Buscar

Portfólio vaca viúva 3 semestre[1]

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

13
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
gabriella brigida almeida 
GEZILENE DE JESUS MELO
THATIELLY GOMES MONTEL
a análise do frigorifico “vaca viúva”
SANTANA DO ARAGUAIA-PA
2018
gabriella brigida almeida 
GEZILENE DE JESUS MELO
THATIELLY GOMES MONTEL
a análise do frigorifico “vaca viúva”
Trabalho apresentado ao curso de Ciências Contábeis da Unopar, Universidade de Pitágoras.
Tutor eletrônico: Edilaine A. da silva.
Tutor de sala: Ricardo Alves da Cunha.
SANTANA DO ARAGUAIA
2018
SUMÁRIO
 1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO 	4
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a pretensão de abordar a temática sobre a análise do frigorífico “Vaca Viúva”,onde iremos interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática profissional; elaborar produções científicas aplicando normas da ABNT.
A empresa “Vaca Viúva” foi fundada pelos sócios Marco e André em 1997 com o intuito de ser a maior distribuidora de carnes da região, a “Vaca Viúva é conhecida por fornecer aos consumidores, produtos frescos, de alta qualidade e procedência garantida, pois seus produtores e parceiros observam com excelência os processos de criação de gado. É desta forma que a “Vaca Viúva” tem se tornado referência no mercado de carne.
Buscando sempre prezar pela qualidade de seus produtos, a empresa exigia que os funcionários de um determinado departamento fizessem um procedimento de higiene específico e vestissem uniformes e equipamentos de proteção individual antes de iniciar o labor, todavia não contabilizavam este tempo de aproximadamente meia hora na jornada de trabalho dos empregados, exigindo que chegassem meia hora antes do início do expediente. Após a desativação deste setor e a consequente demissão de vinte de seus empregados integrantes, alguns deles ingressaram com ação trabalhista requerendo os trinta minutos gastos para a utilização do uniforme a título de horas extras. Considerando o êxito dos reclamantes, a empresa foi condenada ao pagamento de R$ 600.000,00. Todavia, em sede de execução trabalhista e no prazo legal, a empresa não pagou o valor devido e nem mesmo nomeou bens à penhora, permanecendo inerte. Atualmente a empresa passa por algumas dificuldades financeiras, os gestores não seguem as diretrizes básicas da administração e a empresa até o momento não conseguiu quitar o financiamento adquirido, para se ter uma ideia a “Vaca Viúva” deve mais de R$45.000,00 para um único fornecedor.
Agora,nossa equipe ira ajudar os sócios Marco e o André a tomar algumas decisões fundamentais para o futuro de seu negócio.
DESENVOLVIMENTO
2.1 Direito Empresarial
 
Principio da separação entre a pessoa jurídica e os membros que integram a sociedade;significa, que: será desconsiderada a personalidade da pessoa jurídica e da pessoa física.Porque a pessoa jurídica é abstrata de existência, porem possui responsabilidades, direitos e obrigações.Então entra neste contexto o principio da AUTOMONIA, onde a natureza jurídica tem autonomia, que é a responsabilidade irá responder por todos os atos.
 Assim não comprometera o patrimônio dos sócios, já que por sua vez foi separado. O patrimônio da pessoa jurídica não se confunde com os das pessoas físicas que as compõe, através do principio da autonomia patrimonial, essa separação decorre de sua própria personalidade jurídica.Devido à proteção patrimonial que possui a pessoa jurídica, em muitas situações ela utiliza-se desse beneficio para se desviar de seus princípios e fins, cometendo fraudes e abusos.Por este motivo, no intuito de coibir os possíveis abusos e desvios que poderão ser cometidos pelas pessoas jurídicas em razão da autonomia e proteção patrimonial, foi criada a teoria da desconsideração da personalidade jurídica.
 Os impactos contábeis; a contabilidade fará os registros contábeis das movimentações para a empresa (pessoa jurídica), como dissemos é dela toda a responsabilidade pelos, ate porque o da empresa não pode nem deve ser confundido com o patrimônio dos sócios. Então não haverá impactos na contabilidade.
 A falência é como o fato jurídico que atinge o comerciante, submetendo-o a um processo judicial, para arrecadar meios de pagamentos devidos ao credor e ate mesmos os trabalhares da organização falida, e que não foram pagos pela impossibilidade material de fazê-lo, já que o patrimônio disponível era menor do que o devido. A falência visa proteger não somente o crédito individual de cada credor do devedor em específico, o crédito público, e assim, auxiliar e possibilitar o desenvolvimento e a proteção da economia nacional.
2.2 Métodos Quantitativos
 Com o objetivo de ajudar os sócios Marco e André a tomar algumas decisões fundamentais para o futuro da empresa “Vaca Viúva”, Nossa equipe foram incumbidos de realizar uma pesquisa para elaborar um relatório com os principais gastos da empresa nos últimos 12 meses. Para tanto, considere os dados coletados contendo alguns gastos, como com os salários dos funcionários, transporte, energia elétrica e água.
Gráfico 1 – Gastos com salários da empresa “Vaca Viúva” nos últimos 12 meses.
Gráfico 2 – Gastos com transporte da empresa “Vaca Viúva” nos últimos 12 meses.
Gráfico 3 – Gastos com energia elétrica. da empresa “Vaca Viúva” nos últimos 12 meses.
Gráfico 4 – Gastos com água da empresa “Vaca Viúva” nos últimos 12 meses.
2.3 Modelos de Gestão
2.3.1 Tomada de Decisão
Identificar o problema: a formulação de um problema, é mais importante que sua solução, ou seja, é preciso saber reconhecer o problema e formulá-lo de forma correta para que a solução seja exata.Nem sempre e fácil identificar um problema,pois os sintomas podem ser confundidos com o próprio problema.Por exemplo:uma queda de 5% nas vendas é o problema ou um sintoma.È necessário analisar com cuidado.
Coletar informações relevantes: é muito importante a coleta de informações que se refere ao projeto e à obra. Todas as informações devem ser obtidas anteriormente, a fim de evitar erros de escopo e com isso impedir trabalhos que gerem custos não planejados. As informações devem ser obtidas durante reuniões com cliente ou responsável do projeto (o responsável pelo projeto deve ser a pessoa que irá acompanhar todo o desenvolvimento com intuito de resguardar os interesses do cliente). O projetista deve se atentar não somente ás documentações de definições impostas pelo cliente, a fim de se “proteger” de possíveis brigas jurídicas.
Desenvolver alternativas: a clareza nas etapas anteriores essencial para a criação de alternativa,que podem ser inéditas ou baseada em experiência passadas.Por exemplo: desenvolver novos produtos, montar nova rede de fornecedores, readequar a equipe comercial, criar promoções, não deve se destacar opções mesmo que pareçam óbvias ou inviáveis.Quanto mais opções conseguir melhor para acertar na solução.
Avaliar cada alternativa:o objetivo da análise de decisão é decompor sistematicamente o problema em suas partes constituintes quantificar as incertezas e consequências associadas aos vários elementos do problema avaliar, separadamente, de maneira lógica e consistente, as implicações de cada conjunto de fatores. Os elementos constituintes de um problema de decisão podem ser convenientemente apresentados na matriz de retornos. Na preparação da matriz de retornos de um problema o administrador
deve ser capaz de identificar as alternativas (ou cursos de ação ou decisões) disponíveis. 
Selecionar a melhor alternativa:para que sejamos vistos como a melhor  alternativa de consumo, seja de um produto, de um serviço ou mesmo de um infoproduto é necessário garantirmos que as informações corretas já estejam na mente do cliente ou que ao menos seja fácil a ele encontrar-nos pelos mecanismos de busca.Para garantir isso, algumas medidas são preciosas, e aqui elencarei três ações que geram resultados e promovem um aumento significativo nas chances do seu negócio ser escolhido. É preciso que sua autoridade na entrega de um produto ou na execução de um serviço seja facilmente percebida.
IMPEMENTAR DECISÃO: implementar a opção selecionada adequadamente.Por exemplo:se for inovar ou trocar os produtos ,deve-se pensar no marketing, se for a adequação da equipe comercial,a quem impactar,se for a promoção,como fazer:preço,qualidade e modelo.È a hora de distribuir responsabilidade, definir alocação de recursos e prazos.Cada envolvido deve estar muito dedicado e ter certeza do que deve fazer.
Acompanhar e avaliar: é necessário acompanhar para verificar se implantação da opção selecionada está surtindo os resultados esperados.Por exemplo:novos produtos estão sendo comprados satisfatoriamente,a equipe retomou os bons resultados comercias, a promoção ajudou no aumento das vendas.Caso o resultado esperado não ocorra, é necessário voltar á primeira etapa, por que o gestor tem um novo problema a ser solucionado.
2.3.2 A importância da QUALIDADE
Qualidade é um meio para se chegar a algum lugar e é um processo que não acaba nunca, pelo contrário, se aprimora a cada dia, Para falar de gestão de qualidade, não podemos deixar de fora dois países importantes que contribuíram muito para chegar hoje onde estamos a Alemanha e o Japão.
A Alemanha usava o critério ortodoxo, e o Japão foi mais agressivo. Na década de 60 começaram a produzir com alguma qualidade e percebiam que o mercado já queria uma determinada qualidade.
Mas foi somente nas décadas de 70 e 80, que começaram a produzir em quantidade com qualidade, onde o mercado começou a oferecer produtos diferenciados. Foi na década de 80 que no Japão surgiu Just In Time, Kanban e Kaisen. A técnica da Qualidade Total tem como uma de suas ferramentas o ciclo do PDCA, método eficaz para desenvolvê-la. Quando analisamos a gestão das empresas nós percebemos algumas ideias que ao longo do tempo estão caracterizando a organização das empresas. Estas ideias são: Qualidade total, Reengenharia, Terceirização, Cooperativas, Fusões de empresas qualidade total: é produzir tudo com qualidade para satisfazer os nossos clientes. Reengenharia: a empresa andava muito cheia de mão de obra, o conceito de reorganizar a empresa para deixá-la mais enxuta e eficiente, teve que mandar pessoas embora, onde ocorre desemprego. Fusões de empresa: desenvolver as empresas acontece automaticamente no período de necessidade (Kolynos e Colgate, Nestlé e Garoto). Os conceitos de gerenciamento de qualidade o contexto histórico apresenta-os uma série de fatos e práticas que demonstram a realidade que as empresas vêm desenvolvendo ao longo do tempo. É importante para nós conhecermos estas histórias, para que tenhamos condição de analisar os fatos futuros.
2.3.2 Administração Participativa
A Administração Participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, ela por sua vez tem como finalidade agregar os colaboradores das empresas para ajudar nas tomadas de decisões, resoluções de problemas e aprimora a satisfação e a motivação no trabalho, e isso é um ponto forte para melhorar o desempenho da empresa e ajuda na competividade das organizações.
É interessante acrescentar que os administradores podem aceitar ideias de fora, como ideias de clientes ou usuários, fornecedores, e eventuais distribuidores da organização, afinal a Administração Participativa tem por meta construir uma organização participativa em todas as interfaces.
Administração participativa é uma inovação gerencial que a muito tempo vem sendo discutida em universidade, congresso de negócios, fórum acadêmico, e em todo meio executivo de gerenciamento empresarial no entanto só agora  parece é que as empresas perceberam sua importância da mesma para o desenvolvimento e crescimento interno e externo  para isso foi criado até um marketing especifico, conhecido como endormarketing, o qual tem por objetivo trazer o colaborador para próximo da organização fazendo-o participar ativamente e diretamente no processo de tomada de decisão em tudo, principalmente no que tange o fortalecimento da organização diante de uma competitividade tão acirrada frente aos seus concorrente, espera-se com isso uma melhoria continua em todos os âmbito da organização que vai desde do aumento na produtividade até a melhoria da qualidade de vida no trabalho, uma vez que, o funcionário entende e consegue visualizar importância de sua contribuição no resulto final atingido pela empresa.
2.4 Responsabilidade Social e Ambiental
2.4.1 A missão, visão e valores da empresa
 Estes três itens são a base para se iniciar um bom planejamento estratégico, porém, mais importante do que defini-los é, implanta-los e acompanha-los ao longo da trajetória empresarial, de forma que todos os itens ali expostos possam ser devidamente realizados da maneira como foram projetados. Posteriormente a missão, visão e valores, agregam-se os demais dados relativos ao empreendimento, no caso, os dados financeiros, estruturais, de custos, viabilidade, demanda e etc.
 MISSÃO: A missão da empresa deve ser composta essencialmente daquilo que a organização pretende oferecer aos clientes decorrente da prestação de serviço ou produto que irá oferecer a eles. Nela serão descritas as características de seu negócio, os pontos principais a serem abordados por ele e quais as expectativas a serem sanadas por você como empresa.
 VISÃO: Na visão da organização são destacadas quais são os objetivos a serem alcançados pela empresa com as suas atividades. É necessário que se estabeleça prazos para a obtenção dos resultados, sendo estes condizentes com a real capacidade da empresa de alcança-los. Traçar objetivos irreais ou distantes demais podem acarretar em desmotivação precoce, trazendo a consequente perda de foco no que tange ao andamento dos negócios.
 VALORES: Neste item são colocadas todas as crenças das quais a sua empresa irá se basear para dar andamento a suas atividades. Aqui destacam-se os valores pessoais dos empreendedores, que permeiam suas ações perante a vida e que devem ser seguidos também no andamento dos seus negócios. São ideais seguidos ao longo de sua trajetória e que dão o embasamento para o desenvolvimento de atividades e atitudes ao decorrer do caminho empresarial.
2.4.2 Conceito de Governança Corporativa
A Governança Corporativa tem como objetivo recuperar e garantir a contabilidade da empresa para os seus acionistas ,criando mecanismo de incentivo e monitoramento para assegurar o comportamento dos executivos para que estes estejam alinhados aos interesses dos acionistas.É importante compreender que os executivos das empresas não se confundem com os acionistas.Os acionistas são os investidores do negócios e os executivos são os contratados para a gestão do negócio da empresa.
È essencial compreender que o objetivo principal da Governança Corporativa e está na recuperação e na garantia de confiança da empresa para os acionista,por essa razão o monitoramento do comportamento dos executivos como ferramenta para garantir a missão,a visão e os valores da empresas. 
2.5 Legislação Social e Trabalhista
Art. 4°, Parágrafo único, da CLT.
As regras atuais consideram como tempo de serviço os períodos em que o empregado fica a disposição da empresa, mesmo que ele esteja cuidando de assuntos pessoais-lanches, higiene pessoal, troca de uniforme dentro das dependências da companhia são alguns exemplos. Para fins de indenização e estabilidade,
períodos de afastamento do trabalho em razão de serviço militar ou por motivos de acidentes de trabalho também são considerados tempo de serviço.
Art. 4°, § 1°, § 2°, incisos 1: I, II,III,IV,V,VI,VII e VIII, da CLT.
Pela reforma o mesmo artigo terá novo parágrafo para especificar situações cotidianas que não serão mais consideradas como tempo a disposição do empregador e, portando, estarão fora da jornada de trabalho alguns exemplos é, a permanência do empregado na empresa para proteção pessoal, em razão das condições climáticas ou ainda, para desenvolvimento de atividades particulares (como práticas religiosas , descanso, estudos, alimentação e troca de roupas quando não há obrigatoriedade que esta seja feita na empresa).
A reforma trabalhista trazida pela Lei 13.467/2017 trouxe uma mudança quase imperceptível no que diz respeito ao parágrafo único artigo 4º da CLT para corrigir erros materiais que existiam neste dispositivo. Fato é que, quando foi promulgado, uma parte do parágrafo único foi vetada, de modo que sua redução ficou relativamente truncada.
Assim, a reforma corrigiu o erro material do parágrafo, que deixou de ser parágrafo único, passando a ser o 1º parágrafo do artigo 4º, para facilitar a leitura do dispositivo. Não houve, portanto, qualquer alteração quanto ao entendimento de que o empregado afastado devido à prestação de serviço militar ou a acidente de trabalho tem o período de afastamento contado para o tempo de serviço.
A inclusão deste dispositivo na legislação visa evitar o pagamento de horas extras ao empregado que, apesar de estar na empresa, não está de fato à disposição do empregador, mas sim realizando atividades de interesse próprio, fato que se tornou rotineiro em algumas empresas. A inclusão deste dispositivo na legislação visa evitar o pagamento de horas extras ao empregado que, apesar de estar na empresa, não está de fato à disposição do empregador, mas sim realizando atividades de interesse próprio, fato que se tornou rotineiro em algumas empresas.
3.1 Conclusão
A empresa “Vaca Viúva” foi fundada pelos sócios Marcos e André em 1997 com o intuito de ser a maior distribuidora de carnes da região, a “Vaca Viúva é conhecida por fornecer aos consumidores, produtos frescos, de alta qualidade e procedência garantida, é desta forma que a “Vaca Viúva” tem se tornado referência no mercado de carne. Em 2010 foi iniciada a construção da expansão do frigorífico que foi realizada graças a um mix de financiamento adquirido junto ao BNDES e a outras fontes de financiamento, a finalização dessa ampliação aconteceu 5 anos depois de iniciada, e a “Vaca Viúva” pôde realizar uma grande festa de inauguração de uma moderna fábrica de “graxaria”, onde é produzida farinha de carne e ossos, farinha de sangue e sebo industrial dentro dos mais altos padrões de qualidade, podendo ser comparada entre as melhores marcas do mercado. Buscando sempre prezar pela qualidade de seus produtos, a empresa exigia que os funcionários de um determinado departamento fizessem um procedimento de higiene específico e vestissem uniformes e equipamentos de proteção individual.
Concluímos que desenvolvemos os elementos, aspectos e técnicas para a resolução dos problemas apresentados na situação geradora de aprendizagem que envolveu conceitos sobre falência, análise de desenvolvimento dos principais gastos, tomada de decisão, elementos decisórios e nova lei trabalhista.
REFERÊNCIAS
https://www.passeidireto.com/arquivo/34368366/principio-da-separacao-entre-a-pessoa-juridica-e-os-membros-que-integram-a-socie. Acesso em: 10/03/2018
https://brainly.com.br/tarefa/11759934#readmore. 
ALVES, Maria Leila. O papel equalizador do regime de colaboração estado-município na política de alfabetização. 1990. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Campinas, Campinas, 1990. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/cibec/bbe-online/>. Acesso em: 28/03 2018.
BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Texto do Decreto-Lei n.º 5.452, de 1 de maio de 1943, atualizado até a Lei n.º 9.756, de 17 de dezembro de 1998. 25 ed. atual. e aum. São Paulo: Saraiva, 1999. Acesso em: 28/03 2018.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de (Org.). Construindo o saber: metodologia cientifica, fundamentos e técnicas. 5. ed. São Paulo: Papirus, 1995. 175 p. Acesso em: 28/03 2018.
CURITIBA. Secretaria da Justiça. Relatório de atividades. Curitiba, 2004. Acesso em: 10/04/2018
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 1999. Acesso em: 10/04/2018
______. Pesquisa: princípio científico e educativo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2000. Aceso em: 15/04/2018
MAINGUENEAU, Dominique. Elementos de lingüística para o texto literário. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Acesso em: 15/04/2018
RAMPAZZO, Lino. Metodologia científica: para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. São Paulo: Stiliano, 1998. Acesso em: 18/04/2018
REIS, José Luís. O marketing personalizado e as tecnologias de Informação. Lisboa: Centro Atlântico, 2000. Acesso 19/04/2018
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2. Acesso 20/04/2018.
https://www.passeidireto.com/arquivo/34368366/principio-da-separacao-entre-a-pessoa-juridica-e-os-membros-que-integram-a-socie.
https://brainly.com.br/tarefa/11759934#readmore
acesso em 12/04/2018
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/planejamento-estrategico-missao-visao-valores-sua-importancia-para-a-estrutura-do-seu-negocio/91374/ acesso 12/04/2018
 http://www.fecomercio.com.br/noticia/como-fica-o-tempo-a-disposicao-do-empregador acesso em 12/04/2018
https://www3.ethos.org.br/cedoc/5790/#.vkz-xnatiu%3E acesso em 23/042018.
https://siggedi.wordpress.com/2009/12/11/governanca-corporativa-e-seus-principios/ acesso em 24/04/2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais