Buscar

Casos clínicos - Perturbações Circulatórias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Patologia Geral – 3° semestre Odontologia UFPEL
Casos clínicos – Perturbações Circulatórias
Paciente do sexo masculino, 52 anos de idade, sofreu morte súbita 3 dias após ter realizado cirurgia para colocação de prótese femural. O laudo médico descreveu “choque cardiogênico”. O médico afirmou a família que o mesmo foi conseqüência do pós- operatório e não se deveu a falha cardíaca primária, pois o paciente apresentava bom estado cardiopulmonar. Baseado nesses dados descreva detalhadamente a patogenia compatível que culminou com o óbito.
Paciente do sexo masculino, 64 anos, exibindo edema generalizado, foi à consulta médica. O profissional requisitou exames complementares para investigar a causa, tendo explicado ao paciente que o quadro poderia ser causado por alteração cardíaca ou hepática. Dê uma etiologia e explique a patogenia que justifica o quadro clínico que levou o paciente ao médico.
Paciente do seo feminino, 61 anos, com história de insuficiência cardíaca vem fazendo uso, por prescrição médica, de diurético. Considerando que a medicação tem relação com a história médica citada, descreva para este caso a etiopatogenia compatível com a necessidade de tal medicação. 
Explique, fundamentando-se na etiopatogenia, que tipo de embolia (sistêmica ou pulmonar) pode ter prognóstico influenciado por uma cardiopatia prévia.
Como se explica que a obstrução arterial ou deficiente drenagem venosa, duas condições distintas, possam ser causa de isquemia? Com base em sua justificativa, explique:
O infarto arterial
O infarto venoso
Paciente de 83 anos de idade, sexo feminino, caiu no banheiro e fraturou o quadril. Alguns dias após a cirurgia para a redução da fratura foi a óbito de forma súbita.
Construa em forma de dissertação, uma seqüência patogenética compatível para o caso clínico proposto, explicando de forma ordenada e lógica os eventos que culminaram com o óbito. Numere seqüencialmente as que você escolheu para construir sua história. 
( ) células da falência cardíaca 
( ) embolia pulmonar
( ) infarto do miocárdio
( ) embolia sistêmica
( ) congestão passiva dos pulmões
( ) flebotrombose
( ) choque hipovolêmico
( ) valvulopatia tricúspide
( ) tromboflebite
( ) choque cardiogênico
( ) embolia líquida
( ) embolia gasosa
( ) infarto cerebral
( ) edema pulmonar
( ) angina pectoris 
( ) valvulopatia mitral
Um aneurisma da aorta pode levar à morte por diferentes razões, como por exemplo, choque e infarto cerebral. Explique como e porque ocorreriam tais situações clínicas:
Choque
Infarto cerebral
Um homem obeso, fumante, estressado, apresentou quadro clínico compatível com isquemia cardíaca após acidente de transito. Cite o processo básico que culminou no quadro clínico referido. Descreva em detalhes os sintomas apresentados pelo paciente, justificando- se.

Outros materiais