Buscar

Apanhadão psicologia socio interacionista discursivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Luiza é professora de uma escola de Ed. Inf. E foi procurada pela mão de Nina de 4 anos que está preocupada, porque sua filha fala sozinha e tem muitos amigos imaginários. Embora que a mãe de Nina saiba que este comportamento é normal .Baseado na concepção interacionista de Vygotsky, como professora Luiza deve orientar a mãe de sua aluna? Quais os argumentos que a professora deverá utilizar?
R: Ter um amigo imaginário é comum até por volta dos sete anos, esse tipo de comportamento é uma forma de expressão da criança, as vezes ela guarda só para si, e em outras pedem a participação do adulto.Nessa fase as crianças vivem uma fase de muita fantasia e é comum confundir a fantasia com o real.
Leia a situação.Uma menina está brincando de casinha. Uma caixa de sapatos emborcada faz as vezes de fogão. Cozinha em cima da caixa usando suas panelas:De acordo com a teoria de Vygotsky, como podemos analisar a brincadeira realizada, por essa menina em seu desenvolvimento psicológico.
R: 1 Ela está desenvolvendo as funções psicológicas superiores, quando brincam de casinha, as crianças costumam imitar os papéis assumidos pelos adultos em um grupo familiar Na atividade de brincar, a criança se esforça para entender as atitudes dos adultos. Ao imitar os adultos, a criança pode agir de uma maneira mais complexa (ou mais avançada) do que seria esperado dela. 
R: 2 A brincadeira é uma maneira de resolver problemas e satisfazer desejos que são impossíveis ou que não são permitidos à criança, como cozinhar, dirigir, costurar, cuidar de um bebê. Assim a criança pode vivenciar e assumir os papéis sociais dos adultos que a cercam. A Brincadeira de faz de conta é a mais importante para o desenvolvimento psicológico na infância. O jogo simbólico ou exercício de faz de conta é fundamental para a constituição
da imaginação, enquanto uma função psicológica superior. A brincadeira de faz
de conta atua na zona de desenvolvimento proximal como mediadora ao
desenvolvimento psicológico.
R:3 O brinquedo tem uma relação estreita com o desenvolvimento humano ele é fundamental no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Além de estimular a imaginação como é o caso desta caixa se passando por fogão e em seguida por berço, faz com que a criança organize seus pensamentos recriando e internalizando regras e costumes no seu contexto social e cultural. Brincando a criança se esforça para entender as atitudes dos adultos então a brincadeira atua na zona de desenvolvimento proximal como mediadora ao desenvolvimento psicológico e o brinquedo, principalmente este inventado, também cria uma zona de desenvolvimento proximal.
Leia o trecho da música.Geração Coca- Cola (Renato Russo)Geração Coca-Cola.De acordo com a teoria de Wallon, identifique a fase do desenvolvimento psicológico que a música anterior se refere e as principais características.
R: 1 A letra da música referese ao período da puberdade e adolescência, período marcado por modificações fisiológicas.
De acordo com Lev Vygotsky, a linguagem é um sistema simbólico utilizado pelos grupos humanos e representa um salto qualitativo na evolução da espécie, sendo o processo de internalização da linguagem fundamental em relação a isso. Defina e explique as etapas de internalização da linguagem.
R: Discurso socializado: existe inicialmente, é uma linguagem para fora, a criança vive num contexto social, e utiliza a linguagem onde está inserida e vai utilizar o discurso socializado, com começo, meio e fim. Discurso interior: é uma linguagem que usamos para poder pensar, mais que ninguém escuta é a linguagem como forma de pensamento.Entre o discurso socializado e o discurso interior, há a fala egocêntrica, onde a criança fala em voz alta para poder pensar, até chegar no discurso interior. 
Bruno tem apresentado comportamentos muito agressivos e desobedece aos pais, a todo momento. Sempre se nega e contraria tudo. Toda vez que alguém o proíbe de algo, ele teima em executar tal atividade. Em qual período do desenvolvimento, segundo Wallon, Bruno se encontra? Por que ele apresenta tais comportamentos? O que essa fase promove?
