Buscar

alguem pode ajudar a resolver essas questões?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1
“A dimensão política de esquerda e direita tem dominado a cena política nos últimos cem anos no país nórdico. Mas essa maneira de entender a política acabou. [...] ‘Estas eleições serão um referendo sobre o [Estado de] bem-estar na Suécia’, anunciou na semana passada, quase como um juramento à população, o primeiro-ministro Löfven em uma declaração. A social-democracia entrou em declínio na União Europeia anos atrás, e a Suécia é sua última vítima. Os grupos antiestablishment, principalmente da extrema direita, mas também da esquerda, conseguiram captar o descontentamento da sociedade. E na Suécia, como na Itália, Alemanha, Hungria ou Áustria, a questão da imigração se tornou a ponta de lança dos Democratas Suecos.” (CEBRIÁN, B. D., “Extrema direita ganha peso na Suécia a poucos dias de eleições cruciais para a UE”, El País, 06/09/2018. Disponível em:
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/03/internacional/1536002282_322435.html?rel=str_articulo#1536602959707 )
Com base no trecho acima, nas discussões em sala de aula, e na leitura dos textos de Mackenzie e Sell, discorra sobre as principais correntes ideológicas contemporâneas, a crise das ideologias, assim como sobre a ideologia enquanto forma de poder político (Utilize, necessariamente, as noções de liberalismo, socialismo, social-democracia e crise das ideologias, conforme trabalhados por Sell, e as 3 dimensões de poder conforme Mackenzie)
Questão 2
“Ao analisar o comportamento de Trump ao longo da campanha que parecia destinada a eleger Hillary Clinton, Adams destaca estratégias como a caricaturização dos adversários por meio de apelidos. [...] Segundo Adams, os apelidos funcionaram porque traduziam perfeitamente características depreciativas que todo o eleitorado percebia — é o que Guilherme Boulos (PSOL) tenta com seus ‘50 tons de Temer’. [...] Boa parte das estratégias do agora presidente norte-americano — ou de qualquer outro político com apelo popular, para ser justo — poderiam ter sido retiradas de ‘Como vencer um debate sem precisar ter razão’ (Topbooks, 1997), de Arthur Schopenhauer. Entre as instruções do filósofo alemão estão “usar premissas falsas”, “encolerizar o adversário”, se valer de “manipulação semântica”, fazer uma falsa proclamação de vitória e usar o famoso argumento ad hominem, de desqualificação do oponente. [...] Essa capacidade pode se mostrar determinante em uma disputa em que a comunicação direta entre candidato e eleitor se tornou muito mais fácil e num ambiente em que a emoção parece mais determinante que a razão.” (BORGES, R. “Como ganhar uma eleição sem precisar ter razão”, El País, 02/09/2018, disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/29/opinion/1535569490_568596.html )
Tendo em vista o trecho acima, as discussões em sala de aula, e a leitura dos textos de Bonavides e Weber, discora sobre o papel da capacidade individual de um político para sua chegada ao, e manutenção no poder (Utilize, necessariamente, os conceitos de legalidade e legitimidade, em suas perspectivas histórica e sociológica, assim como os 3 tipos de dominação em Weber, em especial a carismática).
Questão 3
“Arthur - Silêncio! Eu vos ordeno silêncio!
Velha – ‘Ordena’. Quem ele pensa que é?
Arthur - Sou vosso rei!
Velha – Bom, eu não votei em você.
Arthur – Não se vota para rei!
Velha - Então como é que se tornou rei?!
Arthur - A senhora do lago, seu braço revestido da mais pura seda reluzente, ergueu Excalibur do fundo das águas, significando, pela Divina Providência, que eu, Arthur, deveria carregar Excalibur! É por isso que sou vosso rei!
Dennis - Escute, mulheres estranhas que vivem em lagos, e distribuem espadas, não são base para um sistema de governo. O poder executivo supremo deriva de um mandato das massas, não de uma cerimônia aquática ridícula.” (Monty Python: Em busca do cálice sagrado. Gilliam, T., Jones, T. Columbia Pictures Brasil, 1975; transcrição nossa)
Com vistas ao trecho acima, às discussões em sala de aula, e à leitura dos textos de Sadek, Mello e Nascimento, discorra sobre as bases de um sistema de governo. (Descreva a origem do poder estatal de acordo com os três autores trabalhados – Maquiavel, Locke e Rousseau – e aponte quais mais se aproximam das personagens do trecho citado)
Questão 4
“Mas afinal, o que é o próprio governo senão o maior de todos os reflexos da natureza humana? Se os homens fossem anjos, não seria necessário haver governo. Se os homens fossem governados por anjos, dispensar-se-iam os controles internos e externos do governo. [...] Esta política de jogar com interesses opostos e rivais, à falta de melhores recursos, pode ser identificada ao longo de todo o sistema das relações humanas, tanto públicas, como privadas. Ela se evidencia particularmente na distribuição de poder em todos os escalões subordinados, onde o objetivo constante é dividir e dispor as várias funções de tal modo que uma possa ter um controle sobre a outra [...].” (HAMILTON apud LIMONGI, 2008, pp. 273-274)
Tendo por base o trecho acima, as discussões em sala de aula, e a leitura dos textos de Bobbio, Albuquerque e Limongi, discorra sobre o desenvolvimento da ideia de equilíbrio do/no poder político. (Utilize, necessariamente, as noções de governo misto, segundo Políbio, e separação dos poderes conforme Montesquieu e os Federalistas)

Outros materiais