Buscar

atividade prepara se 4 empreendedorismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 0 pontos
	
	
	
	Leia o texto a seguir: 
As empresas estão constantemente em busca da inovação e de um diferencial para ampliar a sua vantagem competitiva. Com um olhar atento para dentro da organização, muitas delas encontram, entre seus colaboradores, a vontade e  competência para tanto. Esse é o perfil dos intraempreendedores, colaboradores que buscam, criam e implementam ideias, possuem capacidade diferenciada de analisar cenários e de encontrar oportunidades. O intraempreendedorismo influencia diretamente na satisfação do colaborador, auxiliando ainda na retenção de talentos, otimização de recursos e manutenção do capital intelectual. É possível afirmar ainda que essa modalidade de empreendedorismo pode estar condicionada a três aspectos: o perfil dos colaboradores, o ambiente e a cultura organizacional e, finalmente, o papel da liderança.
Disponível em <https://endeavor.org.br/intraempreendedorismo-inovacao-empresa/> acesso em 19/06/2018 às 16h20.
Sobre o que foi exposto, é correto o que se diz sobre o intraempreendedor em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
O intraempreendedor consegue vislumbrar o que a maioria dos colaboradores de uma empresa não consegue: a empresa pode se tornar uma ponte para aquilo que almeja. Por isso não precisa deixar a empresa. O intraempreendedor é movido por desafios e busca os patrocinadores.
	Resposta Correta:
	d.
O intraempreendedor consegue vislumbrar o que a maioria dos colaboradores de uma empresa não consegue: a empresa pode se tornar uma ponte para aquilo que almeja. Por isso não precisa deixar a empresa. O intraempreendedor é movido por desafios e busca os patrocinadores.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O intraempreendedor é movido por desafios, para isso precisa de pessoas que o auxiliem (os patrocinadores) na busca de soluções para problemas e necessidades empresariais. Os resultados o levam ao sucesso.
	
	
	
Pergunta 2
0 em 0 pontos
	
	
	
	Sobre os intraempreendedores:
"Existem muitos profissionais com espírito empreendedor que optam por colocar sua capacidade à disposição de uma empresa de propriedade de outra pessoa, liderando projetos e processos inovadores. Esses profissionais são conhecidos como intraempreendedores. Intraempreendedores exercem, de fato, o sentimento de dono. Normalmente, são profissionais inquietos na busca por aprimoramento, têm o radar constantemente direcionado às oportunidades e apresentam certa dose de tolerância ao risco e ao erro responsável. Houve um tempo em que profissionais como os citados acima, questionadores e proativos, eram vistos como um estorvo pela empresa. Nesses tempos, a alta administração elaborava um planejamento estratégico válido por 5 anos e aos demais cabia apenas a execução daquilo que estava escrito no documento. Excesso de atitude e criatividade não era visto com bons olhos. Ocorre que os tempos mudaram e a capacidade de adaptação às constantes transformações características do Séc. XXI valorizaram o passe desse tipo de profissional".
Disponível em <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-importancia-dos-intraempreendedores/95192/> acesso em 19/06/2017 às 15h50.
Analise as afirmações a seguir:
I. Muitas vezes uma necessidade empresarial observada pelo intraempreendedor acaba por culminar em boas ideias para a empresa.
II. A criatividade do intraempreendedor pode ser a solução para os problemas de uma empresa.
III. Embora a visão seja uma das características marcantes dos empreendedores, numa empresa o intraempreendedor é acomodado para defender causas e alcançar objetivos organizacionais.
IV. Ambientes mutáveis e complexos são desafios agradáveis e encarados pelos intraempreendedores.
Agora, assinale a alternativa correta. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
I, II e IV estão corretas.
	Resposta Correta:
	b. 
I, II e IV estão corretas.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. O intraempreendedor é uma pessoa visionária, isto é, marcado pela capacidade de observar oportunidades e atingir objetivos, portanto identificam problemas, necessidades e mudanças e soluções, criando valor de mercado para a empresa.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0 pontos
	
	
	
	As empresas estão inseridas em um cenário global no qual o intraempreendedor passa a ser o personagem que apresenta características diferenciadas das outras pessoas da empresa. Essas características possibilitam que as empresas desenvolvam produtos e serviços que garantam seu lugar dentre as mais competitivas. Esse “é um sistema revolucionário para acelerar inovações dentro de grandes empresas”, de acordo com o pesquisador Fialho e seus colaboradores (2006, p. 45). 
Fonte: FIALHO, F. A. P. et al. Empreendedorismo na era do conhecimento.  Florianópolis: Visual Book, 2006. p. 45. 
Com base no trecho lido e no que foi estudado, marque com V, as alternativas verdadeiras, e com F, as alternativas falsas, sobre o papel do intraempreendedor.
(  ) É polivalente.
(  ) Não precisa de patrocinadores.
(  ) É acomodado.
(  ) É veloz.
Agora, assinale a alternativa que mostra a sequência correta de afirmações verdadeiras e falsas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
V, F, F, V
	Resposta Correta:
	d. 
V, F, F, V
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. O intraempreendedor tem comportamento voltado ao alcance de seus objetivos, por isso é veloz em suas atitudes, frutos da polivalência. Não se acomodam com barreiras e buscam patrocinadores.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0 pontos
	
	
	
	Abaixo apresentamos um texto da Endeavor acerca do Intraempreendedorismo:
“As empresas estão constantemente em busca da inovação e de um diferencial para ampliar a sua vantagem competitiva. Com um olhar atento para dentro da organização, muitas delas encontram, entre seus colaboradores, a vontade e competência para tanto. Esse é o perfil dos intraempreendedores, colaboradores que buscam, criam e implementam ideias, possuem capacidade diferenciada de analisar cenários e de encontrar oportunidades. O intraempreendedorismo influencia diretamente na satisfação do colaborador, auxiliando ainda na retenção de talentos, otimização de recursos e manutenção do capital intelectual. É possível afirmar ainda que essa modalidade de empreendedorismo pode estar condicionada a três aspectos: o perfil dos colaboradores, o ambiente e a cultura organizacional e, finalmente, o papel da liderança. Para fomentar o intraempreendedorismo nas organizações, gestores devem estar atentos aos colaboradores que se destacam pela vontade de inovar e de fazer parte de algo maior. A geração Y costuma ter papel preponderante nesse contexto, pois são pessoas sedentas por criar, buscar novidades e não costumam permanecer engajadas em rotinas extremamente burocráticas e repetitivas”.
Disponível em <https://endeavor.org.br/intraempreendedorismo-inovacao-empresa/>, acesso em 21/05/2018, às 17h40.
Pensando sobre o que foi exposto e entendendo a ação facilitadora ao intraempreendedorismo, analise os itens a seguir e indique o(s) que mais facilita(m) para que o processo aconteça:
I. Seja leal as suas metas, mas realista quanto às maneiras para atingi-las.
II. Dedique seu tempo em trabalhar sozinho, desconfie de quem poderá lhe ajudar.
III. Aposte sempre suas fichas em todos os projetos, mesmo que indiretamente.
IV. Siga sua intuição a respeito das pessoas que escolher e trabalhe somente com as melhores.
Analisando o que foi exposto, os itens facilitadores ao intraempreendedorismo podem ser descritos em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
I e IV, apenas.
	Resposta Correta:
	e. 
I e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	I e IV, apenas.
Para que o intraempreendedorismo aconteça existe a necessidade latente de lealdade às metas que pretende atingir, sempre confiando nas pessoas, mas que, de preferência sejam as melhores para trabalhar.

Outros materiais