Quest. de PSOO - 10-08-2018
7 pág.

Quest. de PSOO - 10-08-2018


DisciplinaProjeto de Sistemas Orientado A Objetos249 materiais77 seguidores
Pré-visualização2 páginas
PROJETO DE SISTEMAS ORIENTADO A OBJETOS
QUESTIONÁRIO 1° MÓDULO
1. A fase de projeto que tem como insumo o modelo de requisitos (casos de uso, descrição de casos de uso, modelo de classe conceitual etc.), tem como objetivo a geração do modelo de dados, a transformação de classes e objetos conceituais em classes e objetos equivalentes em projeto é a fase de:
Resp: Projeto de dados/classes.
2. A fase de projetos sempre se inicia após a fase de requisitos ou após uma primeira iteração dos requisitos, nos casos em que adotamos um modelo de ciclo de vida iterativo incremental ou qualquer variante dele. Nesse conceito, a fase de projeto pode ser definida como:
Resp: Um elo entre a fase de análise e a fase de construção.
3. A norma ISO25010 descreve seis características que definem a qualidade de software. Essas características, também denominadas atributos de qualidade, são comumente usadas quando trabalhamos com requisitos não funcionais. A característica que está ligada à capacidade do sistema de software de auxiliar os usuários na realização de suas tarefas, de maneira produtiva é:
Resp: Usabilidade.
4. Em relação à fase de projeto de interfaces é correto afirmar:
I \u2013 Descreve como implementar classes de controle.
II \u2013 Descreve a comunicação entre sistemas externos.
III \u2013 Descreve como os componentes trocam informações.
Resp: II e III estão corretas.
5. Em relação ao conceito de coesão na fase de projeto é correto afirmar:
I \u2013 Um método deve executar apenas uma atividade especialista.
II \u2013 Sua finalidade é reduzir a dependência entre os objetos.
III \u2013 Aumenta o grau de modularidade de um software.
Resp: Somente a I está correta.
6. No início do projeto é importante darmos ênfase a soluções macro, e à medida que o projeto for avançando, vamos descendo ao nosso nível de solução. Esse conceito refere-se a:
Resp: Abstração.
7. O projeto orientado a objetos partilha exatamente dos mesmos princípios de projeto. A diferença fundamental está na utilização do paradigma da orientação a objetos e de seus conceitos fundamentais. Assinale a alternativa que aponta um desses paradigmas:
Resp: Encapsulamento e herança.
8. O software deve ser dividido em componentes que trabalham em conjunto para desempenhar uma determinada atividade e atingir um determinado objetivo. Esse conceito refere-se a:
Resp: Modularidade.
9. O tipo de classe que tem como objetivo a persistência de informações em um repositório de dados, como um banco de dados, é chamada de:
Resp: Classe persistente.
10. São descritas como atividades de um arquiteto de software:
I - Conduz ou coordena o projeto técnico do sistema e tem a responsabilidade pelas decisões técnicas.
II - Trabalha junto com os analistas e desenvolvedores para garantir que o guia da arquitetura seja seguido.
III - Liderança da equipe para um bom resultado e da aceitação do produto por parte do cliente.
Habilidades
Resp: I e II estão corretas.
VIDEO AULAS 1° MÓDULO
1. O atributo de qualidade que está ligado à capacidade do sistema de software de manter um determinado nível de desempenho, quando usado sob as condições especificadas, é chamado de:
Resp: Confiabilidade.
2. O projeto de um software é dividido em fases. A fase responsável por definir a comunicação do sistema com os componentes internos e externos é chamada de:
Resp: Projeto de interface.
3. O projeto orientado a objetos tem características específicas, cuja diferença fundamental está na utilização do paradigma da orientação a objetos e de seus conceitos fundamentais, que podem ser:
Resp: Encapsulamento e herança.
4. Uma característica da fase de projeto que permite o aumento da produtividade e da qualidade por meio da sua observância no desenho de um software é:
Resp: Reuso.
QUESTIONÁRIO 2° MÓDULO
1. Atribuir visibilidade de atributos e métodos é uma das atividades da fase de projeto. A visibilidade de um atributo para atender a característica de encapsulamento de orientação a objetos é:
Resp: Privado.