R: No estagio do personalismo que ocorre entre 3 e 6 anos é um período de formação da personalidade Marcado por conflitos e crises, a oposição se dá pela necessidade de se auto afirmar de ganhar autonomia e se descolar do comportamento adulto. É uma fase de recusa e reivindicação. O uso da primeira pessoa para referir-se a si mesmo é uma importante característica desse período. 
Leia a situação asseguir. Caio tem três ano de idade não obedece aos seus pais nem a babá de forma alguma, a tudo diz não ou contrariamente, diante de suas , executa-as. Não aceita ajuda para vestir-se, apesar de demonstrar que sente dificuldade para concluir tarefas. Recusa-se a tomar banho com ajuda, mas ao mesmo tempo não consegue lavar-se sozinho. Sobre o comportamento do caio, podemos afirmar que de acordo com a teoria de wallon se encontra em que período de desenvolvimento? Porque ele apresenta esse comportamento?
R: Encontra-se no período do personalismo (3 a 6 anos), esse é o período da formação da personalidade, marcado por conflitos e crises.
De acordo com Lev Vygotsky,a linguagem é um sistema simbólico utilizado pelos grupos humanos e representa um salto qualitativo na evolução da espécie, sendo o processo de internalização da linguagem fundamental em
relação a isso, Defina e explique as etapas de internalização da linguagem. 
R: 1 Essas etapas são: Discurso socializado, Fala egocêntrica, Discurso interior.Quando aprende a falar a criança passa a fazer uso de um DISCURSO SOCIALIZADO, onde a criança não domina a linguagem plenamente, mas já emite sons que a ajudam a interagir com os adultos, ela não utiliza a linguagem como instrumento do seu próprio pensamento. A medida que vai se desenvolvendo essa linguagem passa para um DISCURSO INTERIOR que é a
linguagem que usamos para pensar, só nós ouvimos, mas de acordo com Lev Vygotsky, entre o discurso socializado e o discurso interior, a criança passa pela fase da FALA EGOCÊNTRICA onde ela fala em voz alta para poder pensar. Até conquistar a linguagem a criança não consegue exprimir suas emoções e necessidades, só por meio do choro (este é o estágio pré-intelectual). A medida que cresce e se movimenta usa instrumentos para resolver problemas de ordem prática e começa a falar (este é o estágio pré-linguistico).
R: 2 Quando pensamento e linguagem se encontram as funções superiores se desenvolvem qualitativamente. Até conquistar a linguagem a criança não consegue exprimir suas emoções e necessidades, só por meio do choro (este é
o ESTÁGIO PRÉ-INTELECTUAL). A medida que cresce e se movimenta usa instrumentos para resolver problemas de ordem prática e começa a falar (ESTE É O ESTÁGIO PRÉ-LINGUISTICO). Quando aprende a falar a criança passa a fazer uso de um DISCURSO SOCIALIZADO e a medida que vai se desenvolvendo passa para um DISCURSO INTERIOR que é a linguagem que usamos para pensar, só nós ouvimos. Mas no caso das crianças antes do discurso interior, passam pela fase da FALA EGOCÊNTRICA onde fala em voz alta para poder pensar.
R: 3 Discurso socializado, Fala egocêntrica, Discurso interior. Ate conquistar a linguagem uma criança não consegue dizer o que não consegue exprimir suas emoções e necessidades esse estagio é chamado de pré intelectual.
Em que fase da vida humana o percurso do pensamento encontra-se com o da linguagem, dando início a uma nova forma de funcionamento psicológico?
R: Por volta dos 2 anos de idade, quando há um salto qualitativo em direção ao pensamento verbal. 
 Leia a situação a seguir e responda á questão:*Maria está na frente do balanço e diz “mãe, olha o que eu sei fazer”.
