Buscar

SOM, MÚSICA E IMAGEM

Prévia do material em texto

“Os meios de gravação e reprodução sonora levaram ao surgimento de um ouvinte especialista e cada vez mais distanciado da criação musical. Por outro lado, ao ser colocada em evidência, a escuta passou a balizar os modos de fazer música durante o século XX". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: IAZZETTA, F. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspectiva, 2009. p. 18. 
Considerando essa citação e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais sobre música e mediação tecnológica, analise as seguintes afirmativas: 
I. O som digitalizado é, por analogia, uma sequência de "fotografias" de um som propagado no tempo.
II. A partir do som digitalizado, o compositor ou produtor musical pode manipular o arquivo de som e reprocessar inteiramente a informação armazenada.
III. Com o crescente acesso aos computadores, a mediação tecnológica vem perdendo importância na produção musical. 
IV. Novos programas de manipulação e ressíntese sonora têm sido criados e utilizados na produção de música eletroacústica, em videoarte, em instalações e em formas híbridas de performance artística.
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e III
	
	B
	II e IV
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	II, III e IV
"A videoarte, desde seus primórdios, utilizou a TV, apropriando-se dela de forma a enriquecer seu debate crítico contra o sistema televisivo […]. Essa desconstrução ou decomposição das imagens ou do próprio aparelho, trabalhadas violentamente por artistas do vídeo, estão presentes desde as origens, em produções dos pioneiros da videoarte internacional". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Thamara Venâncio de. A videoarte no Brasil: Uma perspectiva histórica - O Festival Videobrasil e a trajetória de Eder Santos como estudos de caso. Dissertação (Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens) - Programa de Pós-Graduação em Artes. Juiz de Fora: UFJF, 2017. p. 6.
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais sobre o som e a música nas instalações audiovisuais, analise as seguintes afirmativas: 
I. O surgimento dos meios de comunicação de massa transformou o contexto das artes, e, assim, os dois campos, comunicações e artes, também começaram a se entrecruzar.
II. Videoarte é uma manifestação artística híbrida que utiliza as formas da avant-garde musical, na qual a pop art se insere sem hierarquizações.
III. Videoarte é uma manifestação artística híbrida que se insere nas artes visuais, podendo ser instalada em espaços internos e externos.
IV. Videoarte é uma manifestação artística híbrida cuja característica de interferência sobre o material é a conservação da continuidade. 
São corretas apenas as afirmativas
	
	A
	I e IV
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e III
	
	D
	I, III e IV
	
	E
	II, III e IV
“[Segundo Petracca, é ] na troca, no diálogo que se criam significados que a princípio, nenhum dos dois interlocutores tem isoladamente. Nesse diálogo, entra também o intérprete com a sua performance. […] O dialogismo é fundamental, portanto, para a compreensão do objeto musical em sua plenitude”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PETRACCA, R. Para uma estética musical da alteridade: Uma abordagem bakhtiniana da música. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. p. 54. 
Considerando a citação dada e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais sobre o que é escuta musical, analise as afirmativas a seguir: 
I. Gosto musical é uma construção cultural.
II. É em sociedade que nos tornamos familiarizados com as práticas musicais e os modos de escuta consagrados.
III. A história da música não é concebida como um relato e um testemunho da lenta transformação dos hábitos de escuta.
IV. O repertório eleito e conservado em nossa memória torna-se um modelo que identificamos e que gostamos de reconhecer ao escutar novas músicas. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	I e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I, II e IV
	
	E
	II, III e IV
Atente para a seguinte citação: 
“As histórias das migrações compulsórias de contingentes populacionais e das diásporas dos povos aparecem na narrativa musical explicitando não só relações propriamente musicais, mas também culturais e históricas. Os elementos musicais se apresentam de forma explícita sendo possível verificar determinadas relações". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CIRINO, Giovanni. Narrativas musicais: Performance e experiência na música popular instrumental brasileira. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. p. 117.
Tendo em vista a citação dada e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais sobre a música como indutora de narrativas, analise as seguintes proposições:
I. Podemos afirmar que música é discurso. 
PORQUE
II. Fazer música pressupõe dominar gêneros musicais coletivamente construídos. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
“[Segundo Gomes, a] maioria [dos pesquisadores] ignora as principais deduções de Kandinsky que estão relacionadas com a sua brilhante ideia de ‘contraponto interno’. Esta ideia, extremamente frutuosa, demonstra que Kandinsky tinha descoberto a lei fundamental da estética, de extrema importância para a prática artística moderna, para todas as artes, incluindo as mais modernas". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOMES, F. A música na obra de Kandinsky. Tese de Doutorado. Faculdade de Belas Artes, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2003. <http://www.arte.com.pt/text/filipag/musicakandinsky.pdf>. Acesso em 21 abr. 2018. p. 59. 
Considerando as informações dadas e conforme os conteúdos do livro-base Escutas e olhares cruzados nos contextos audiovisuais referentes às sinestesias audiovisuais de Kandinsky, relacione corretamente os seguintes elementos musicais às suas respectivas correspondências na pintura: 
Dinâmica do som (intensidades)
Desenvolvimento melódico
Ritmo musical
Desenvolvimento do timbre
Mudança de tonalidade
Mudança de modo (da escala) 
(   ) Desenvolvimento cromático da globalidade do quadro ou dos planos de cor.
(   ) Dinâmica da plástica, do quadro.
(   ) Dinâmica do gesto (correspondendo simultaneamente à mudança da altura do som, à profundidade do movimento e à alteração do brilho).
(   ) Mudança da luminosidade do quadro por inteiro.
(   ) Velocidade de movimento e de transformação das imagens visuais.
(   ) Desenvolvimento da cor na plástica. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	5 – 2 – 1 – 6 – 3 – 4
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 6 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 6 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3 – 6
	
	E
	6 – 5 – 4 – 3 – 2 – 1

Outros materiais