Portfólio vaca viúva 3 semestre[1]

Portfólio vaca viúva 3 semestre[1]


DisciplinaProjetos e Montagem de Portfólios9 materiais113 seguidores
Pré-visualização3 páginas
13
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
gabriella brigida almeida 
GEZILENE DE JESUS MELO
THATIELLY GOMES MONTEL
a análise do frigorifico \u201cvaca viúva\u201d
SANTANA DO ARAGUAIA-PA
2018
gabriella brigida almeida 
GEZILENE DE JESUS MELO
THATIELLY GOMES MONTEL
a análise do frigorifico \u201cvaca viúva\u201d
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Unopar, Universidade de Pitágoras.
Tutor eletrônico: Edilaine A. da silva.
Tutor de sala: Ricardo Alves da Cunha.
SANTANA DO ARAGUAIA
2018
SUMÁRIO
 1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO 	4
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a pretensão de abordar a temática sobre a análise do frigorífico \u201cVaca Viúva\u201d,onde iremos interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática profissional; elaborar produções científicas aplicando normas da ABNT.
A empresa \u201cVaca Viúva\u201d foi fundada pelos sócios Marco e André em 1997 com o intuito de ser a maior distribuidora de carnes da região, a \u201cVaca Viúva é conhecida por fornecer aos consumidores, produtos frescos, de alta qualidade e procedência garantida, pois seus produtores e parceiros observam com excelência os processos de criação de gado. É desta forma que a \u201cVaca Viúva\u201d tem se tornado referência no mercado de carne.
Buscando sempre prezar pela qualidade de seus produtos, a empresa exigia que os funcionários de um determinado departamento fizessem um procedimento de higiene específico e vestissem uniformes e equipamentos de proteção individual antes de iniciar o labor, todavia não contabilizavam este tempo de aproximadamente meia hora na jornada de trabalho dos empregados, exigindo que chegassem meia hora antes do início do expediente. Após a desativação deste setor e a consequente demissão de vinte de seus empregados integrantes, alguns deles ingressaram com ação trabalhista requerendo os trinta minutos gastos para a utilização do uniforme a título de horas extras. Considerando o êxito dos reclamantes, a empresa foi condenada ao pagamento de R$ 600.000,00. Todavia, em sede de execução trabalhista e no prazo legal, a empresa não pagou o valor devido e nem mesmo nomeou bens à penhora, permanecendo inerte. Atualmente a empresa passa por algumas dificuldades financeiras, os gestores não seguem as diretrizes básicas da administração e a empresa até o momento não conseguiu quitar o financiamento adquirido, para se ter uma ideia a \u201cVaca Viúva\u201d deve mais de R$45.000,00 para um único fornecedor.
Agora,nossa equipe ira ajudar os sócios Marco e o André a tomar algumas decisões fundamentais para o futuro de seu negócio.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Direito Empresarial
 
Principio da separação entre a pessoa jurídica e os membros que integram a sociedade;significa, que: será desconsiderada a personalidade da pessoa jurídica e da pessoa física.Porque a pessoa jurídica é abstrata de existência, porem possui responsabilidades, direitos e obrigações.Então entra neste contexto o principio da AUTOMONIA, onde a natureza jurídica tem autonomia, que é a responsabilidade irá responder por todos os atos.
 Assim não comprometera o patrimônio dos sócios, já que por sua vez foi separado. O patrimônio da pessoa jurídica não se confunde com os das pessoas físicas que as compõe, através do principio da autonomia patrimonial, essa separação decorre de sua própria personalidade jurídica.Devido à proteção patrimonial que possui a pessoa jurídica, em muitas situações ela utiliza-se desse beneficio para se desviar de seus princípios e fins, cometendo fraudes e abusos.Por este motivo, no intuito de coibir os possíveis abusos e desvios que poderão ser cometidos pelas pessoas jurídicas em razão da autonomia e proteção patrimonial, foi criada a teoria da desconsideração da personalidade jurídica.
 Os impactos contábeis; a contabilidade fará os registros contábeis das movimentações para a empresa (pessoa jurídica), como dissemos é dela toda a responsabilidade pelos, ate porque o da empresa não pode nem deve ser confundido com o patrimônio dos sócios. Então não haverá impactos na contabilidade.
 A falência é como o fato jurídico que atinge o comerciante, submetendo-o a um processo judicial, para arrecadar meios de pagamentos devidos ao credor e ate mesmos os trabalhares da organização falida, e que não foram pagos pela impossibilidade material de fazê-lo, já que o patrimônio disponível era menor do que o devido. A falência visa proteger não somente o crédito individual de cada credor do devedor em específico, o crédito público, e assim, auxiliar e possibilitar o desenvolvimento e a proteção da economia nacional.
2.2 Métodos Quantitativos
 Com o objetivo de ajudar os sócios Marco e André a tomar algumas decisões fundamentais para o futuro da empresa \u201cVaca Viúva\u201d, Nossa equipe foram incumbidos de realizar uma pesquisa para elaborar um relatório com os principais gastos da empresa nos últimos 12 meses. Para tanto, considere os dados coletados contendo alguns gastos, como com os salários dos funcionários, transporte, energia elétrica e água.
Gráfico 1 \u2013 Gastos com salários da empresa \u201cVaca Viúva\u201d nos últimos 12 meses.
Gráfico 2 \u2013 Gastos com transporte da empresa \u201cVaca Viúva\u201d nos últimos 12 meses.
Gráfico 3 \u2013 Gastos com energia elétrica. da empresa \u201cVaca Viúva\u201d nos últimos 12 meses.
Gráfico 4 \u2013 Gastos com água da empresa \u201cVaca Viúva\u201d nos últimos 12 meses.
2.3 Modelos de Gestão
2.3.1 Tomada de Decisão
Identificar o problema: a formulação de um problema, é mais importante que sua solução, ou seja, é preciso saber reconhecer o problema e formulá-lo de forma correta para que a solução seja exata.Nem sempre e fácil identificar um problema,pois os sintomas podem ser confundidos com o próprio problema.Por exemplo:uma queda de 5% nas vendas é o problema ou um sintoma.È necessário analisar com cuidado.
Coletar informações relevantes: é muito importante a coleta de informações que se refere ao projeto e à obra. Todas as informações devem ser obtidas anteriormente, a fim de evitar erros de escopo e com isso impedir trabalhos que gerem custos não planejados. As informações devem ser obtidas durante reuniões com cliente ou responsável do projeto (o responsável pelo projeto deve ser a pessoa que irá acompanhar todo o desenvolvimento com intuito de resguardar os interesses do cliente). O projetista deve se atentar não somente ás documentações de definições impostas pelo cliente, a fim de se \u201cproteger\u201d de possíveis brigas jurídicas.
Desenvolver alternativas: a clareza nas etapas anteriores essencial para a criação de alternativa,que podem ser inéditas ou baseada em experiência passadas.Por exemplo: desenvolver novos produtos, montar nova rede de fornecedores, readequar a equipe comercial, criar promoções, não deve se destacar opções mesmo que pareçam óbvias ou inviáveis.Quanto mais opções conseguir melhor para acertar na solução.
Avaliar cada alternativa:o objetivo da análise de decisão é decompor sistematicamente o problema em suas partes constituintes quantificar as incertezas e consequências associadas aos vários elementos do problema avaliar, separadamente, de maneira lógica e consistente, as implicações de cada conjunto de fatores. Os elementos constituintes de um problema de decisão podem ser convenientemente apresentados na matriz de retornos. Na preparação da matriz de retornos de um problema o administrador