Esforça-se para balançar-se sozinha e depois se atira para frente como se estivesse fazendo um malabarismo acrobata, com piruetas e uma tentativa de cambalhotas. Vira-se novamente para mãe e diz “ Você viu?”, ao que a mesma responde “Vi sim, que lindo , parabéns, você parece uma trapezista de circo”. “Você quer verde novo? Eu vou fazer de novo, olha eu fazendo de novo!”. Sobe novamente no balanço e repete os mesmos movimentos, finalizando sua apresentação com um agradecimento, inclinando o tronco para frente e abaixando a cabeça, com um leve sorriso no rosto. Identifique o estágio do desenvolvimento em que se encontra Maria, de acordo com a teoria de Wallon, Cite e explique a característica apresentada por Maria, conceituando adequadamente.
R: O estágio de desenvolvimento da Maria é o Personalismo, e apresenta a característica da fase da sedução, ou idade da graça, onde ela sente a necessidade de ser aceita e admirada, agradar os adultos e dessa forma admirar-se também. Gosta de exibir-se com gracejos mostrando o que sabe fazer, em busca de elogios e de satisfação narcísica.
 Leia com atenção o texto a seguir e responda à questão: Carlos e André estão disputando um brinquedo: um pião. Uma vez por semana, na sexta feira, as crianças trazem seus próprios brinquedos para brincar. Ana Lúcia, a
professora, ...Pautandose na teoria de Wallon,... A) Qual a compreensão que podemos ter desta situação? B) Provavelmente, qual o período e idade desses meninos? C) Para obter o que deseja ou para beneficiar outra criança, que outras atitudes as crianças dessa idade podem apresentar quando se tratam de seus brinquedos?
R: A) Na disputa pelos objetos, podese observar que o sentimento de propriedade se mostra muito presente e que a propriedade significa não só a apropriação do que é do outro, mas a afirmação de si próprio. Assim, a criança
se sente frustrada, em sua pessoa, se seu bem é dado à outra pessoa sem seu consentimento. Período caracterizado pela exploração de si, oposição (expulsão do outro)/discriminação eu do outro. B) Personalismo, 3 a 6 anos.
C) Para conseguir o que deseja a criança é capaz de mentir, usar força, não emprestar o brinquedo para o irmão, mas emprestar com alegria a outro que admira. Uma estratégia que a própria criança usa é emprestar seu próprio
brinquedo para conseguir se apossar dos brinquedos do outro. Pode ocorrer também de partilhar o brinquedo e até renunciálo, a fim de beneficiar outra criança, principalmente se esta outra for mais nova e/ou houver uma ligação afetiva maior.
Leia a situação a seguir e responda á questão: *Milena tem seis anos e oito meses, e está frequentando a classe do 1º ano do Ensino Fundamental. Ela já conhece algumas letras, já sabe escrever seu nome, mas ainda não está alfabetizada. De acordo com a teoria de Vygotsky explique qual a melhor maneira que a Professora Alzira pode ajudar Milena a aprender a ler e escrever.
R: 1 A:aprendizagem é um processo de conhecimento individual e o aprendizado é resultado da mediação, portanto, do meio, no processo de internalização do conhecimento. A interação com professor, os colegas e o contato com diferentes signos vão ajudar para que o desenvolvimento potencial se torne real com intervenções pedagógicas eficientes e criando situações de muito desafio como também sugerir leituras de interesse de Milena e aplicar tarefas que cobrem a opinião dela nas situações do codiano. Complemento: É fundamental entender as ideias construídas pelas crianças mesmo antes delas saberem ler e escrever convencionalmente, para que se consiga descobrir e desvendar os mistérios e as regras de funcionamento do sistema de escrita. A aprendizagem de conceitos requer reflexão e elaboração pessoal. As práticas educativas precisam ser necessariamente desafiadoras. O processo de apropriação do sistema de escrita é mediada pelas experiências culturais vividas pelo sujeito. A aprendizagem de conceitos requer reflexão e elaboração pessoal. 
R: 2 Para o autor desenvolver-se implica necessariamente aprender é um aprendizado que promove o desenvolvimento O que é produto das interações sociais com sujeito vive em determinado contexto histórico social e cultural. O professor seria o suporte a mediar o aluno vai aprender a interação portanto as atividades devem ser intencionalidade desafiadora parte da realidade da aluna. Para Vygotsky de todos os mediadores a linguagem não mais importante aprendizagem no processo de conhecimento individual e aprendizado é resultado da mediação importância portanto do Meio no processo de internalização do conhecimento a interação dos professores.