2. Em relação à UML é correto afirmar: 
I - A UML é apenas uma linguagem.
II - É independente do modelo de processo adotado.
III - É destinada a visualização, especificação e documentação de artefatos.
Resp: I, II e III estão corretas.
3. Em relação a banco de dados orientados a objetos, podemos afirmar que:
I- Objetos que possuem o mesmo conjunto de atributos e métodos são denominados classes.
II- Cada objeto possui uma chave primária no banco de dados.
III- Adoção de mecanismos de relacionamento: composição, agregação e herança.
Resp: I e III estão corretas.
4. Não é qualquer linguagem de programação que pode ser considerada orientada a objetos; para tal, é necessário que se cumpram determinados pré-requisitos. Assinale a alternativa que caracteriza uma linguagem orientada a objetos:
Resp: Herança.
5. Os diagramas da UML são distribuídos para compor cada visão do sistema. O diagrama de componentes está relacionado a qual visão:
Resp: Implementação.
6. Quando estamos definindo as responsabilidades dos objetos dentro do sistema, passamos a identificar as classes que o representa. Os objetos mais próximos do domínio do mundo real que normalmente conseguimos identificar nos casos de uso são ditos classes de:
Resp: Entidade.
7. São ditos diagramas comportamentais da UML:
Resp: Diagrama de sequência e casos de uso.
8. Sobre troca de mensagens entre os objetos de um sistema é correto afirmar que:
I- Mensagens de criação e destruição de objetos podem ser aplicadas a diagramas de interação.
II- Autodelegação de mensagens consiste em uma classe A chamar um método da classe B.
III- Mensagens síncronas são mensagens que implicam em um objeto que envia a mensagem e aguarda o retorno do objeto chamado.
Resp: I e III estão corretas.
9. Um sistema de software pode ser dividido em cinco visões. A visão que tem como objetivo representar como as funcionalidades serão implementadas sob o aspecto da solução de projeto é a visão de:
Resp: Lógica.
10. Um sistema de software pode ser dividido em cinco visões. A visão que tem como objetivo representar a organização física de hardware do sistema, como computadores, servidores e periféricos, e como eles se relacionam com o sistema é a visão de:
Resp: Implantação.
VIDEO AULAS 2° MÓDULO
1. A modelagem de um sistema utilizando a UML pode ser dividida em cinco visões. Qual das visões apresenta os diagramas que tem foco na fase de projeto de software?
Resp: Visão lógica.
2. A modelagem dinâmica representa a interação dos objetos ao longo do tempo de execução de uma funcionalidade. Assinale a alternativa que apresenta o que pode ser representado em um diagrama de sequência.
Resp: Todas as alternativas estão corretas. (Estruturas de repetição; Fluxos alternativos; Criação e destruição de objetos; Troca de mensagens síncronas e assíncronas)
3. O diagrama de classes evolui do modelo de domínio para o modelo de projeto com um maior detalhamento das classes envolvidas. Qual opção apresenta uma das atividades para o modelo de projeto?
Resp: Atribuir visibilidade a atributos e métodos.
4. Várias tecnologias apoiam a elaboração da fase de projeto, sejam elas ferramentas CASE, back-end ou front-end. Qual dos itens abaixo representa uma tecnologia de back-end?
Resp: Banco de dados.
QUESTIONÁRIO 3° MÓDULO
1. A utilização de padrões na arquitetura de software tem como objetivos principais resolver problemas macros comuns a todos os sistemas de software, como: produtividade, reúso, redução de complexidade e geração de um protocolo de comunicação entre todos os envolvidos em um projeto de software. Em relação às afirmativas abaixo sobre padrões de projeto, assinale a alternativa correta:
 I - Singleton é um padrão de projeto de criação que garante que um objeto tenha apenas uma instância.
II - Façade é um padrão comportamental que faz o papel de interface entre outros objetos.
III - Bridge é um padrão estrutural que promove a separação da abstração de uma classe de sua implementação.
Resp: I e III estão corretas
2. A visão