Buscar

2ª Oficina Farmácia 2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFPB/CCS/DFP
Disciplina: Farmacologia 						Curso: FARMÁCIA
Professora: Katy Lísias 
Monitores: Juliana e José Venâncio
Oficina 2º Estágio - FARMACODINÂMICA
1- Considerando que o agonista é o mesmo nos dois gráficos abaixo responda:
						2	
O que representa o fármaco X e o fármaco Y?
Que tipo de antagonismo é apresentado pelo gráfico 1? Explique dinamicamente o porquê desse comportamento
Que tipo de antagonismo é apresentado pelo gráfico 2: Explique dinamicamente o porquê desse comportamento
Aproximadamente qual a CE50 apresentada pelo agonista na curva controle?
2- Das seguintes afirmações assinale V ou F no que diz respeito à relação entre a interação molecular de um fármaco com o seu receptor e a potência do fármaco.
A. Quanto maior o número de receptores ocupados por um fármaco, maior a sua potência. ( )
B. Os fármacos com alta potência possuem uma CE50 alta. ( )
C. Os fármacos com alta potência apresentam uma curva dose–resposta situada à direita de fármacos menos potentes, porém semelhantes. ( )
D. A presença de um antagonista competitivo desvia a curva dose–resposta do agonista para a direita e diminui a sua potência. ( )
E. Podemos dizer que a seletividade de um fármaco é o mesmo que sua especificidade. ( )
F. A potência de um fármaco não está relacionada com o tempo de início de ação (velocidade) e é um fator importante para a definição de dose. ( )
G. Agonista inverso é o nome dado a fármacos que se ligam ao receptor no momento de transição de sua conformação ativa para inativa e ao fazer isso ativa uma transdução de sinal. ( )
H. Antagonismo fisiológico é quando duas substâncias fisiológicas produzem efeitos opostos agindo em receptores diferentes. ( )
3- Um paciente diabético chega ao hospital com níveis elevadíssimos de glicose e o médico tem duas opções de fármaco para reduzir a glicemia dele. O fármaco A tem CE50= 10 μM e eficácia de 100%, o fármaco B tem CE50= 5 μM e eficácia de 50%. O médico prescreveu o fármaco B. A conduta está correta? Justifique DETALHADAMENTE sua resposta. 
4- Um paciente com 30 anos apresenta um quadro de hipertensão. O cardiologista observou que era devido a altos níveis de catecolaminas causado por um tumor na adrenal. Ele deve ser retirado, mas até a cirurgia o médico precisa controlar a pressão. O fármaco A é um antagonista competitivo reversível e o fármaco B é um antagonista não competitivo irreversível. Qual dos fármacos é melhor? Justifique DETALHADAMENTE sua resposta.
5- Um paciente vai ao médico, pois está se queixando de dor no peito. Foi verificado que sua frequência cardíaca estava aumentada. O médico pode fazer duas coisas. Utilizar um antagonista do receptor β1 que acopla a proteína Gs ou um agonista do receptor M2 que acopla a proteína Gi. Qual a diferença entre as duas opções? Qual a mais adequada? Justifique DETALHADAMENTE sua resposta.
6- Um paciente com 29 anos, diagnosticado com insuficiência cardíaca congestiva foi a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) queixando-se de falta de ar. O médico constatou que foi por causa de uma crise aguda de asma. Ele então prescreveu um agonista do receptor β2 que acopla a proteína Gs, presente no pulmão. Ele fez o certo? Justifique MOLECULARMENTE sua resposta.
7- Um médico de um hospital tem a opção de prescrever dois tipos de fármacos para um paciente que chegou em estado grave, correndo risco de vida. O fármaco A se liga a receptores inotrópicos, o fármaco B se liga a receptores metabotrópicos. Ambos têm a mesma eficácia e CE50, qual é o melhor fármaco para está situação? Justifique DETALHADAMENTE sua resposta.
8- João, paciente de 60 anos, foi a uma consulta se queixando de sonolência e uma ferida que não cicatrizava a mais de 1 semana. O médico então suspeitou de diabetes e pediu exames, que confirmou diabetes tipo 2. O médico decidiu também aferir a pressão de seu João, o qual constatou uma pressão 200 por 160 mmHg e também uma leve taquicardia. Diante desses fatos, o médico optou por prescrever um bloqueador de canais de potássio para o tratamento da glicose (no intuito de aumentar a secreção de insulina das células beta pancreáticas). O médico agiu de forma correta? Justifique MOLECULARMENTE sua resposta.
9- Um médico prescreveu para um paciente que se encontrava com pressão alta (devido a um aumento da frequência cardíaca) um inibidor da fosfodiesterase para abaixar sua pressão, ao ir comprar o medicamento na farmácia, o farmacêutico relatou que não dispensaria o medicamento e entrou em contato com o medico pedindo que o mesmo trocasse o medicamento. A conduta do farmacêutico foi correta? Explique como seria o mecanismo deste fármaco no músculo cardíaco.
10- Uma paciente sentindo fortes cólicas provenientes de contrações uterinas resolve tomar um medicamento que possui um fármaco agonista do receptor M3 que está acoplado a proteína Gq/11 presente no músculo liso uterino. Certo tempo após ingestão do medicamento, suas cólicas pioraram, por quê? Justifique MOLECULARMENTE sua resposta.
11- Se um paciente tomar um fármaco de 20 KDa e um AINE simultaneamente, de que forma o AINE pode interferir com o processo de eliminação do fármaco de 20 KDa. 
12- Diferencie eficácia terapêutica de eficácia farmacológica.
13- A PKA e a PKG podem ser ativadas por monofosfatos ciclicos de Adenosina e Guanina respectivamente. Como o GMPc é formado e como ele pode agir no músculo liso provocando relaxamento?
BONS ESTUDOS!

Outros materiais