 Leia a situação a seguir e responda á questão: *Lucas tem cinco anos de idade, em uma determinada situação queimou sua mão na chama da vela que estava acesa em sua casa. No dia seguinte sua mãe acendeu outra vela e deixou no mesmo lugar que a vela do dia anterior. Então Lucas disse: Não posso colocar a mão na vela acesa, poi eu posso me queimar. De acordo com a teoria de Vygotsky, o que está acontecendo? Qual o melhor conceito vygotskyano para explicar o que aconteceu com Lucas?R: 1 O q aconteceu com Lucas mostra a mediação simbólica ou seja entre o sujeito q aprende e os objetos am serem aprendidos existe um outro sujeito ou instrumento mediador q vai fazer toda diferença na resposta q a criança vai dar. Lucas passou por um estimulo que é a vela acesa e obteve a resposta queimou a mão. No outro dia terá a lembrança de q queimou a mão e não colocará mais a mão na vela.R: 2 Para chegar a um determinado conhecimento o sujeito depende da mediação que vai possibilitar um tipo de construção de conhecimento mais sofisticado. O estímulo faz com que o sujeito tenha uma resposta, Lucas colocou a mão na vela que é o estímulo, e queimou. No segundo momento quando ele vê o estímulo (vela) ele lembra da queimadura que teve e a lembrança é o mediador e ele não coloca a mão, isto faz com que a resposta se modifique. Ou pode acontecer de a mãe falar para não colocar a mão, aí neste caso a mãe é que seria o elemento mediador. Então a mediação simbólica é um grande salto tanto para o desenvolvimento psicológico quanto das interações que a pessoa tem com o ambiente e com o meio.
Luiza é professora em uma escola de educação infantil e foi procurada pela mãe de Nina de quatro anos que está preocupada, porque sua filha fala sozinha e tem muitos amigos imaginários. Embora a mãe de Nina saiba que este comportamento é normal para crianças desta idade, ela acha que sua filha está exagerando, pois passa mais tempo brincando assim do que sua irmã mais velha quando tinha a mesma idade.
Baseado na concepção sócio interacionista de Vygotsky, como Professora Luiza deve orientar a mãe da sua aluna?
Quais os argumentos que a professora a deverá utilizar?
R: 1 A prof. Luiza deve explicar para a mãe de Nina que nesta fase é normal este tipo de comportamento, na realidade Nina fala para si mesma é um processo denominado fala egocêntrica onde ela usa a linguagem para organizar seus pensamentos e planejar suas ações antes de executá-las. Quando ocorrer uma alteração qualitativa no desenvolvimento entre o pensamento e a linguagem ela não vai mais precisar falar consigo mesma para dirigir suas ações.
Penso que é maravilhoso tudo que me acontece – não só o que aparece em meu corpo, ... Sinto que apesar de toda dor, desconforto e sujeira, possuo um segredo delicado e é por isso que, embora de certo modo não passe de uma maçada, eu anseio pelo tempo em que sentirei dentro de mim aquele segredo (Anne Frank) Responda qual lei funcional sugerida por Wallon aparece no relato:
R: Lei de alternância funcional, força centrípeta, afetividade. A menina se encontra no estágio da puberdade, e adolescência, o campo funcional predominante é a afetividade e os fatores que impulsionam esse período são endógenos. força centrípeta.
 Piaget apresenta o relato a seguir sobre a observação que fez de sua filha Jacqueline e chamou essa ação da criança nessa fase de “reação circular”. Wallon também realiza observações e define essas ações de maneira semelhante. Leia, então, a situação a seguir e responda à questão: Obs. 149 – Aos nove meses, Jacqueline já descobriu, por acaso, Responda: qual a fase do desenvolvimento dessa criança, segundo Wallon e qual a característica apresentada no relato anterior?
