Psicologia e Cultura Organizacional
31 pág.

Psicologia e Cultura Organizacional


DisciplinaAdministrafo213 materiais874 seguidores
Pré-visualização9 páginas
Psicologia e Cultura Organizacional
Painel
Minhas disciplinas
Psicologia e Cultura Organizacional
Exercício de Fixação 1
Exercício de Fixação 1 (E1)
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	quarta, 19 Set 2018, 12:38
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quarta, 19 Set 2018, 12:43
	Nota
	1,00 de um máximo de 10,00(10%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A Teoria Comportamental da Administração buscou propostas centradas nas pessoas. Entre os conceitos apresentados, destaca-se o da motivação humana, que, relacionada à atividade produtiva, é uma preocupação da Administração. A motivação humana nas teorias comportamentalistas parte de premissas sociais e psicológicas para motivar os funcionários. Com relação a este tema, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. As organizações devem utilizar padrões de estímulo para obter os resultados motivacionais esperados.
Gabarito comentado: De acordo com as premissas das teorias comportamentalistas, o ser humano possui um conjunto de necessidades, e os ambientes, uma capacidade de supri-las, e a motivação se dá a parir de aspectos intrínsecos e extrínsecos que envolvem cada indivíduo. As demais alternativas são incorretas sob esta perspectiva, visto que não contemplam os dois aspectos, sociais e psicológicos. (Páginas 49 a 51 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Comportamentalismo na Administração) cap.1
b. A motivação é um processo humano simples; bastam ações organizacionais padronizadas para obtenção dos resultados esperados.
c. A origem da motivação está no meio externo, por isso, as organizações têm total influência sobre esse fator.
d. Para a obtenção dos resultados, o gestor deve direcionar as atividades sem levar em conta as necessidades e os desejos dos empregados.
e. A motivação é um conjunto de forças internas e externas que influenciam na escolha de um determinado caminho.
Feedback
A resposta correta é: A motivação é um conjunto de forças internas e externas que influenciam na escolha de um determinado caminho..
Questão 2
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A cultura organizacional direciona o modo como se desenrolam os relacionamentos no ambiente interno das organizações, onde as interações são determinadas por sua estrutura formal e estrutura informal. A cultura da organização está relacionada com a cultura da sociedade onde ela se insere. E as diversas áreas do conhecimento fazem uma leitura dos fenômenos culturais visando a sua compreensão. Com relação a essas diversas leituras e conceituação da cultura, assinale F (Falso) ou V (Verdadeiro), para as afirmativas a seguir:
( ) Para a Filosofia, a cultura em um ser racional é um conjunto de valores e costumes que geram a capacidade de escolher e de agir de acordo com essa escolha.
( ) O conceito de cultura na Economia busca atender as necessidades da compreensão dos fatos sociais.
( ) Para a Sociologia, cada cultura possui um conjunto de aspectos sociais que a torna singular.
( ) A cultura para a Ciência Política é formada pelas instituições políticas, as crenças, as convicções ideológicas e ideologias, as tradições e as reações dos indivíduos aos fenômenos sociais e políticos.
( ) Na antropologia o termo cultura pode designar tanto a civilização mais progressista quanto as formas de vida social mais rústicas e primitivas.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F \u2013 V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
b. F \u2013 F \u2013 V \u2013 F \u2013 F
c. V \u2013 V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
d. V \u2013 F \u2013 V\u2013 V \u2013 V
e. V \u2013 F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
Gabarito comentado: A resposta correta corresponde à sequência V- F -V- V - V. São verdadeiras as afirmativas nas quais se caracteriza a cultura através da Filosofia, Sociologia, Ciência Política e Antropologia. Apenas a afirmativa que se refere à Economia está incorreta, pois nessa relação, a cultura se evidencia pelo modo como os homens interagem com os bens econômicos e seus valores relativos. Em uma cultura em que um recurso econômico é difícil de ser explorado, e ao mesmo tempo, muito necessário, o valor desse recurso tende a ser elevado. (Páginas 127 e 128 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Cultura e a cultura organizacional na Economia). cap.3
Feedback
A resposta correta é: V \u2013 F \u2013 V\u2013 V \u2013 V.
Questão 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Ao longo da história, o comportamento humano foi uma das principais esferas de interesse dos filósofos. Os primeiros passos da Psicologia como campo científico se deram quando se uniu o entendimento filosófico sobre a mente e o comportamento com teorias ligadas à Fisiologia sensorial, investigando principalmente os processos de percepção humana sobre as sensações recebidas do meio. O que faltou aos filósofos para abordar o comportamento e a mente humana da forma como é feita na Psicologia foi a ligação direta desta com a medicina. Estes estudos ocorreram em:
Escolha uma:
a. na segunda metade do século XIX, com a obra \u201cA Crítica da Razão Pura\u201d de Kant, com o objetivo compreender os pontos mais elementares da mente humana.
b. durante o Renascimento, quando a visão teocêntrica do mundo deu lugar ao antropocentrismo.
c. na segunda metade do século XVIII, quando da publicação do Discurso do Método de Descartes.
d. na segunda metade do século XIX, com o livro \u201cA Filosofia do Inconsciente\u201d de Hartmann, que influenciou diretamente o conceito de inconsciente apresentado décadas mais tarde, por Freud.
Gabarito comentado: A resposta correta é A, quando Wundt definiu a Psicologia como uma ciência, e a mente era seu objeto. As demais alternativas mencionam estudos anteriores, vinculados à filosofia. (Páginas 16 e 17 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Surge a Psicologia) cap.1
e. na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wilhelm Wundt.
Feedback
A resposta correta é: na primeira metade do século XIX, quando da criação do primeiro laboratório de Psicologia Experimental por Wilhelm Wundt..
Questão 4
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
As organizações existem para servir às necessidades e desejos das pessoas, através de atividades sistematizadas, desempenhadas e gerenciadas por pessoas. Tanto o desempenho quanto o gerenciamento das atividades em uma organização devem ser coordenados conscientemente. Essas atividades visam sempre a um objetivo. As organizações econômicas, tem como principal objetivo:
Escolha uma:
a. promoção e coordenação de ações sociais
Gabarito comentado: A resposta correta corresponde a que indica a \u201cprodução de bens ou a prestação de serviços\u201d, que se constitui na principal finalidade das organizações econômicas. As demais respostas são incorretas, pois aumento da lucratividade, expansão e melhoria de processos bem como o aperfeiçoamento da mão de obra fazem parte do conjunto de objetivos administrativos e financeiros, mas não se constitui na finalidade principal de servir às necessidades e desejos das pessoas e a promoção e coordenação de ações sociais são objetivos das organizações sociais. (Página 65 do livro base da disciplina, Psicologia e Cultura Organizacional- Tema: Organizações Econômicas). cap.2
b. produção de bens ou a prestação de serviços
c. expandir e melhorar seus processos a cada dia
d. aperfeiçoamento da mão de obra
e. aumento da lucratividade, com automação
Feedback
A resposta correta é: produção de bens ou a prestação de serviços.
Questão 5
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
A abordagem de Psicologia como uma ciência, foi dada por Wundt, que analisou a consciência, conectando o que havia sido desenvolvido pela Filosofia com seus estudos de fisiologia sensorial. Os estudos empreendidos pelo Laboratório Wundt, na Alemanha influenciaram também os estudos de psicometria desenvolvidos por Cattell e que envolvem: