Buscar

AD1 Filosofia da Educação. 2ºperíodo.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Disciplina: Filosofia da Educação
Coordenadora: Lílian do Valle
Tutores: Carolina Muzitano, Enio Lobo, Maria Cecilia Castro,
Andrea Moraes
Aluna: Patrícia Lucas de Souza Araújo
Matrícula: 17212080246 2º Período
Polo: Itaguaí
Avaliação a distância AD 1
(2,0) Questão 1: Explique, com suas palavras, os conceitos listados abaixo:
Autonomia: é o ato de realizar uma tarefa sem precisar do auxílio de ninguém, ser independente para tomar decisões sozinhos, dependendo do contexto ainda pode ser o ato de trabalhar por conta própria.
Democracia: na democracia o povo tem o direito de escolher seus governantes, tem liberdade para expressar sua aprovação ou desaprovação para com aqueles que estão governando.
Metafísica: Metafísica é uma área do conhecimento que faz parte da Filosofia. A metafísica estuda os princípios da realidade para além das ciências tradicionais (Física, Química, Biologia, Psicologia, etc.).
Ontologia: é uma parte da filosofia que estuda a natureza do ser humano, a existência e a realidade.
Práxis: é o ato de refletir politicamente, ou ainda uma atividade voluntária que se desenvolve com fins específicos.
Poiésis: é a capacidade de se produzir alguma coisa muito criativa, ou ainda a forma de se atingir a imortalidade.
(2,5) Questão 2: Apresente e comente as questões filosóficas centrais do Texto 1 e 2.
R: Ambos os textos fazem referência as questões da filosofia ligadas a educação, ao dogma religioso e ao dogma moderno com o advento da ciência. A filosofia e a educação andavam juntas para formação do cidadão, porém com o passar dos tempos a igreja católica monopolizou a formação humana e sua visão era meramente metafísica, ou seja, uma indagação sobre o divino, onde não havia espaços para indagações ou debates. Os dogmas religiosos começaram a ser combatidos e já na modernidade ouve uma nova visão de filosofia, a ciência moderna começou a ser considerada a única fonte de conhecimentos para a prática educacional, porém caiu no dogmatismo moderno. Filosofia e ciência então tentam definir as verdades de como a educação deveriam trabalhar. Porém o conhecimento científico não pode ditar as regras educacionais, as situações pedagógicas são imprevisíveis, mudam constantemente, não são estáticas. O professor deve sentir-se livre para exercer de forma plena sua ação pedagógica.
(3,0) Questão 3: No Texto 1, a autora apresenta diversas definições para a Filosofia, defendidas ao longo da história. Após a leitura do texto, indique qual definição abaixo está mais de acordo com a conclusão da autora sobre o papel da Filosofia na Educação. Justifique sua resposta.
Resposta: 5. A filosofia não busca verdade no sentido estritamente científico do termo, mas valores, sentido, interpretações mais ou menos ricas de vida. (p. 6). A autora coloca que o fazer pedagógico não pode ser ditado por regras imutáveis, o humano é mutável, está em constante transformação, conflitos, por esse motivo, por esse motivo é a prática pedagógica que deve inserir-se na realidade do humano, e não o humano inserir-se numa prática pedagógica imposta por regras.
(2,5) Questão 4: “Na ausência da autonomia social e individual, a educação fica reduzida ao que não é: ao espaço de mera aplicação de teorias e de procedimentos pensados a priori. Como essas teorias e procedimentos não são postos em questão, disso resulta que a resistência ao controle sobre a qual falávamos vai ser interpretada como erro, vai ser explicada pela identificação de «culpados»: de um lado, o aluno – que é «rebelde», que é «violento», que é «indisciplinado», que é «incapaz»… de outro, o professor – que é «incompetente», que «falha» em sua tarefa”. [TEXTO 2, P. 7-8]
Considerando o excerto acima, indique qual opção abaixo está correta. Em seguida, após a leitura do Texto 2, justifique sua resposta.
 Resposta: (c) A ausência de autonomia leva ao fracasso escolar, pois reduz a educação ao que ela não é. É através da educação que temos a oportunidade de nos relacionarmos e expormos aquilo que somos, pensamos e vivenciamos, se a educação se reduzir a mero conteúdismo depositário, não haverá contextualização entre realidade e prática educativa. Educar é preparar o aluno a exercer sua cidadania numa realidade que está em constante transformação.

Outros materiais