R: Estágio impulsivo emocional,este estágio está dividido em dois momentos e as características apresentadas mostram o segundo momento que é a FASE EMOCIONAL, dos 3 aos 12 meses onde observa-se a construção de padrões de medo, raiva, alegria que são formas de comunicação corporal. É uma fase onde aparece as primeiras manifestações intencionais de emoção. Os movimentos vão se tornando cada vez expressivos e aos seis meses inicia-se as atividades circulares ou seja, um gesto cria um resultado auditivo ou visual e ela tentará reproduzi-lo, isso possibilita a organização dos exercícios sensório motores e prepara a criança para o próximo estágio.
Explique os conceitos de zona de desenvolvimento real e proximal. Em qual delas o professor deve atuar e porque?
R:Zona de desenvolvimento é quando a criança consegue fazer com autonomia atividades como; comer com talher, escrever e tantas outras coisas que vão se desenvolvendo aos poucos sem ajuda de ninguém. Zona de desenvolvimento proximal é um trabalho de mediação. Onde o profe é mediador do conhecimento através de transmitir, organizar e planejar situações, tornando conhecimento potencial em desenvolvimento real.
Leia situação a seguir: Luiza arrumou seu guarda-roupa colocando todas as camisetas de manga em uma gaveta, na outra pós as blusas de alça, organizou todas as saias em um cabide e as calças em outro, depois separou as tarefas escolares do dia seguinte em uma pilha e as da próxima semana em outra.. Diante da situação proposta, indique em qual estágio Luiza se encontra e quais são as principais ocorrências desse momento do desenvolvimento infantil, segundo Wallon.
R:Luiza se encontra no estágio categorial e seu interesse está voltado p/ nomear, comparar, agrupar e classificar. O pensamento Categorial permite á luiza analizar as características dos objetos ou acontecimentos, fazer comparações sistemáticas e coerentes entre outras características.
Leia a situação- problema a seguir e responda a questão.Beatriz é uma menina de oito anos. Ganhou de surpresa do seu pai um livro de receitas para crianças, uma vez que vem demonstrando grande interesse pela culinária. O livro embora seja direcionada para crianças, tem receitas que necessitam da ajuda de um adulto. Ela ficou muito feliz, e sugeriu para sua mãe que no dia seguinte faria o almoço. De acordo com a historia a cima, explique os níveis de conhecimento real e potencial de Beatriz e o papel da mãe na situação apresentada?
R:O conceito de zona de desenvolvimento real e potencial nos obriga a refletir sobre os processos psicológicos que ocorrem entre ou na passagem de um nível de desenvolvimento para outro. o papel da mãe foi de mediadora do conhecimento dando dicas de como usar a faca para não se machucar, etc. embora a Beatriz leia a receita ela está criando algo novo a partir do que observou.
Milena tem seis anos e oito meses e está frequentando a classe do 1 ano do Ensino funfamental. Ela já conhece algumas letras já sabe escrever seu nome, mas ainda não está alfabetizada. De acordo com a teoria de Vygostsky explique qual a melhor maneira que a professora Milena pode ajudar a aprender a ler e a escrever o nome.
R: Para o autor desenvolver-se implica necessariamente aprender é um aprendizado que promove o desenvolvimento O que é produto das interações sociais com sujeito vive em determinado contexto histórico social e cultural. O professor seria o suporte a mediador , o aluno vai aprender a partir da interação portanto as atividades devem ser intencionalidade desafiadora parte da realidade da aluna. Para Vygotsky de todos os mediadores a linguagem não mais importante aprendizagem no processo de conhecimento individual e aprendizado é resultado da mediação importância portanto do Meio no processo de internalização do conhecimento a interação dos professores.
Leia a situação a seguir: Maria esta na frente do balanço e diz mãe olha o que eu sei fazer... trapezista de circo...inclinando o tronco p/ frente... identifique o estagio do desenvolvimento.
