Buscar

Prática 5 - Determinação da Pureza de uma Substância Orgânica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEAPARTAMENTO DE QUÍMICA / CCEN / QUÍMICA ORGÂNICA I
PRÁTICA Nº 5
 DETERMINAÇÃO DA PUREZA DE UMA SUBSTÂNCIA ORGÂNICA
INTRODUÇÃO: 
Determina-se a pureza de uma substância orgânica conhecida verificando-se as suas constantes físicas se são idênticas às encontradas na literatura. Tais constantes físicas também chamadas Critério de Pureza são: densidade, índice de refração, peso molecular, ponto de fusão e ponto de ebulição. Para muitos compostos orgânicos somente as duas últimas são determinadas.
Por definição, ponto de fusão de uma substância é a temperatura em que as fases sólida e líquida estão em equilíbrio entre si, à pressão atmosférica.
ESTRUTURA: A definir pelo professor
TÉCNICA:
Com o auxílio de uma espátula triture a amostra até obter um pó bem fino. Coloque uma pequena quantidade da amostra em um vidro de relógio e pressione o capilar para a introdução da amostra e force esta para dentro do capilar com o auxílio de um tubo de vidro colocado na vertical e sobre uma superfície sólida, até obter uma quantidade suficiente (2 a 3 mm de altura). Prenda o capilar a um termômetro com o auxílio de uma anel de borracha, de forma que este fique acima do nível do banho de óleo e que a amostra coincida com o bulbo do termômetro. Faça a imersão do termômetro no banho de óleo e aqueça com o auxílio de um bico de gás. Verifique a temperatura em que a amostra funde e anote seu resultado. Se for usar outra aparelhos, atente para as explicações do seu professor. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1- John Mcmurry – Química Orgânica, volume 1, 4a Ed. Editora LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. Rio de Janeiro Brasil (1997),
2- Robert T. Morrison and Robert N. Boyb Química Orgânica Fundação Calouste Gulbenzian – Lisboa, 12ª Ed. (1997).
3- Vogel I. Arthur – Química Orgânica; Analise Orgânica; Editora Ao Livro Técnico S.A. (1971).
4- Araújo, Júlio M. A – Química de Alimentos: teoria e prática Editora da Universidade de UFV – Viçosa – MG, (1995).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais