Buscar

Aula 6 Supervisão e Orientação Pedagógica na organização do currículo, planejamento do processo de ensino aprendizagem.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Supervisor e orientação pedagógica
Aula 6 supervisão e orientação pedagógica na organização do currículo, planejamento e avaliação e o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem.
	2a Questão
	
	
	
	A Supervisão pedagógica ao participar e acompanhar o planejamento dos professores do Ensino Fundamental identificou como sendo a maior queixa a "lentidão" dos alunos na escrita. Respaldando-se nos fundamentos e procedimentos sugeridos nos PCN, mostrou que um forte indicador das dificuldades dos alunos está relacionado com um sentimento de incapacidade para a aprendizagem que muitas vezes bloqueia o desenvolvimento do aluno no processo. Assim é tarefa do Supervisor pedagógico refletir, coletivamente, sobre os seguintes aspectos:
	 
	encaminhamentos e intervenções que modifiquem qualitativamente as situações de aprendizagem oferecidas no cotidiano escolar, sendo favoráveis ao processo evolutivo do aluno.
	3a Questão
	
	
	
	Com relação à profissão do Supervisor pedagógico, podemos afirmar que na década de 80 ocorreu:
	 
	Um crescente movimento de regulamentação da profissão do Supervisor Pedagógico.
	4a Questão
	
	
	
	O planejamento, na escola, precisa ser compreendido como uma oportunidade de dar outro sentido as ações educativas e, portanto, de ressignificar o próprio trabalho docente. Ao pensar no Projeto Político Pedagógico, o supervisor pedagógico deve ter como tarefa:
	 
	Coordenar, juntamente com a equipe gestora, os encontros de trabalho e acompanhar o seu desenvolvimento na escola.
	5a Questão
	
	
	
	Leia cada uma destas afirmações. I.A organização curricular deve corresponder às necessidades dos educandos face ao contexto ecológico, econômico, demográfico, social e cultural em que vivem e às suas condições e perspectivas psicoemocionais. II. Cada um e todos os setores ou funções da escola devem ter a perspectiva global do processo educativo. III. Todos os setores ou funções da escola devem ter a perspectiva da posição de cada um no processo educativo, bem como compreender os seus papéis e suas inter-relações. A alternativa cujo(s) item(ns) contempla(m), plenamente, os aspectos abordados pela autora é:
		
	 
	I - II - III
	6a Questão
	
	
	
	Na década de 70 houve certo aprofundamento dos estudos sobre a supervisão e o currículo. Neste período, o MEC elaborou um documento que orientava para:
	
	 
	A necessária presença dos Supervisores pedagógicos em todas as unidades escolares.
	7a Questão
	
	
	
	CEPERJ/2015: Para Libâneo, há uma ideia de senso comum, inclusive de muitos pedagogos, de que Pedagogia é o modo como se ensina, o modo de ensinar a matéria, o uso de técnicas de ensino. O pedagógico aí diz respeito ao metodológico, aos procedimentos, por isso, trata-se de uma ideia:
	 
	simplista e reducionista
	8a Questão
	
	
	
	O supervisor escolar encontra em sua prática cotidiana muitos desafios ao se deparar com a realidade das escolas públicas. São desafios requentes:
	 
	Alto índice de reprovação, evasão e falta de materiais pedagógicos

Outros materiais