R: Personalismo
-Lucas tem cinco anos de idade e um determinada situação queimou sua mao na chama da vela que estava acesa em sua casa. No dia seguinte sua mae acendeu outra vela e deixou no mesmo lugar que a vela do dia anterior. Então lucas disse: não posso colocar a mao na vela acesa, pois eu posso me queimar. De acordo com a teoria de Vygostky o que está acontecendo? Qual o melhor conceito vygostskyano explicar o que aconteceu com o Lucas?R: O q aconteceu com Lucas mosttra bem a mediação simbólica ou seja entre o sujeito q aprende e os objetos a serem aprendidos existe um outro sujeito ou instrumneto mediador q vai fazer toda diferença na resposta q a criança vai dar. Lucas passou por um estimulo que é a vela acesa e obteve a resposta queimou a mão. No outro dia terá a lembrança de q queimou a Mao e não colocará mais a Mao na vela.R: Para chegar a um determinado conhecimento o sujeito depende da mediação que vai possibilitar um tipo de construção de conhecimento mais sofisticado. O estímulo faz com que o sujeito tenha uma resposta, Lucas colocou a mão na vela que é o estímulo, e queimou. No segundo momento quando ele vê o estímulo (vela) ele lembra da queimadura que teve e a lembrança é o mediador e ele não coloca a mão, isto faz com que a resposta se modifique. Ou pode acontecer de a mãe falar para não colocar a mão, aí neste caso a mãe é que seria o elemento mediador. Então a mediação simbólica é um grande salto tanto para o desenvolvimento psicológico quanto das interações que a pessoa tem com o ambiente e com o meio.
Leia com atenção o texto a seguir e responda à questão: Carlos e André estão disputando um brinquedo: um pião. Uma vez por semana, na sextafeira, as crianças trazem seus próprios brinquedos para brincar. Ana Lúcia, a professora, ...Pautandose na teoria de Wallon,... A) Qual a compreensão que podemos ter desta situação? B) Provavelmente, qual o período e idade desses meninos? C) Para obter o que deseja ou para beneficiar outra criança, que outras atitudes as crianças dessa idade podem apresentar quando se tratam de seus brinquedos?
R: A Na disputa pelos objetos, podese observar que o sentimento de propriedade se mostra muito presente e que a propriedade significa não só a apropriação do que é do outro, mas a afirmação de si próprio. Assim, a criança se sente frustrada, em sua pessoa, se seu bem é dado à outra pessoa sem seu consentimento. Período caracterizado pela exploração de si, oposição (expulsão do outro)/discriminação eu do outro.
B) Personalismo, 3 a 6 anos. 
C) Para conseguir o que deseja a criança é capaz de mentir, usar força, não emprestar o brinquedo para o irmão, mas emprestar com alegria a outro que admira. Uma estratégia que a própria criança usa é emprestar seu próprio brinquedo para conseguir se apossar dos brinquedos do outro. Pode ocorrer também de partilhar o brinquedo e até renunciálo, a fim de beneficiar outra criança, principalmente se esta outra for mais nova e/ou houver uma ligação afetiva maior.
Leia a situação a seguir e responda á questão: *Maria está na frente do balanço e diz “mãe, olha o que eu sei fazer”. Esforça-se para balançar-se sozinha e depois se atira para frente como se estivesse fazendo um malabarismo acrobata, com piruetas e uma tentativa de cambalhotas. Vira-se novamente para mãe e diz “ Você viu?”, ao que a mesma responde “Vi sim, que lindo , parabéns, você parece uma trapezista de circo”. “Você quer ver de novo? Eu vou fazer de novo, olha eu fazendo de novo!”. Sobe novamente no balanço e repete os mesmos movimentos, finalizando sua apresentação com um agradecimento, inclinando o tronco para frente e abaixando a cabeça, com um leve sorriso no rosto. Identifique o estágio do desenvolvimento em que se encontra Maria, de acordo com a teoria de Wallon, Cite e explique a característica apresentada por Maria, conceituando adequadamente.
R: -O estágio de desenvolvimento da Maria é o Personalismo, e apresenta a característica da fase da sedução ou idade da graça, onde ela sente a necessidade de ser aceita e admirada,agradar os adultos e dessa forma admirar-se também. Gosta de exibir-se com gracejos mostrando o que sabe fazer, em busca de elogios.
