Buscar

AVALIATIVA COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZACOES OBJETIVA G1

Prévia do material em texto

AVALIATIVA COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZACOES OBJETIVA G1 
1)    O modelo de gerenciamento das indústrias japonesas se diferencia em muito do modelo burocrático e do modelo adotado pelo ocidente. Analise as asserções I e II e, posteriormente, marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao modelo japonês.
 Asserção I
O modelo japonês se preocupa com a especialização do funcionário em uma atividade, defendendo a ideia de que a repetição leva a especialização com maior conhecimento e rendimento. Neste modelo o poder está centralizado no topo, as decisões são tomadas por poucos funcionários que ocupam cargos de maior valor, e os demais são executores, cumpridores de ordens e orientações.
Asserção II
Na concepção japonesa, o grupo, a equipe prevalece sobre o individual. A forma de trabalho, a resolução de problemas, encaminhamento de soluções e decisões são realizadas em grupo, bem como, o grupo é recompensado no atingimento de resultados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
    a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa; 
    b) As asserções I e II são proposições verdadeiras; 
    c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I; 
    d) As asserções I e II são proposições falsas, e a II não justifica a I; 
    e) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
2) A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. Pode-se comparar a cultura organizacional e um iceberg, cuja parte visível é apenas uma pequena parte, enquanto a parte submersa representa a maior parte do iceberg. Leia as afirmações e marque a alternativa que contém a resposta correta referente ao comportamento organizacional aparente.
I - O comportamento organizacional aparente é definido como tudo que visivelmente o governo impõe para a organização existir, criando e fundando estruturas ocultas ou subjacentes das pessoas através dos relacionamentos interpessoais que influenciam diretamente a organização através do autoconhecimento e conscientização legal e formal;
II - O comportamento aparente é definido como tudo que visivelmente compõe a organização desde sua estrutura física, o trabalho em si, e as relações interpessoais aparentes que permitem o seu funcionamento;
III - O comportamento aparente é definido como tudo que subjacentemente os membros da organização expõem na sociedade referentes a ações políticas e ações de solidariedade que constitui parte da cultura organizacional que muitas vezes não é trabalhada ou não é aceita. Incluem-se nesta definição as atitudes e valores, sentimentos de raiva, alegria, medo, desrespeito, normas grupais, interações, mecanismos de defesa, motivações e desejos.
Marque a afirmativa correta:
    a) Apenas está correta a afirmativa I; 
    b) Apenas estão corretas as afirmativas I e III; 
    c) Apenas está correta a afirmativa II; 
    d) Apenas está correta a afirmativa III; 
    e) Todas as afirmativas estão corretas. 
3) As organizações podem ser vistas metaforicamente como prisões psíquicas que conduzem os indivíduos ao aprisionamento de padrões de pensamentos e crenças estabelecidas que estejam no seu inconsciente. Analise as duas asserções e marque a resposta correta no que se refere às relações vividas no ambiente organizacional, bem como as vivências e sentimentos projetados neste cenário.
Asserção I
O modelo mecanicista-burocrático é um exemplo de organização que reserva um significado camuflado dos controles e rotinização das suas atividades, reduzida formalização, poucas regras, comunicação informal e decisões descentralizadas da cúpula.  Essas características dizem respeito à personalidade obsessiva compulsiva.
Asserção II
Os indivíduos que apresentam uma personalidade obsessiva compulsiva sentem-se confortáveis em trabalhar em empresas burocráticas, uma vez que suas características pessoais encontram apoio no sistema que tenha excessivo zelo pela regulamentação, planejamento, controle e rotinização das suas atividades, bem como obediência e disciplina.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
    a) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa; 
    b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira; 
    c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I; 
    d) As asserções I e II são proposições falsas, e a II é uma justificativa da I; 
    e) As asserções I e II são proposições falsas, e a II complementa a I. 
4)    A cultura organizacional faz uso do imaginário das pessoas para dar e criar significado a vida cooperativa. O imaginário é o espaço onde existem significados que são compartilhados e para entendê-los é preciso ver o que não está expresso objetivamente. Avalie as afirmações a seguir e verifique qual (is) traz (em) conteúdos verdadeiros referente ao imaginário:
 I.          A organização é um espaço que não permite incorporar valores, crenças, normas que estão projetados no imaginário do colaborador, pois este ambiente requer racionalidade e objetividade para somente atender as necessidades econômicas do negócio e do dono da empresa.
 II.          A organização fica sem significado, quando deixa de incorporar na sua dinâmica os valores, as crenças, as normas e os processos de interpretação e socialização, pois essa serve de cenário para a vivência e projeção do imaginário dos seus colaboradores.
 III.          A organização tem um significado quando é um espaço que serve de tela para as necessidades inconsciente dos seus integrantes, onde esses projetam suas fantasias, sonhos e vivências.
    Marque a afirmativa correta:
    a) Apenas está correto a afirmativa I; 
    b) Estão corretas as afirmativas I e III; 
    c) Apenas está correta a afirmativa II; 
    d)Estão corretas a afirmativa I,II e III; 
    e) Apenas estão corretas as afirmativas II e III; 
5)    Todo indivíduo é único e apresenta a sua personalidade. O estudo do desenvolvimento da personalidade aprofunda o conhecimento do comportamento humano. Analise as afirmações I, II e III e marque a resposta correta referente à personalidade.
I.        Quando falamos sobre a personalidade de alguém, estamos nos referindo aos traços que as fazem diferentes de outras pessoas, a essas diferenças chamamos de traços individuais. As pessoas são classificadas conforme suas características, em introvertidas, extrovertidas, seguras, inseguras, e assim sucessivamente.
II.        Quando falamos sobre a personalidade de alguém, estamos nos referindo a sua formação profissional e da profissão que este indivíduo escolheu para atuar, pois este é o único fator que apresenta o desenvolvimento biossocial que forma a personalidade do indivíduo.
III.        Quando falamos sobre a personalidade de alguém, estamos nos referindo aos traços que as fazem diferentes de outras pessoas. A personalidade é formada por três partes, chamadas de três instâncias: id (os impulsos primitivos), ego (o executivo da personalidade) e superego (padrões éticos da conduta, a moral da pessoa).
A respeito das afirmações, assinale a opção correta:
    a) Somente a afirmativa I é verdadeira; 
    b) As afirmativas I e III são verdadeiras; 
    c) As afirmativas I e II são verdadeiras; 
    d) Somente a afirmativa II é verdadeira; 
    e) Todas as afirmativas são verdadeiras; 
6)    É através do grupo que cada indivíduo estabelece seu próprio autoconceito, a sua identidade. Avalie as afirmações (I, II e III) e marque a alternativa que contém a resposta correta referente às afirmações sobre grupos.
 I.        Nos grupos de trabalho os indivíduos conseguem auxílio e apoio para atender a consecução dos seus objetivos individuais, todavia os objetivos organizacionais somente serão satisfeitos caso a direção da empresa tenha normatizado através de um código de ética quais são imprescindíveis para a obtenção do lucroreal;
II.        No grupo o individuo pode compartilhar e auxiliar em atividades que tenham objetivos comuns, como por exemplo, fabricar objetos e produtos, participar de atividades que visam ao divertimento, prestação de auxílio e muitos outros;
III.        Nos grupos de trabalho o individuo nunca consegue satisfazer suas necessidades pessoais, porque o objetivo da formação desse grupo é voltado para o ambiente externo cujas forças tecnológicas, políticas, econômicas e sociais impedem o desenvolvimento de questões de cunho particular.
A respeito das afirmações, assinale a opção correta.
    a) Somente a afirmativa I é verdadeira; 
    b) As afirmativas I e III são verdadeiras; 
    c) As afirmativas II e III são verdadeiras; 
    d) Somente a afirmativa II é verdadeira; 
    e) Todas as afirmativas são verdadeiras. 
