Buscar

Terapia de família e casal na abordagem centrada

Prévia do material em texto

Terapia de família e casal na abordagem centrada na pessoa
Índice 
Conceito de família
Terapia de família e casal 
Tipos de abordagens 
Objetivo da terapia 
Conclusão 
 
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. 
O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
 
O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. 
As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.
A família é um sistema sócio-cultural em transformação. 
O modelo de família hoje se caracteriza pela sua diversidade.
 
“O terapeuta de casal e família na Abordagem Centrada na Pessoa procura aplicar as “condições necessárias e suficientes” de Rogers, pois acredita que os níveis suficientes de empatia, congruência e consideração positiva incondicional tanto beneficia os membros individuais da família como o grupo familiar. O terapeuta está junto com a família/casal facilitando a sua comunicação, ajudando a entender os papéis de cada um, potencializando seus recursos internos para que possa haver uma integração melhor
 
O que é a terapia familiar?
A terapia familiar é uma terapia realizada em grupo de modo a construir e desenvolver o diálogo entre os membros familiares e assim auxiliar na resolução de problemas e na conquista de relações respeitosas, harmoniosas e saudáveis.
 
A terapia é focada na relação, em todas as suas formas de comunicação seja verbal, postural criando um espaço onde o casal/família se sinta à vontade para expressar seus sentimentos, levando os clientes a saber que eles não estão ali para serem julgados e sim para escolher a direção que desejam tomar mediante o entendimento de como estão vivendo seus conflitos.
 A terapia nos moldes da Abordagem Centrada na Pessoa é uma co-construção do casal/família com o terapeuta sendo que o centro de decisão permanece no grupo familiar.
Quais os problemas que podem ser discutidos na terapia familiar?
Conflitos de geração, uso de drogas, alcoolismo, discordâncias em relação à criação dos filhos, quadros de depressão, bulimia, anorexia e diversos outros podem levar a família a procurar a ajuda do terapeuta.
De qualquer forma, esses problemas são vistos apenas como reflexos ou consequências de relações familiares desarmoniosas, sendo essas relações o principal foco da terapia.
Quais os tipos de abordagem...
 
 
Conceitos:
Todas as abordagens da Terapia Familiar coincidem na visão de um determinado sintoma (por exemplo, a depressão de uma mãe, o alcoolismo de um pai, o comportamento rebelde de um filho… ) como produto não de uma patologia individual (da mãe, do pai, do filho…) mas de uma disfunção da família (da forma como eles interagem).
As várias abordagens diferem, contudo nos conceitos que utilizam para descrever o funcionamento da família. Nomeadamente: 
A mais comum é a escola sistêmica, seguida pelas escolas transgeracional, estrutural e estratégica.
Escola Transgeracional: Vê o sintoma como tendo origem em factos da história da família, e da cultura familiar, transmitidos de geração em geração (os segredos, os mitos, as lealdades)
Por exemplo, um terapeuta transgeracional poderá colocar a hipótese de que a infidelidade de um marido se relacione com aspetos da sua cultura familiar relativamente à relação conjugal («o meu pai, o meu avô e o meu bisavô também tiveram várias mulheres») 
.
 
Escola Estrutural: Vê o sintoma como produto da estrutura da família, ou seja, da forma como os seus elementos se posicionam uns face aos outros (os subsistemas conjugal, parental, filial e fraternal, as fronteiras e limites difusos ou impermeáveis, as alianças e coligações, os conflitos)
Por exemplo, um terapeuta estrutural poderá colocar a hipótese de que o comportamento rebelde de um filho se relacione com um problema de autoridade na família, expresso na coligação do filho com a mãe face ao pai. 
 
Escola Estratégica: Vê o sintoma como mantido por padrões de interação específicos e repetitivos entre os elementos da família (o «jogo familiar»). 
Por exemplo, um terapeuta estratégico, poderá colocar a hipótese de que as dificuldades da filha com a alimentação se relacionem com o facto de a sua recusa em comer gerar discussões entre os pais durante as refeições. 
Quais os objetivos da terapia familiar?
 
 
Entre os principais objetivos da terapia familiar estão:
Promover o autoconhecimento em nível individual e familiar;
Compreender a importância do diálogo e do respeito ao outro;
Reconhecer os padrões que geram os comportamentos;
Melhorar a comunicação e as relações entre os membros da família;
Compreender o papel de cada indivíduo no bom funcionamento da dinâmica familiar;
Aumentar a responsabilidade pessoal;
Favorecer mudanças construtivas de forma a harmonizar o ambiente familiar.
 
O objetivo do terapeuta é centrado na capacidade da família ou casal de se autogerir, encontrando entre eles a resolução dos seus conflitos. 
Terapia de Casal
 
Os fatores sociais, culturais e econômicos têm contribuído para as mudanças nos relacionamentos familiares. O aumento do período de vida dos homens e mulheres, a liberação sexual, a necessidade da mulher trabalhar e sua realização profissional, os divórcios e os recasamentos são alguns dos fatores que levaram a alteração da dinâmica familiar. A comunicação do casal/família encontra dificuldades antes inimagináveis.
Para Rogers...
Ele diz que casamento não é uma instituição ou uma estrutura:
“[…] é um processo. Uma série de processos em que nos empenhamos e nunca sabemos para onde nos dirigimos. Creio, porém, que se podem definir esses processos. E se pensarmos no casamento em função de uma série de processos que decidimos pôr em movimento – intimidade física, sexual, provavelmente procriação, partilha da responsabilidade econômica, e assim por diante, pondo de certo modo compromissos em paralelo em função do lugar onde vamos viver, e coisas assim – estes serão processos muito bem definidos”. (Rogers, 1987, p.189).
 
O contexto ‘confiança’ é indispensável para qualquer terapia, pois a base é estimular o casal para que se reinventarem, onde inclui aspectos pedagógicos proporcionando os casais um meio de se comunicarem melhor, corrigindo maus entendimentos. 
O terapeuta tem de ser muito cuidadoso em relação a não se impor, as visões do mundo ou como supor que eles redirecionem suas vidas, pois somente s eles cabem essa decisão.
MOTIVOS MAIS FREQUENTES PARA PROCURAR TERAPIA DE CASAL
Traição sexual ou emocional.
Brigas em excesso.
Silencio em excesso.
Agressões, mesmo que disfarçadas com ironias.
Traição da confiança.
Sexualidade.
Desconfiança de traição.
Falta de comprometimento de uma das partes.
Machismo
 Conclusão
O terapeuta de casal na abordagem centrada a pessoa procura aplicar “ condições necessárias e suficientes (Rogers) pois acredita que os níveis de empatia, congruência, tanto beneficia o casal como a família, ajudando a entender os papeis de cada um, para que possa haver uma melhor integração para ambos seja reconstruindo os laços do casamento ou decidindo que a melhor opção será separar-se. 
 
A terapia de casal não junta nem separa e sim leva os parceiros a entenderem o que está se passando no casamento. O objetivo do terapeuta de casal não é “salvar” o casamento, mas sim juntamente com eles avaliar se seus desejos e projetos são compatíveis, verificar as novas possibilidades de interação, enfim compreendê-los. 
FAMILIA É ONDE NOSSA HISTÓRIA COMEÇA...
Referências
https://www.psicologiamsn.com/2013/05/terapia-de-familia-e-de-casal-na-abordagem-centrada-na-pessoa.htmlhttp://www.psicologiaviva.com.br/blog/terapia-familiar/
http://www.psicologos-porto.com/pages/Terapia-Familiar.php

Outros materiais