De acordo com Lev Vygotsky,a linguagem é um sistema simbólico utilizado pelos grupos humanos e representa um salto qualitativo na evolução da espécie, sendo o processo de internalização da linguagem fundamental em relação a isso, Defina e explique as etapas de internalização da linguagem.
R: Quando pensamento e linguagem se encontram as funções superiores se desenvolvem qualitativamente. Até conquistar a linguagem a criança não consegue exprimir suas emoções e necessidades, só por meio do choro (este é o ESTÁGIO PRÉ- INTELECTUAL). A medida que cresce e se movimenta usa instrumentos para resolver problemas de ordem prática e começa a falar (ESTE É O ESTÁGIO PRÉ- LINGUISTICO). Quando aprende a falar a criança passa a fazer uso de um DISCURSO SOCIALIZADO e a medida que vai se desenvolvendo passa para um DISCURSO INTERIOR que é a linguagem que usamos para pensar, só nós ouvimos. Mas no caso das crianças antes do discurso interior, passam pela fase da FALA EGOCÊNTRICA onde fala em voz alta para poder pensar.
R: Discurso socializado, Fala egocêntrica, Discurso interior. Ate conquistar a linguagem uma criança não consegue dizer o que não consegue exprimir suas emoções e necessidades esse estagio é chamado de pré intelectual.
A respeito do papel da importância das interações sociais. Sociointeracionista. I-marcia, II João Pedro,III Alvina, IV-bianca, V-joana. Depoimentos que promovem a modalidade de interação.
R: a abordagem II,III,IV e V promovem a modalidade de interação, pois permite a construção de estratégias pedagógicas mais eficientes ao ensino e aprendizagem do aluno, possibilitando intervenção e promoção em todas as dimensões do desenvolvimento psicológico do aluno e uma relação mais afetiva, cognitiva entre aluno e professor, onde para aprender não precisa ter hierarquia excessiva. assim com a valorização de ambos o professor é transmissor da cultura e o aluno um sujeito passivo e receptor.
-Wallon entre outros aspectos, estudou a relação entre pensamento e linguagem ... Explique como se dá essa relação?
R;A linguagem é o instrumento e o suporte indispensável aos progressos do pensamento, relação de reciprocidade entre pensamento e linguagem. A linguagem exprime o pensamento, ao mesmo tempo que age como estruturadora do mesmo. Wallon compreende o desenvolvimento do homem como geneticamente social, um processo individual em relação direta com o meio, o alimento cultural do desenvolvimento é a linguagem e o conhecimento, onde em cada estágio, temos uma pessoa inteira, completa e em transformação constante, a partir das dimensões afetiva, cognitiva e motora.
-Dona Jurema é uma mulher jovem .... Explique a importância da imitação para Vygotisky.
R;Toda imitação é uma recriação subjetiva e internalizada do que observei do comportamento e das ações do outro. Essa recriação é cultural, social e depende das capacidades de cada criança. Trata-se de uma recriação, pois, embora uma criança imite os adultos, ela cria algo novo a partir do que observou. É um processo ativo e repleto de possibilidades de transformação das ações e dos costumes vividos pelos diferentes grupos sociais.
-Os processos mentais superiores que caracterizam o pensamento tipicamente.....De acordo com isso leia a situação a seguir ......Segundo Vygotisky, qual é o tipo de fala apresentada por Maria Carolina?
R:Fala egocêntrica, Maria Carolina usa a fala, que antes era socializada, agora passou a ser uma fala interiorizada, usa a linguagem como organizadora do seu pensamento para executar e planejar suas ações. Essa conversa que a criança trava consigo mesma a auxilia a planejar suas ações.
-Piaget apresenta o relato a seguir sobre a observação que fez de sua filha.....Responda qual a fase do desenvolvimento dessa criança.....no relato anterior?
R:No final do estágio Impulsivo emocional surge a simbiose afetiva, que significa o aparecimento de uma dependência emocional da criança em sua relação com os adultos, seus movimentos vão se tornando cada vez mais expressivo e dessa forma passa a entender melhor os adultos.

Continue navegando

Outros materiais