Buscar

TECNOLOGIAS E CIDADANIA NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TECNOLOGIAS E CIDADANIA: NOVAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER EM CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
1) “É possível perceber que as tecnologias compõem o cotidiano de nossa sociedade... B) I e III.
2) “As tecnologias estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas”... D) V – V – F
3) “[...] os desafios trazidos pela informática para a sociedade atual e, essa informática... B) São cinco eras tecnológicas e seus dispositivos de mediação que a autora do texto-base destaca.
4) “[...]a ubiquidade está se tornando uma constante, afastando decididamente a ideia de distância”... D) 3 – 1 – 2
5) “Híbrido significa misturado, mesclado, blended... C) V – F – V – F
6) “Ao estudar a literatura estrangeira relacionada à Didática das Ciências... A) A alfabetização científica tem se configurado no objetivo principal do ensino das ciências.
7) “[...] a quarta fase, que estamos vivendo atualmente, teve início em 2004...E) 1 – 2 – 3
8) “Com o passar do tempo, contudo, a tecnologia começa a ser parte do dia a dia... B) As tecnologias existentes em cada época transformaram as formas de organização social.
9) “Atualmente, a alfabetização científica está colocada como uma linha emergente na didática das ciências... E) 1 – 3 – 2
10) “A filosofia política e a reflexão sobre o conhecimento cristalizaram-se em épocas nas quais as tecnologias de transformação... A) V – V – V.
11) “A alfabetização científica pode ser considerada como uma das dimensões para potencializar alternativas...B) V – V – V 
12) “O mundo é (existe) independente da ciência...C) V – F – V
13) “A internet é algo que está em nossas vidas há apenas duas décadas...C) 3 – 2 – 1
14) “Parece válido considerar a ciência como uma parte da cultura de nosso tempo...D) II e III
15) “O Homo zappiens aprendeu a usar muito mais sinais para buscar informação... A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
16) “[...] a curiosidade é uma característica natural do ser humano...A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
17) “Nos últimos anos assistimos a uma revolução tecnológica...D) V – V – V 
18) “Toda nova tecnologia é, em geral, recebida com desconfiança...C) Apesar de a sociedade da informação ter, como ícone, o uso das tecnologias, não existe um consenso sobre seu uso e influência entre os pesquisadores, profissionais da comunicação e informação, educadores e a sociedade como um todo.
19) “[...] a escola deve ser capaz de atender às demandas e necessidades dos alunos”...E) O ensino de qualidade não se resume à transmissão de conteúdos, mas em propiciar a construção de conhecimento por aqueles envolvidos no processo. 
20) “A Educação é um serviço e, como tal, sofre e se adequa às concepções paradigmáticas que vive a sociedade”... A) A ciência, a tecnologia e a Educação Matemática devem estar a serviço da sociedade.
21) “ O telefone celular já pode ser visto como uma extensão do nosso corpo...A) As asserções II e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
22) “A esse respeito, vale ressaltar a importância de Alan Turing... C) V – F – F
23) “O aprendizado deve ser um processo ativo, em que os aprendizes colocam a mão na massa (hands-on)... C) V-V-F
24) “A internet é tão real como a sala de estar da sua casa ou quanto a escola... E) 3-1 -2 
25) “Pois, muitas vezes, encontramos educadores que se sentem desorientados... B) 1-1-2-2
26) Considerando o excerto de texto dado e os conteúdos do texto-base Tendências da educação Matemática e suas relações com a CTS...B) F-V-V
27) “Há nessa dimensão a busca de se investigar um ensino mais impregnado com posturas mais holísticas... E) Tanto a investigação quanto a argumentação compõem aspectos do fazer científico.
28) “A utilização do celular emergiu pelo fato de os estudantes possuírem e utilizarem constantemente esse artefato... C) 1-1-2-2
29) “Nestes tempos em que a informação assume um papel cada vez mais relevante, ciberespaço...C) A cidadania exige sujeitos capazes de entender a conjuntura social onde vivem.
30) “ Inicialmente, a internet era uma rede de computadores com coletividade mundial... D) 1-2-3 e 4
31)“O uso das tecnologias disponíveis, em cada época da história da humanidade...D) 1 e 2, apenas
32) “Assim ser alfabetizado cientificamente é saber ler a linguagem que está escrita a natureza ”... C) É possível perceber que o trabalho científico não é algo feito isoladamente.
33) “A alfabetização científica pode ser considerada como uma das dimensões para uma educação mais comprometida”.... A) V -V –V
34) “Entre as camadas que se estabelecem um ‘ciclo conectivo’... D) Hoje em dia há linguagens de programação para as quais o conjunto de símbolos válidos é semelhante aos símbolos das linguagens naturais.
35) “O educador deve identificar nas tecnologias a possibilidade de ampliar no aluno ao desenvolvimento cognitivo e a socialização ”... D) Os educadores precisam compreender as melhores formas de utilização dos equipamentos em projetos educacionais.
36) “Mas um campo tão vasto quanto a internet das coisas promete surpresas, pois ainda não sabemos os domínios que serão abertos daqui pra frente”... D) A internet das coisas corresponde a fase atual da internet. 
37) “As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam nossas memórias.... B) F-F-F
38) Para ele a maior parte da informação que procura está apenas a um clique de distância... A) O uso da informação requer dos indivíduos a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informação dentro de um contexto específico.
39) “Como a informação continuará a crescer exponencialmente no século em que estamos, as crianças de hoje precisam ter a capacidade de lidar com imensas quantidades de informação....A) V-V –V
40) “No entanto, as pesquisas já finalizadas apontam um descompasso entre a integração das tecnologias digitais no ambiente escolar... E) As novas possibilidades de acesso a informação, interação e de comunicação proporcionadas pelos computadores dão origem a novas formas de aprendizagem.
41)

Outros materiais