Buscar

afonso pena slide

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estadual de Goiás
Acadêmicas: Amanda Veríssimo da Silva
				Flávia dos Santos Moraes
Discente: Meire Rosangela 
Disciplina: Políticas Sociais
Ceres, 17 de Novembro de 2014 
Década de 1910
 Afonso Augusto Moreira Pena
30 de novembro de 1847 - 14 de junho de 1909.
Afonso Pena nasceu em Santa Bárbara, Minas Gerais , filho do imigrante Português Domingos José Teixeira Pena e da brasileira Ana Moreira dos Santos.
Carreira 
Formou – se em 1870
Fundador e diretor em 1892.
Inicio da carreira politica 
Ministérios: Guerra (1882)
			 Agricultura, comercio e obras publicas (1883 e 1884)
			 Justiça (1885)
Afonso Pena e Rodrigues Alves, seu colega de faculdade, foram os dois presidentes da república que foram antes conselheiros do Império do Brasil 
Presidente Afonso Pena
Eleito em 01 de Março de 1906.
obtendo a quase totalidade de votos. Obteve 288.285 votos contra 4.865 votos de Lauro Sodré e 207 votos de Rui Barbosa, Nilo Peçanha foi eleito, na mesma data, seu vice-presidente.
Política Café com Leite
Incentivou a criação de ferrovias, e interligou a Amazônia ao Rio de Janeiro pelo fio telegráfico, por meio da expedição de Cândido Rondon.
Seu lema era: "governar é povoar", lema absorvido e ampliado depois por Washington Luís: "Governar é povoar; mas, não se povoa sem se abrir estradas, e de todas as espécies; Governar é pois, fazer estradas".
Na distribuição das pastas não me preocupei com a política, pois essa direção me cabe, segundo as boas normas do regime. Os ministros executarão meu pensamento. Quem faz a política sou eu".
Morte
Acabou falecendo durante o mandato, em 14 de junho de 1909, em meio à crise política gerada pelas disputas à sua sucessão que se daria em 1910, e pouco depois da morte de seu filho, Álvaro Pena. A presidência foi transferida ao vice-presidente Nilo Peçanha.
Homenagens
É homenageado dando seu nome à cidade de Penápolis, à cidade de Conselheiro Pena e ao Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o CAAP (Centro Acadêmico Afonso Pena).
Em Belo Horizonte – MG, Campo Grande – MS e Porto Velho – RO seu nome esta nas principais avenidas nas mesmas. 
A Academia Brasileira de Ciências, Econômicas, Políticas e Sociais o consagra como Patrono da Cátedra nº 23.
Avenida Afonso Pena MG
Aeroporto Afonso Pena
Década de 1920
Hermes Rodrigues da Fonseca 
09 de Maio de 1855 – 09 de Setembro de 1923
Hermes Rodrigues da Fonseca exerceu o sexto período de governo republicano, de 15 de Novembro de 1910 a 15 de Novembro de 1914. Militar, nasceu na cidade de São Gabriel, Rio Grande do Sul. Era sobrinho do primeiro presidente do país, Deodoro da Fonseca. Foi Ministro da Guerra do governo de Afonso Pena (1906-1909), e responsável pela Lei do Serviço Militar Obrigatório. Por meio de eleição direta, passou a exercer a presidência da República em 1910.
No governo, pratica uma política chamada por ele de salvacionista, que pretendia recuperar para os militares a influência já exercida anteriormente na esfera pública brasileira, assim como, acabar com a corrupção no nosso país.
Revolta da Chibata – Rio de Janeiro (22 a 27 de novembro de 1910).
Guerra do Contestado – Santa Catarina (1912-1915).
GOVERNO: principais ações
Reprimiu a Revolta da Chibata (1910), levante de marinheiros contra os castigos físicos existentes na Marinha naquela época.
Criou a "política das salvações", onde usava tropas federais para garantir a intervenção nos estados brasileiros e, desta forma, conseguir o apoio ao governo federal.
Instituiu a Lei do Serviço Militar obrigatório.
Enfrentou entre setembro de 1912 até o final do seu mandato a Guerra do Contestado. A rebelião popular que ocorre nos estados do Paraná e Santa Catarina terminou apenas em 1915 já no governo de Venceslau Brás.
Em 1913, enfrentou uma onda de greves de operários em vários estados. Decretou o Estado de Sítio na capital (Rio de Janeiro) como forma de controlar o movimento operário e conter as greves.
Em dezembro de 1913, Hermes da Fonseca decretou Estado de Sítio no estado do Ceará. Foi uma medida para controlar e enfraquecer o movimento social conhecido como Revolta de Juazeiro, que teve como líder o Padre Cícero.
Com o assassinato de Pinheiro Machado, dirigente do Partido Republicano Conservador, Hermes da Fonseca decide fixar residência na Europa em 1915, após pedir licença do Exército. Retorna ao país em 1920. Acolhido carinhosamente pelos militares, foi conduzido à presidência do Clube Militar em 1921. Nesta condição entrou em conflito com o governo de Epitácio Pessoa ao prestigiar as forças políticas que apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha, no movimento "reação republicana", e envolveu-se na frustrada revolta do forte de Copacabana. Sua prisão foi então decretada pelo presidente Epitácio Pessoa. 
Morte
Faleceu em 09 de Setembro de1923 na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, apenas seis meses após ser libertado da prisão, por um habeas corpus.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes