hormônio folícilo estimulante (FSH) hormônio luteinizante (LH) 
chamados gonadotrofinas. 
Hipotálamo secreta hormônio de liberação de gonadotrofina que estimula células gonadotróficas a secretar LH e FSH. ACTH pode inibir diretamente a secreção de CRH (feedback negativo). 
Funções do LH e FSH: Estimulam glândulas sexuais a produzir os hormônios sexuais. Mantendo os níveis de estrógeno nas mulheres e testosterona nos homens 
Gonadas secretam estrógeno e testosterona que podem mandar feedback negativo ao hipotálamo, reduzindo a secreção de fator de liberação de LH e FSH. 
Hormônios da hipófise posterior : 
Existem dois hormônios secretados pela neurohipófise: 
1) hormônio anti-diurético (ADH) 2) ocitocina 
ADH 
ADH inibe a produção de urina, conserva a água no corpo. Atua nas células renais responsáveis pela reabsorção de água . Secreção de ADH é estimulada tanto pelo aumento na concentração osmótica do sangue quanto pela diminuição do volume sanguíneo. 
Secreção de ADH causa retenção de água, para reverter aumento da concentração sangüínea ou diminuição do volume sangüíneo. O excesso do consumo de água terá dois efeitos: –Aumento no volume sangüíneo. –Dimiuição da concentração (osmolaridade) do sangue. *nestas condições a secreção de ADH é inibida. *Isto resulta em maior formação de urina, normalmente mais diluída. 
Ocitocina 
Liberação sob controle neural (como o ADH). 
No entanto, diferente do ADH, sua liberação sofre influência do estado emocional. Ocitocina estimula especificamente a contração de certos músculos lisos. –Glândulas mamárias e reprodutor. Necessária no período pós parto:. –“ejeção do leite”. –Secretado em segundos após iniciada a sucção. Efeitos da ocitocina: em baixas doses estimula contrações ritmadas do útero.Em altas doses causa contrações tetânicas do útero. utilizada para induzir o parto. utilizada no pós parto parando o sangramento. O número de receptores de ocitocina no músculo liso do útero aumenta no final da gestação. Existe clara evidência que a ocitocina está envolvida no estímulo sexual e no orgasmo tanto em homens como em mulheres. * O seu papel nos homens ainda não é conhecido, porém sabe-se que exerce influência na ligação entre parceiros. –Ocitocina é secretada em resposta à distenção vaginal durante a relação sexual. –É também secretada em resposta ao estímulo nos mamilos. 
A secreção de ocitocina durante a relação sexual provavelmente serve para reforçar a ligação entre macho - fêmea 
* Frequentemente chamado de”hormônio do carinho” ou “hormônio do amor” 
Sua secreção durante e após o parto pode exercer um importante papel na formação da ligação mãe-criança 
*Sua secreção durante a amamentação reforça esta ligação 
A ocitocina secretada em resposta a amamentação causa contrações uterinas que auxiliam na recuperação do tônus muscular e a volta do útero ao seu tamanho normal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes