A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
AV1 STORYTELLING AV1

Pré-visualização | Página 1 de 2

Avaliação: NPG1128_AV_201805039211 » STORYTELLING 
Tipo de Avaliação: AV 
Aluno: 
Professor: MARIA ADELAIDE MAIO RODRIGUES Turma: 9002/AB 
Nota da Prova: 4,8 Nota de Partic.: Av. Parcial Data: 22/08/2018 
 
 
 1a Questão (Ref.: 201805673287) Pontos: 0,0 / 0,6 
Sabendo da importância que o storytelling ganhou no mundo, é preciso compreender este universo mais profundamente. Na visão de Peter Guber, as histórias que realmente movem e cativam as pessoas são aquelas que são verdadeiras tanto para quem as conta quanto para o público, considerando também outros dois itens importantes, o momento e a missão a que destina. Devemos por tanto concluir que: 
 I A importância de contar histórias com uma mensagem relevante, ou seja, a importância do storytelling para o ser humano manteve-se intacta ao longo dos séculos, mas as formas de contar essas histórias evoluíram desde a criação coletiva da Antiguidade até os dias atuais. 
 II As novas tecnologias criarão condições para a convergência de todas as narrativas em uma mesma mídia, com os computadores conectados, criando então a era do storytelling digital. 
 III De forma pública e compartilhada, foi criado um novo tipo de storytelling: a autoria interativa na rede. O melhor exemplo desse tipo de autoria são as plataformas wiki, que permitem a participação de coautores na escrita de um texto. 
A seguir selecione a alternativa correta: 
 
 Somente III é verdadeira. 
 Todas são verdadeiras. 
 Todas são falsas. 
 I e III são falsas. 
 Somente I é falsa. 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201805743560) Pontos: 0,6 / 0,6 
O conteúdo não mais é apenas lido, visto e ouvido de forma isolada, mas em uma experiência mais ampla. Com isso, os formatos também sofrerão mudanças no sentido de se tornarem mais ágeis, interativos e com informações complementares sendo assim aponte, assinalando a alternativa correta, as tendências tecnológicas que serão determinantes para a produção o storytelling. 
 
 Essa interação é realizada em tempo real, com equipamentos que auxiliam a ampliação do sentimento de presença do usuário em determinado local. 
 O objetivo de criar uma interface entre o usuário e o computador além de gerar a sensação de realidade para um indivíduo, não são características da realidade virtual. 
 A internet semântica não traz a conectividade entre os dados, não favorecendo assim a realidade virtual contemporâneo. 
 Na fase semântica em que a Web já se encontra, o computador consegue interpretar informações específicas contidas em documentos e, mas não entrega dados com mais qualidade. 
 A realidade virtual é uma tecnologia não muito nova, que vem sendo testada apenas na década de 2010. 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201805742953) Pontos: 0,6 / 0,6 
Contar histórias é um traço definidor do homem. Pinturas rupestres em cavernas mostram a capacidade narrativa humana. Gravuras francesas do século XIX exibem o hábito familiar e social de ouvir histórias. Sendo assim podemos afirmar que: 
 
 Quando compartilhamos uma história, estamos compartilhando valores. 
 Contar história só foi possível com o surgimento da escrita. 
 Uma história não ajuda no lançamento de um produto, ou seja, na campanha de uma publicidade. 
 Uma história só pode ser contada por meios impressos ou vídeos. 
 Hoje buscamos histórias que somente podem ser contadas em tablets e celulares como meios. 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201805673922) Pontos: 0,0 / 0,6 
Durante a Tsunami no Japão em 2011, ima rede de cientistas criou no Twitter uma conta cujo objetivo era informar de forma qualitativa sobre os riscos de contaminação por causa das explosões e vazamentos da usina nuclear de Fukushima. A conta foi usada como fonte de notícias para muitos jornalistas ao redor do mundo durante a cobertura. 
Tendo em vista o fragmento do texto acima e as nossas aulas, analise as frases abaixo, após assinale a opção correta. 
I Com a criação de aplicativos para celulares e tablets, a experiência de jornalismo de TV foi expandida. Muitas empresas jornalísticas que produzem conteúdo televisivo desenvolveram apps para que o público que consome conteúdo da primeira tela (a TV) interaja com o de uma segunda tela (celular ou tablet). O conteúdo dos apps inclui a complementação de uma matéria, com fotos, vídeos e informações extras. 
II A internet se tornou a mídia central do século XXI, trazendo mudanças na gestão das redações e no formato das notícias, e não no papel do jornalista. 
III Com base nas mudanças, já se falou até no fim do jornalista, que seria substituído por uma massa de colaboradores, ou seja, qualquer pessoa disposta a gerar notícia. Mas é claro que a técnica de apuração e o acesso a fontes de notícia não mudam e a importância do jornalista se mantém. 
 
 Todas são verdadeiras. 
 Todas são falsas. 
 Somente II é falsa. 
 Somente I é verdadeira. 
 II e III são verdadeiras 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201805706611) Pontos: 0,6 / 0,6 
Na nossa sociedade de conhecimentos, os projetos de storytelling digital revolucionam os formatos da informação documental e o mundo das notícias. Sendo assim podemos afirmar: 
 
 A internet se tornou a mídia central do século XXI e trouxe mudanças não apenas na gestão das redações e no formato das notícias, mas também no papel do jornalista. 
 Com a avalanche de informações que chegam das mídias sociais e sites na internet, o jornalista não devem se preocupar em mudar os seus métodos de trabalho. 
 Muitos projetos de jornalismo com a participação indireta do público se multiplicaram pela rede mundial de computadores. 
 Hoje temos pessoas conectadas das mídias sociais e dispostas a gerarem notícias, consequentemente não existe técnica de apuração, mudando a importância do jornalista, podendo chegar a extinção dessa profissão 
 A partir das mudanças ocorridas na sociedade da informação e comunicação, já se falou até no fim do jornalista, que seria substituído por uma massa de colaboradores, sem necessidade de um editor de produção. 
 
 
 
 6a Questão (Ref.: 201805673816) Pontos: 0,6 / 0,6 
Almeida (2003) acentua as mudanças trazidas pela interatividade tecnológica: "interação mediada via tecnologias de comunicação é um novo meio de construir relações, de identificar simbolicamente grupos, de simular movimentos e atitudes e de transformar a condição da aquisição de conhecimento e de participação. Noções de interatividade dão o tom de supremacia para aqueles serviços, empresas e produtos que a possibilitam ou a comercializam. Nesse caso, surge a necessidade de reaver as aparências desse fenômeno, suas relações, seus imbricamentos e a legitimidade dos argumentos que o sustentam". 
Com base na afirmação do autor acima e o conteúdo das nossas aulas, analise as frases e após assinale a opção correta: 
I a produção de conteúdo interativo, essas características devem ser levadas em consideração e serem os guias dos produtores na escolha das opções de interatividade ao longo da narrativa. 
II Uma das características do conteúdo feito exclusivamente para a internet ou para a hipermídia é a individualidade, a possibilidade de navegação e escolha do momento de interação com a história. 
III A produção de histórias interativas em vídeo exige mudanças em toda a cadeia, desde a formação dos profissionais, uma vez que os roteiros mudam de formato, passando pela atualização dos softwares de edição e pela formação do público. 
 
 Somente II é falsa. 
 Todas são falsas. 
 II e III são verdadeiras 
 Todas são verdadeiras 
 Somente I é verdadeira. 
 
 
 
 7a Questão (Ref.: 201805706560) Pontos: 0,6 / 0,6 
Contar uma boa história é uma poderosa ferramenta para se conseguir resultados impressionantes em todos os setores. Por isso, muito tem se falado sobre storytelling, que significa: 
 
 As novas tecnologias não criarão condições para a convergência de todas as narrativas em uma mesma mídia, com os computadores conectados. 
 A arte de contar histórias

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.