7 )	Os rituais, cerimônias, estórias, mitos, seus heróis expressam parte da cultura de uma organização e  essa expressão se dá com o uso do imaginário das pessoas. Avalie as afirmações a seguir e verifique a(s) que apresenta o conceito de imaginário:
 I.    O imaginário é o espaço mental onde estão representados desejos, fantasias, sonhos.
  II.    O imaginário é o espaço mental que contém as necessidades e inquietudes dos gestores que são expressas objetivamente através de ordens para os colaboradores e de promoções para os clientes;
  III.    O imaginário é o espaço onde existem significados que são compartilhados que para entender é preciso fazer uso da imaginação, isto é, ver o que não está expresso objetivamente, enxergar significado, sentido.
É correto apenas o que se afirma:
  a)Apenas na afirmativa I; 
b)Apenas na afirmativa I e II; 
c)Apenas na afirmativa II; 
d)Apenas na afirmativa I e III; 
e)Todas as afirmativas estão corretas.
A empresa TODAY & Cia é um exemplo mecanicista-burocrático. No exemplo mecanicista-burocrático a hierarquia autoritária, a visão funcional e a individual é que se destacam. Considerando um exemplo mecanicista-burocrático, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
Na empresa TODAY & Cia as pessoas com personalidade obsessiva-compulsiva sentem-se confortáveis em trabalhar
            PORQUE
Estas pessoas buscam a segurança, através do controle, ter conhecimento de tudo que o cerca, são pessoas rígidas quanto ao cumprimento de suas responsabilidades e buscam fazê-lo sempre da melhor forma, tendo dificuldade em aceitar erros, falhas consigo mesmo e com os outros. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
    a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
  b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I. 
    c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
    d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
    e) As asserções I e II são proposições falsas. 
9) A organização do caráter corresponde a uma estrutura latente que se revela em comportamentos e que é fruto dos progressos e fracassos nas diferentes etapas da evolução da personalidade. Leia as afirmativas I e II analise e, posteriormente, marque a alternativa que contém a resposta correta referente a afirmativas verdadeiras sobre caráter e comportamento.
 AFIRMARTIVA I
As pessoas que apresentam caráter narcisista-hipomaníaco são falantes, exuberantes, ativas, não aceitam bem a autoridade de outras pessoas, não gostam de receber críticas.
AFIRMARTIVA II
O eu das pessoas narcisista não possui nenhum grau de agressividade que se reflete em ação. O narcisista é inibido, depressivo, agressivo, não gosta de exercer controle, não gosta de chamar a atenção e não deseja ser o centro das atenções em contraponto ao seu pensar de não ser amado e ser esquecido. O narciso é silencioso e fala pouquíssimo com os seus pares.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
    a) A afirmativa I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
    b) As afirmações I e II são proposições verdadeiras, mas a II é uma justificativa da I. 
    c) As afirmações I e II são proposições falsas, e a II é uma justificativa da I. 
    d) A afirmativa I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
    e)e) As afirmativas I e II são proposições falsas, e a II complementa a I. 
10) Vários autores enumeram aspectos que caracterizam o perfil do empreendedor. Leia Asserções I, II e III, posteriormente marque a alternativa que contém as alternativas verdadeiras no que se refere a as características do empreendedor.
Asserção I
O empreendedor se mantém informado e é capaz de identificar novas oportunidades, se antecipa aos acontecimentos e se prepara para qualquer circunstância. Esta é uma característica que o empreendedor apresenta denominada de INICIATIVA E BUSCA DE OPORTUNIDADES.
Asserção II
O empreendedor sabe calcular os riscos, diminuindo o seu impacto, e avaliar as possibilidades, de modo a controlar os resultados esperados. Por isso não teme situações desafiantes ou riscos moderados. Esta é uma característica que o empreendedor apresenta denominada de AVALIAÇÃO DOS RISCOS.
 Asserção III
O empreendedor tem tendência de se conformar com os custos, as estruturas, os fornecedores, o design e os modelos de gestão que são estabelecidos como padrão pelo mercado. Esta é uma característica que o empreendedor apresenta denominada CONFORMISMO.
Marque a resposta correta:
    a) É correto somente o que diz nas asserções II e III; 
    b) É correto somente o que diz nas asserções I e III; 
    c) É correto somente o que diz na asserção III; 
     d) É correto o que diz nas asserções I e II; 
    e) É correto o que dizem todas as asserções.

Outros materiais