Buscar

aula_4 Direito Penal I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DIREITO PENAL I
AULA 4
*
AULA 1
2.2. Características.
► Prevenção - Prevenção Geral. 
 - Prevenção Especial.
► Retributividade.
►Ressocialização.
► Subsidiariedade.
 O caráter ressocializador do Direito Penal e as 
 medidas alternativas às penas privativas de liberdade – vide art. 44, do Código Penal e art.76, da Lei n.9099/1995.
SEMANA 2
SEMANA 2
*
AULA 1
CASO CONCRETO
Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor.
  Jonas, após um churrasco em que ingeriu cinco copos de cerveja, ainda que alertado por um amigo sobre a nova lei de trânsito, que proíbe dirigir embriagado, decide ir embora dirigindo seu carro, pois afirma que não se encontra embriagado e que, portanto, não há qualquer perigo em dirigir. Tão logo sai da casa de seu amigo é surpreendido por uma “blitz” e submetido ao teste do bafômetro, do qual resulta a constatação da alcoolemia de Jonas em índice previsto pela Lei n. 9503/1997 (art. 306)para fins da caracterização do crime de embriaguez ao volante.
SEMANA 2
SEMANA 2
*
AULA 1
Ante o exposto, sendo certo que Jonas dirigia de forma normal, qual a fundamentação para a intervenção penal sobre sua conduta e, conseqüente, responsabilização penal? Responda de forma justificada com base nos estudos realizados sobre as missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito.
SEMANA 2
SEMANA 2
*
AULA 1
SEMANA 2
Lei n. 9503/1997 – Código de Trânsito Brasileiro
 CAPÍTULO XIX - DOS CRIMES DE TRÂNSITO
 Seção II -  Dos Crimes em Espécie
► Art. 306. Conduzir veículo automotor, na via pública, estando com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 (seis) decigramas, ou sob a influência de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: 
 Penas - detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. 
SEMANA 2
*
AULA 1
QUESTÕES OBJETIVAS
 1) Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um “mal necessário” à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade, desde que, no caso concreto, seja a única forma de controle social capaz de proteger determinado bem jurídico.Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal: 
SEMANA 2
SEMANA 2
*
AULA 1
a)  o Direito Penal possui como características ser essencialmente preventivo e repressivo, buscando sempre que possível, a aplicação de penas privativas de liberdade como forma de controle penal;
b)     o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas;
c)   o Direito Penal possui como características ser essencialmente preventivo, retributivo e ressocializador, buscando sempre que possível, a aplicação de penas privativas de liberdade como forma de controle penal;
SEMANA 2
SEMANA 2
*
AULA 1
 d) o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, e possui como características ser essencialmente preventivo, retributivo e ressocializador, buscando sempre que possível, a aplicação de medidas alternativas às penas privativas de liberdade como forma de controle penal e portanto, devendo ser utilizado como última forma de controle social. 
 2) Assinale a alternativa incorreta:
 a)A prevenção da vingança privada (na medida em que o Direito penal tenha incidência evita que a vítima assuma por si só a tarefa de “castigar” o infrator) e o fato de servir como conjunto de garantias para todos os envolvidos no conflito (e no processo) penal são algumas das finalidades do Direito penal.
SEMANA 2
SEMANA 2
*
AULA 1
 b) A fragmentariedade do Direito penal possui apenas um significado, qual seja, o de que somente os bens mais relevantes devem merecer a tutela penal.
 c) O princípio da intervenção mínima determina que a intervenção penal deve ser fragmentária e subsidiária. Isso é o que caracteriza o chamado Direito penal mínimo. O princípio da intervenção mínima possui dois aspectos relevantes: fragmentariedade e  subsidiariedade. 
 d) O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo.
 
SEMANA 2
SEMANA 2
*
AULA 1
 2.3. Fontes de Direito Penal.
► 
Espécies de Fonte de Direito Penal
 
 Produção Conhecimento (formal)
 (material)
(Art. 22, I, da CRFB/88)
 Imediata Mediata
 
 Lei Princípios
 Gerais de Direito
SEMANA 2
O que se compreende por Fonte do Direito Penal? 
SEMANA 2
*
AULA 1
2.4. As demais Ciências Penais.
Criminologia Política Criminal Vitimologia Penalogia
3. O Controle Social - Penal e o Estado Democrático de Direito.
3.1.Conceito de Controle Social .
 “ Compreendem-se todos os recursos que uma sociedade determinada dispõe para convir sobre a submissão de determinados comportamentos de seus membros a um conjunto de regras e princípios estabelecidos e estabelecer suas repostas em caso de transgressão” (BUSATO, Paulo César. Introdução ao Direito Penal, p77)
SEMANA 2
SEMANA 2
*
AULA 1
3.2 Espécies de Controle Social
Formal Informal 
3.3 Controle Social-Penal: legitimidade e relação com Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e  Garantismo Penal. 
 “Consoante o estudo das missões do
 Direito Penal, é essencial a compreensão
 da legitimação do Controle Social-Penal 
 em um Estado Democrático de Direito”. 
 
 
 
SEMANA 2
A questão é: “ Quem os exerce, qual a sua legitimação e eficácia?”
Tema para
Reflexão
SEMANA 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais