APOL GEOGRAFIA NOTA 100
11 pág.

APOL GEOGRAFIA NOTA 100

Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cNa medida em que são trabalhados os conteúdos da Geografia, o espaço escolar ganha novas dimensões e valores\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. 2. ed. Curitiba: Iesde. 2010. p. 151.
A clareza de qual concepção de geografia está sendo proposta é o ponto de partida para que ela seja entendida e consequentemente aceita como possível pelo profissional que atua com a criança. Leia as afirmativas e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: a partir desse contexto, há uma preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental. Qual é a preocupação central?
Nota: 10.0
	
	A
	Dominar as linguagens cartográficas.
	
	B
	Compreender o processo de transformação da sociedade e da cultura.
	
	C
	Busca oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que os instrumentalizem a refletir sobre si mesmos, a se inserir e a participar ativa e criticamente no mundo social.
	
	D
	Construção da noção espaço-temporal.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra \u201cD\u201d, pois a preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal. (p. 75).
	
	E
	Apresentar domínios necessários para o exercício da cidadania.
Questão 2/10 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cNa Geografia não há espaços estanques, separados e fragmentados. O espaço é sempre uma totalidade\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 22.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a alfabetização geográfica torna o espaço objeto do conhecimento. Faz entender a estrutura e a organização da materialidade do espaço como derivadas sociais. Então, ler o espaço geográfico compreende:
Nota: 10.0
	
	A
	a realidade e o espaço.
	
	B
	a sociedade e a natureza.
	
	C
	a natureza e o território.
	
	D
	a sociedade e a realidade.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra \u201cD\u201d, pois ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade, que é, antes de qualquer coisa, uma construção social e histórica. (p. 24).
	
	E
	o espaço e a sociedade.
Questão 3/10 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cComo podem os professores se tornarem construtores de conhecimentos quando são reduzidos a executores de propostas e projetos de cuja elaboração não participaram e que são chamados apenas a implantar?\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301997000300002>. Acesso em: 12 abr. 2016.
As questões levantadas no texto acima são, no mínimo, inquietantes, extrapolando a mera definição \u201cquadradinha\u201d do que seja o currículo e trazendo para a mesa algumas questões para serem discutidas. Quais questões são essas? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) A observação dos aspectos visíveis do espaço geográfico.
II. ( ) Saberes acadêmicos que são transformados em saberes escolares.
III. ( ) Políticas educacionais, cultura e saberes acadêmicos.
IV. ( ) Formação dos profissionais que atuam na educação básica.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	B
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	C
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	D
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 V
	
	E
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 V
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras, pois as questões levantadas por essa autora são, no mínimo, inquietantes, extrapolando a mera definição \u201cquadradinha\u201d do que seja currículo e trazendo para a mesa de discussão algumas questões como: formação dos profissionais que atuam na educação básica, políticas educacionais, cultura, saberes acadêmicos que são transformados em saberes escolares.  Questões que, apesar de atuais pesquisas em educação, ainda estão longe de estar resolvidas. (p. 73).
Questão 4/10 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA geografia trabalha com conceitos que fazem parte da vida cotidiana das pessoas e em geral elas possuem representações sobre tais conceitos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 33.
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, um determinado conceito ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida não capitalista. Qual é esse conceito?
Nota: 10.0
	
	A
	Território.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra \u201cA\u201d, pois o conceito de território desenvolvido ignorava as lutas e resistências dos povos sem Estado. Não reconhecia nem valorizava sua organização socioespacial e seus modos de vida não capitalista. Enfim, o conceito de território tornou-se científico a partir de análises etnocêntricas, que desvalorizaram grupos étnicos-sociais não europeus. (p. 40).
	
	B
	Natureza.
	
	C
	Espaço.
	
	D
	Sociedade.
	
	E
	Lugar.
Questão 5/10 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cO objetivo da geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza e como ocorre a apropriação desta por aquela\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. Geografia, meio ambiente e sociedade: múltiplas interpretações do mundo contemporâneo. São Paulo, [s. n.], 2011. p. 22.
As primeiras teorias da geografia capazes de influenciar o pensamento geográfico do ocidente foram desenvolvidas em dois países e os discursos geográficos coincidiram com os interesses dos respectivos Estados. Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais foram esses dois países?
Nota: 10.0
	
	A
	Alemanha e Portugal.
	
	B
	França e Portugal.
	
	C
	Alemanha e França.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra \u201cC\u201d, pois foi na Alemanha e França que desenvolveram as primeiras teorias da geografia capazes de influenciar o pensamento geográfico do ocidente. Os discursos geográficos, alemão e francês, coincidiram com os interesses dos respectivos Estados. (p. 38).
	
	D
	França e Roma.
	
	E
	Roma e Alemanha.
Questão 6/10 - Geografia: Fundamentos e Metodologias Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Leia o fragmento de texto a seguir:
\u201cA pluralidade de conceitos e de visões acerca da região se mostra benéfica, uma vez que o espaço geográfico não se constitui como estático e acabado, estando sempre numa permanente dinâmica\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GODOY, P. R. T. de (Org.) História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 67.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o pensamento e as pesquisas geográficas contribuíram para o reconhecimento das singularidades das regiões e as classificaram. Leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como foi denominada essa classificação?
Nota: 10.0
	
	A
	Regiões-paradisíacas.
	
	B
	Regiões-personagens.
Você acertou!
A alternativa \u201cB\u201d é a correta, pois o pensamento
Fernando
Fernando fez um comentário
????
0 aprovações
Carregar mais