A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
ATIVIDADE 3   PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO - MBA Controladoria FMU

Pré-visualização | Página 1 de 3

PERGUNTA 1
Por determinação constitucional, o ICMS é um imposto não cumulativo, isto é, do imposto devido em cada operação (venda das mercadorias) será abatido o valor pago na operação anterior.
Considerando estas informações, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I A empresa  Vitória poderá abater do seu valor total de ICMS à recolher o valor de $ 800,00.
                                                                  PORQUE
II. Na nota fiscal de compra consta destacado o valor de $800,00 referente a 12% de alíquota de ICMS aplicado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	a.
	As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	
	b.
	As afirmações I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
	
	c.
	A afirmação I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	d.
	A afirmação I é uma proposição falsa , e a II é uma proposição verdadeira.
	
	e.
	As afirmações I e II são proposições falsas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
Carga tributária refere-se ao total dos tributos arrecadados pelo governo de um país. Desta, forma as empresas, para o exercício de suas atividades em seu cotidiano, tem obrigações tributárias que envolvem o pagamento de diversos tributos tais como:
I. Imposto sobre a circulação das mercadorias e serviços (ICMS);
II. Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
III. Imposto sobre serviços (ISS);
IV. Imposto sobre renda pessoa física (IRPF).
Entre as alternativas apresentadas quais tributos são obrigações de contribuintes corporatiivos?
	
	a.
	Todas as alternativas I, II, III e IV estão corretas.
	
	b.
	Apenas as alternativas I, III estão corretas.
	
	c.
	Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
	
	d.
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
	
	e.
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
Em relação à tributação, a primeira obrigação de um empreendimento é escolher o regime tributário. Nessa opção, a organização passa a adquirir responsabilidades fiscais com pagamentos e transmissões de declarações. Consequentemente, tem de cumprir com todas elas corretamente e dentro dos prazos estabelecidos na agenda tributária da Receita Federal.
Fonte: https://www.jornalcontabil.com.br/quais-as-principais-responsabilidades-fiscais-de-uma-empresa/
Neste contexto, qual das alternativas abaixo contempla a sistemática de tributação que compreende a apuração do Imposto de Renda com base no lucro contábil do exercício, ajustado por exclusões e adições?
	
	a.
	Simples Nacional.
	
	b.
	Lucro Presumido.
	
	c.
	Lucro Real.
	
	d.
	Mudança do Lucro Presumido para o Simples Nacional.
	
	e.
	Mudança do Simples Nacional para o Lucro Presumido.
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
O Sr. Otávio é contador, economista e advogado e, atualmente, é responsável pela controladoria da Importadora ABC, empresa que importa máquinas operatrizes para atender ao mercado nacional. É integrante do comitê de planejamento da empresa e responsável direto pelas medidas de planejamento tributário realizadas com o intuito de economizar recursos no recolhimento de tributos. Em 20X5, em decorrência da crise econômica vivida pelo país, uma legislação determinou que, a partir do exercício seguinte, as operações de importação sofreriam uma tributação 5% maior do que aquela praticada em 20X5.  Analisando os potenciais contratos com os clientes compradores que seriam assinados no início do ano seguinte e sabendo que a lei já tramitava no legislativo, o Sr. Otávio e sua equipe montaram um plano de ação que consistia em, no mês de outubro de 20X5, importar todas as máquinas cujo risco de venda, no início do ano seguinte, seria muito próximo de zero. A adoção das medidas tomadas pode ser denominada como:
	
	a.
	Planejamento tributário ou evasão fiscal
	
	b.
	Planejamento tributário ou sonegação fiscal
	
	c.
	Planejamento tributário ou elisão fiscal
	
	d.
	Ilusão tributária ou evasão fiscal
	
	e.
	Evasão fiscal ou elusão tributária
0,5 pontos   
PERGUNTA 5
Sujeito passivo são os contribuintes, e o sujeito ativo é o governo que cobra os tributos. O tributo pode ser entendido como a quantia em dinheiro ou prestação correspondente ao dever jurídico do sujeito passivo, sendo um direito subjetivo do sujeito ativo (FABRETTI, 2012).Nessa direção, a principal finalidade do tributo é:
	
	a.
	Custear o Estado e o contribuinte para que, em contrapartida, possam realizar determinadas obras ou prestar os serviços, visando beneficiar somente o Contribuinte.
	
	b.
	Custear o Estado e o contribuinte para que, em contrapartida, possam realizar determinadas obras ou prestar os serviços, visando beneficiar somente o Estado.
	
	c.
	Custear o contribuinte para que, em contrapartida, possa realizar determinadas obras ou prestar os serviços, visando beneficiar o Estado e o contribuinte.
	
	d.
	Custear o contribuinte para que, em contrapartida, possa realizar determinadas obras ou prestar os serviços, visando beneficiar o próprio Estado.
	
	e.
	Custear o Estado para que, em contrapartida, possa realizar determinadas obras ou prestar os serviços, visando beneficiar o próprio contribuinte.
0,5 pontos   
PERGUNTA 6
Analise as semelhanças e diferenças representadas na figura a seguir:
Correlacione o escopo conceitual observado na figura com as definições abaixo e assinale a alternativa correta:
I. Planejamento tributário:  atividade ou técnica de prospecção de alternativas de redução  da carga tributária suportada pelas pessoas e pelas empresas, sempre em consonância com o ordenamento jurídico em vigor.
II. Elisão fiscal: medidas que visam a redução da carga tributária suportada pelas empresas, aplicadas de forma lícita, ou seja, em consonância com a legislação em vigor.
III. Evasão fiscal: toda ação ou omissão dolosa tendente a encobrir, de forma intencional e fraudulenta, operações tributáveis.
IV. Sonegação: sinônimo de evasão fiscal.
	
	a.
	A = I e IV
	
	b.
	A = I e III
	
	c.
	B = I e IV
	
	d.
	B = I e II
	
	e.
	B = II e III
0,5 pontos   
PERGUNTA 7
“Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo. Esta palavra pode abranger muitas áreas diferentes. O planejamento consiste em uma importante tarefa de gestão e administração, que está relacionada com a preparação, organização e estruturação de um determinado objetivo. É essencial na tomada de decisões e execução dessas mesmas tarefas. Posteriormente, o planejamento também a confirmação se as decisões tomadas foram acertadas (feedback)”.
Disponível em: http://www.significados.com.br/planejamento/. 
Considerando tal definição de planejamento, qual das alternativas a seguir melhor reflete o significado da expressão “planejamento tributário”?
	
	a.
	A expressão planejamento tributário diz respeito às ações que visam a redução da carga tributária das empresas, obedecendo ao ordenamento legal vigente. Consiste em prever qual será o valor a ser dispendido para pagamento de tributos pela empresa em determinado período, sendo, portanto, uma tarefa de gestão e administração, relacionada ao objetivo de economia tributária. 
	
	b.
	A expressão planejamento tributário diz respeito, exclusivamente, às medidas adotadas pelas empresas para recolher o mínimo possível de tributos, dentro do prazo dos seus ciclos operacionais. Desta forma, favorecem o planejamento financeiro possibilitando uma melhor gestão do capital de giro.
	
	c.
	A expressão planejamento tributário é utilizada para definir o planejamento que é realizado pelo departamento financeiro, mediante informação fornecida pela área fiscal sobre as datas em que os tributos e contribuições deverão ser recolhidos, propiciando a gestão eficaz dos fluxos de caixa.  
	
	d.
	A expressão planejamento