Buscar

EXERCCIOS PARA ESTABELECER A CAPACIDADE DE PRODUO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS PARA ESTABELECER A CAPACIDADE DE PRODUÇÃO 
01.- Uma indústria de confecções tem 101 máquinas de costura para atender a sua demanda atual que é 1.200.000 camisas por ano. O mercado oferece a possibilidade de exportar cerca de 60.000 camisas por mês. O dono da fábrica está interessado em fechar o contrato de exportação, mas tem dúvidas quanto a sua capacidade de produção. 
O tempo médio para costura de uma camisa de 0,25 h.; há dois turnos de 6 horas, portanto a empresa atua 12 horas/dia em 280 dias no ano. O dono nunca calculou exatamente, mas crê que atua em 90 % da sua capacidade, pois sempre tem 2 máquinas no conserto, três na reserva e duas muito antigas, que não são mais utilizadas, que farão parte do museu que ele pretende construir um dia 
Questões:
Qual a quantidade de máquinas que ele deve ter para atender a demanda atual? 
Qual a quantidade de máquinas que ele deve ter para atender a demanda da exportação?
02.- Uma central de cópias em um prédio de escritórios prepara relatórios encadernados para dois clientes. A central faz cópias múltiplas, que equivale ao tamanho do lote, de cada relatório. O tempo de processamento para reproduzir, juntar e encadernar cada cópia depende, entre outros fatores, do número de páginas. A copiadora opera 250 dias por ano, em um turno de oito horas. A administração acredita que uma reserva de capacidade de 15 % (além da quantidade incluída no tempo-padrão) é melhor. Ela possui atualmente três máquinas. 
Com base na tabela a seguir, determine quantas máquinas são necessárias na central de cópias. 
	ITEM
	CLIENTE “X”
	CLIENTE “Y”
	Previsão de demanda anual – nº de cópias
	2.000
	6.000
	Tempo básico de processamento (em hora)
	0,5
	0,7
	Tamanho do lote médio (cópias por relatório)
	20
	30
	Tempo básico de preparação (em horas) 
	0,25
	0,40
03.- Uma fábrica de vasos de vidros fabrica três tipos de produtos, em processo semi-artesanal e se utiliza o mesmo forno para os três produtos.
A fábrica atua 8 horas por dia, 300 dias no ano e o dono acredita usar cerca de 95 % da capacidade. Os operários sempre convencem o dono da fábrica a pagar horas extras com as alegações de que um forno apenas não dá conta de toda a produção. O dono da fábrica quer saber se precisa de mais um forno. Faça esta análise com base nas informações abaixo:
	Item
	Produto A
	Produto B
	Produto C
	Previsão de demanda
	1.500
	2.500
	1.200
	Tempo básico de produção (no forno)
	25 minutos
	20 minutos
	32 minutos
	Tamanho do lote 
	250
	300
	300
	Tempo de preparação 
	6 minutos
	8 minutos
	12 minutos
04.- Uma indústria de auto-peças tem um de seus produtos que deve passar por três máquinas diferentes e com três operações, sendo uma para cada máquina. O total de produção é de 7.000 peças por dia, e cerca de 10 % do tempo de produção as máquinas param para manutenção e troca de peças, pois as máquinas são muito antigas. O turno é de oito horas. As informações quanto ao tempo de processamento de cada operação em cada uma das máquinas está na tabela a seguir:
	Operação
	Máquina
	Tempo em minutos
	O1
	M1
	0,38
	O2
	M2
	0,20
	O3
	M3
	0,34
O dono tem interesse em substituir todas as máquinas, mas não tem idéia de quantas máquinas serão necessárias para cada operação.

Outros materiais