Buscar

Artes, Educação e Musica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Licenciatura em Artes Visuais
Aluno: Fagner Pereira Da Silva
Local de realização da atividade: Leitura realizada na biblioteca virtual do Ava
Evento: Resenha do livro ‘’ Artes, educação e musica”.
Data:/14/05/2018
Conteudista: Mayara, Mica Takatsu
Gerente editorial: Nelma Brocaneli
Número de páginas: 23
Gênero: Não ficção
 A educação da arte ou música na infância sempre foi fundamental na alfabetização dos vários estágios na infância, pois o papel do educador é incentivar a criança nesta fase de desenvolvimento, no qual as crianças expõe de forma espontânea toda sua criatividade forma, representação e um jeito único de ver o mundo ao seu redor. Por meio dos diversos conjuntos artísticos pode- se aprender e desenvolver, habilidades, competências, e conhecimento sobre meios de representação seja por meio da pintura e o desenho, é possível representar as características, sentimentos e emoções do ser humano.
 Pela musica é possível se expressar através de rimas com melodias, encantando e tranquilizando ao som de grandes melodias, no geral a pintura e o desenho exige toda uma organização e esquema com relação a realidade e naturalismo, além da didática a ser transmitida no ensino infantil. A fase no desenvolvimento da criança por meio do desenho e da pintura é um processo que se deve ser observado e visto pelo o educador, como forma de expressão individual e particular de cada criança, não é o momento de critica, pois a criança passara por cada uma das fases na representação por meio do desenho em seu determinado tempo de evolução natural. O educador precisa conhecer as diversas fases do desenho e da pintura infantil para que se possa planejar todo um esquema de aula.
 É importante ressaltar que o educador é um estimulador neste processo que colabora para o desenvolvimento da criança, que o desenho deve ser visto nesta fase uma forma livre de comunicação que representa uma linguagem rica em informações, que é importante no desenvolvimento social e sua inclusão. Não se deve ver o desenho apenas como um conjunto de regras, mas um meio, de liberdade de expressão cognitivo e um veiculo de informação aos mais diversos e complexas formas de linguagem e cultura.

Continue navegando