Buscar

Prática 8 - Extração do Furfural (Furano-2-Carboxi-Aldeido) e sua Identificação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEAPARTAMENTO DE QUÍMICA / CCEN / QUÍMICA ORGÂNICA I 
PRÁTICA Nº 8
EXTRAÇÃO DO FURFURAL (FURANO-2-CARBOXI-ALDEIDO) E SUA IDENTIFICAÇÃO
INTRODUÇÃO:
 O furfural pode ser usado como 1) solvente no refino de óleos lubrificantes, resinas e outras substância orgânicas; 2) como intermediário na síntese do tetraidrofurano, álcool furfural e polímeros fenólicos; 3) como inseticidas, germicida, fungicida, entre outras aplicações. Através de avaliação de toxicidade aguda e crônica o furfural é altamente tóxico, tendo risco de toxidade limitada, pois com seus vapores são irritantes aos olhos, as membranas respiratórias e a pele. O furfural líquido nas condições ambiente tem baixa volatilidade, portanto a inalação de quantidade significativa no trabalho é improvável. A exposição prolongada aos vapores de Furfural provoca dor de cabeça, fadiga, perda de sensibilidade, do tato, “dormência de língua” e distúrbios neurológicos, como tremores e tonturas.
CONSTANTES FÍSICAS:
 Furfural é um líquido de cor âmbar com odores aromáticos e d20 = 1,16 g/mL; 
ESTRURURA:
TÉCNICA:
Colocar 5g da matéria-prima (cascas de amendoim in natura) dentro de um balão de fundo redondo com capacidade de 250 mL adaptado a um condensador do sistema de refluxo e em seguida adicionar 50 mL de uma solução de 	ácido clorídrico (HCl) a 2M. Refluxar por 40 minutos e depois filtrar o material do refluxo em um chumaço de algodão para dentro de um balão de destilação adaptado a um condensador reto (destilação simples). Destilar 5 mL e registrar o ponto de ebulição do material destilado. 
Caracterização Química: Adicionar gota a gota em 2mL do destilado, 1mL de uma solução saturada de 2,4 Dinitrofenilhidrazina 2M para ocorrer a reação de preparação do derivado 2,4 Dinitrofenildrazona com mudança da coloração (2,4 Dinitrofenilhidrazina – solução alaranjada e o derivado 2,4 Dinitrofenildrazona – ppt vermelho).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:
1- Robert T. Morrison and Robert N. Boyb “ Química Organica “ Fundação Calouste Gulbenzian – Lisboa, 12ª Ed. ( 1997 ).
2- Vogel I. Arthur – Química Orgânica; “Analise Orgânica”; Editora Ao Livro Técnico S.A. ( 1971 ).
3- http://www.química.ufpr.br/~ssta/furfural.html
� EMBED ChemWindow.Document ���
_1090941290.bin

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais