Buscar

Aps Constitucional Etapa II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) De acordo com o autor aqui no Brasil “sobram constituições” mas “tem-nos faltado constitucionalismo”. Após a leitura o que o autor quis dizer com esta afirmação?
O constitucionalismo é um movimento relacionado com os valores liberais, de limitação do poder dos governantes e valorização do direito do individuo. Diante de 8 constituições editadas 1824, 1891, 1934, 1937, 1946, 1967, 1969 e 1988 o autor analisa que as constituições anteriores a 1988 não corroborou com os valores acima descritos, eram muitas vezes de “fachada”, e visavam apenas dar legitimidade ao regime, pois, o autoritarismo, a confusão entre público e privado e violação de direitos básicos ainda persistiam. 
2) O processo de independência no Brasil foi semelhante ao de outros países da América Latina?
Não, foi distinto. Os demais países foram mais violentos em razão dos conflitos armados e também ocorreu fragmentação do território e implantação do regime republicano. Já no Brasil o processo foi mais brando, manteve-se a unidade nacional e monarquia.
3) Quais são as principais características da Constituição de 1824? Aponte também qual era a forma de Estado e de Governo adotados e como era garantido os direitos políticos naquela época.
A constituição de 1824 tem como origem outorgada pelo imperador D. Pedro I, ou seja, sem a participação popular. Suas principais características em suma são: 
A – Forma de governo monarquia; 
B – Monarca com poderes supremos; 
C – Religião oficial católica; 
D – Regime padroado, os clérigos eram pagos pelo governo e consequente submissão; 
E – Voto Censitário; 
F – Eleições indiretas, onde os eleitores da paróquia elegiam os eleitores da província e estes elegiam os deputados e senadores. Para ser eleitor da paróquia, eleitor da província, deputado ou senador, o cidadão teria de ter renda para garantia de tal; e
G – E por fim, quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. O Executivo competia ao imperador e o conjunto de ministros por ele nomeados. O Legislativo era representado pela Assembleia Geral, formada pela Câmara de Deputados (eleita por quatro anos) e pelo Senado (nomeado e vitalício). O Poder Judiciário era formado pelo Supremo Tribunal de Justiça, com magistrados escolhidos pelo imperador. Por fim, o Poder Moderador era pessoal e exclusivo do próprio imperador, assessorado pelo Conselho de Estado, que também era vitalício e nomeado pelo imperador. 
4) Quem desenvolveu a teoria do Poder Moderador e o que significa esta?
O poder moderador é inspirado na teoria de Benjamin Constant, no Brasil é caracterizado pela concentração de poder ao Imperador, podendo ser denominada como constitucionalização do absolutismo (BONAVIDES, P; ANDRADE P apud SARMENTO). Desta forma ele nomearia os Senadores, aprovar e suspender os conselhos de província, dissolver a câmara de deputados, aditar a assembleia geral, suspender magistrados. SARMENTO adverte que o modelo adotado no Brasil não confere com a teoria do liberal Benjamin Constant, pois, deveria ser um poder neutro, imparcial que visa garantir o equilíbrio entre os demais poderes e garantia aos direitos individuais. Sua teoria prescreve que este poder não poderia ser cumulado a outro poder ativo, como ocorreu com imperador que era chefe do executivo.
5) O que ocorreu para a instauração do Regime Republicano? Quais são as principais características da Constituição de 1891?
O governo de D. Pedro I se encontrava desgastado por questões religiosas, militares e políticas. Neste contexto, políticos e militares de diversas inclinações ideológicas, associados a burgueses deram força aos militares, que sob a chefia de Deodoro da Fonseca proclamou a república, exilou a família real para Europa, e instituiu um governo provisório até as eleições constituintes. Em vias de transição editou o decreto n.º 510 que vigorava com constituição provisória, que foi elaborado por juristas nomeados pelo governo provisório, mas foi revista por Rui Barbosa, que se espelhou no modelo norte americano separando as esferas federal e estadual, ao presidencialismo e, sobretudo, ao controle jurisdicional de constitucionalidade das leis. E em 1891 congresso aprovou o texto constitucional, tendo suas principais características: 
A - Instituiu a forma federativa de Estado e a forma republicana do governo;
B – Casamento civil e consequente criação e crescimento dos cartórios de registros parta tal finalidade, incluindo nascimento e morte;
C – Laicidade do Estado e consequente separação da Igreja e Estado; 
D – Exclusão do poder Moderador, retornando aos três poderes conforme se prevê o art. 15º “são órgãos da soberania nacional o poder Legislativo, o Executivo e o Judiciário, harmônicos e independentes entre si”.
E - O vice-presidente da república era o presidente do senado.
D - Não podiam votar os mendigos, os analfabetos, os religiosos de ordem monástica
E – Banimento das penas de Galés (corrente de ferro nos pés)
F – Habeas corpus;
H - Criação do Supremo Tribunal Federal
6) O que foi a revolução constitucionalista de São Paulo?
Ocorreu restritamente no Estado do São Paulo com inicio em 1931 com objetivo a derrubar o Governo Provisório de Vargas e a proclamação de uma constituição, sob a liderança da Formação Única Paulista (FUP). Tiveram diversos adeptos e setores da sociedade, pegaram em armas intelectuais, industriais, estudantes e políticos. Como ficaram restritos a SP não tiveram condições de manter, e em 1932 assinaram a rendição. 
7) Quais são as características da Constituição de 1934 e qual foi a inovação trazida por esta?
Imerso em revoluções o território Brasileiro se tornou instável no aspecto político que se agravou com a crise 1929 e seus impactos econômicos e sociais, em destaque a ruína da maioria dos fazendeiros de café. Em meio a isso em disputa presidencial, Júlio Prestes saiu vitorioso, porém a oposição não aceitou a derrota com repulsa ao modelo liberal-oligárquico, e iniciou uma revolução, tendo como líder Getulio Vargas, políticos e militares em 1930. Desta forma Getulio Vargas toma a posse como presidente da república, e coloca fim a república velha. Assim institui o governo provisório que duraria até a eleição da assembleia constituinte, que ocorreu em 1934, mesmo período em que eleito presidente para mandado de 4 anos. Promulgada em 1934 a constituição dispõe das seguintes características: 
A – Voto obrigatório a partir dos 18 anos;
B – Direito a voto as mulheres;
C – Criação da justiça do trabalho e justiça eleitoral;
D – Criação de leis trabalhista;
C – Instituiu-se o salário mínimo, capaz de satisfazer, conforme as condições de cada região, as necessidades normais do trabalhador, ou seja, jornada de oito horas diárias, repouso semanal e férias remuneradas.
8) Quais são as principais características da constituição de 1937 e qual foi a inovação trazida por esta?
Sob a aprovação de duas emendas o Congresso declarou o Estado de Emergência sob a ameaça comunista, e em 1937 Getulio Vargas sob deflagrou o golpe, e instaurou o Estado Novo, determinou o fechamento do congresso e outorgou uma nova constituição, que lhe conferiu o controle dos poderes legislativo e judiciário, e determinou o fechamento dos partidos políticos. Suas características são:
A – Mandado de seis anos, sendo eleições indiretas;
B – Instituído o Código Penal, Código de Processo Penal, Leis das Contravenções Penais e consolidação das Leis Trabalhistas (CLT);
9) Quais são as principais características da constituição de 1946?
Formulada basicamente como uma negativa ao regime autoritário anterior, buscou restabelecer o compromisso com o Estado social (prevendo direito para os trabalhadores, a intervenção do Estado na economia e dedicando-se capítulos próprios para a tutela da família e da cultura), bem como reafirmar os valores do liberalismo democrático, como a separação de poderes e a livre associação para fins políticos. Algumas características.
A- Incorporação da Justiça do Trabalho e do Tribunal Federal de Recursos ao Poder Judiciário; 
B - pluralidade partidária; 
C - direito de greve e livre associação sindical; e condicionamento do uso da propriedade ao bem-estar social, possibilitando a desapropriação por interesse social.
10) Descreva o que foi que aconteceu durante a assembleia constituinte de 1967 e quais são as principais características da constituição instaurada após a assembleia constituinte.
A instabilidade política com a renúncia de Janio Quadros e consequente posse de João Goulart aliado aos altos índices de inflação e estagnação do crescimento econômico alimentou a o Golpe de Estado de 1964. Assim, inaugurou-se uma nova ordem constitucional, que ao invés de editar uma nova carta, optou-se em manter o texto 1946. E em 1967 foi outorgada, com o poder por atos institucionais e complementares e legitimou as ações do regime militar.  Constituição de 1967  garantia em seu texto a forma republicana de governo e a forma federativa de estado, sob o regime representativo. À semelhança de um Estado unitário, a nova Constituição atribuiu amplos poderes ao Presidente da República e reduziu significativamente a autonomia dos Estados e Municípios.
11) O que representou o AI-5?
O AI-5 baixado no governo Costa e Silva, foi marcado como o período mais duro da ditadura militar, em razão de um elenco de ações arbitrarias, conferindo poderes para reprimir seus opositores: fechar o Congresso Nacional e outros legislativos (medida regulamentada pelo Ato Complementar nº 38), cassar mandatos eletivos, suspender por dez anos os direitos políticos de qualquer cidadão, intervir em Estados e municípios, decretar confisco de bens por enriquecimento ilícito e suspender o direito de habeas corpus para crimes políticos.
12) Por que se questiona a natureza da Constituição de 1969?
.
Por ser tratar uma norma ou emenda a defender os autores, visto que o AI-5 resultou a outorga da Constituição de 1969, sob a forma da Emenda Constitucional nº 1 de 1969, cujo fundamento era o poder conferido ao Poder Executivo pelo AI-5. A Carta basicamente institucionalizou os poderes conferidos aos militares que já advinham dos demais Atos Institucionais. Embora alguns ajustes tenham sido feitos, de fato, não houve alteração da estrutura de poder que até então estava estabelecida no país após a edição do AI-5.
13) Como ocorreu o processo de redemocratização do Brasil?
O baixo crescimento do PIB, os elevados índices de inflação, a participação popular e pressão para superação do autoritarismo vivenciado pela ditadura, inicia-se m 1983 um maior movimento de massas da história do país, o movimento diretas, que tinha como proposta de emenda constitucional que tramitava no congresso. Em 27 de novembro de 1985, foi convocada a Assembleia Nacional Constituinte com a finalidade de elaborar novo texto constitucional para expressar a realidade social pela qual passava o país, que vivia um processo de redemocratização após o término do regime militar.

Outros materiais