Buscar

HIGIENE DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disc.:  HIGIENE DO TRABALHO
		NPG2118_AV_201710029986 
	 28/08/2018 19:43:19 (F) 
	AV
	Aluno: 
		Professor: LUCIO VILLARINHO ROSA
	Turma: 9002/AB
	
	Avaliação:
5,4
	Nota Trab.:
4
	Nota Partic.:
1,0
	Nota SIA:
	 
		
	NPG - HIGIENE DO TRABALHO
	 
	 
	 1.
	Ref.: 1127773
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Leia atentamente o enunciado e alternativas e assinale a afirmativa correta. Segundo a NR 15 na avaliação da exposição ocupacional ao ruído de impacto os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibel (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto será de:
		
	
	130 dB (C).
	 
	130 dB (linear).
	
	120 dB (linear).
	
	140 dB (linear).
	
	140 dB (C).
	
	
	 2.
	Ref.: 1127686
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Quando comprovada a inviabilidade técnica ou econômica da adoção de medidas de controle de proteção coletiva, ou enquanto estiverem em desenvolvimento os estudos relacionados à implementação destas, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, serão adotadas outras medidas, obedecendo-se a seguinte hierarquia:
		
	
	Utilização do equipamento de proteção individual EPI, medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho.
	
	Utilização do equipamento de proteção individual EPI e medidas de organização do trabalho.
	 
	Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho e a utilização do equipamento de proteção individual EPI.
	
	Medidas de caráter administrativo, utilização do equipamento de proteção individual EPI e medidas de organização do trabalho.
	
	Medidas de organização do trabalho, utilização do equipamento de proteção individual EPI e medidas de caráter administrativo.
	
	
	 3.
	Ref.: 1127814
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Sempre que as avaliações indiquem devem ser aplicadas as medidas de controle a fim de eliminar ou minimizar o risco associado a sobrecarga térmica. Tais medidas atuam na eliminação do risco, ou sobre o meio ambiente ou sobre o homem. Assinale a afirmativa correta que apresenta pelo menos uma medida em cada uma dessas condições:
		
	
	Alteração do processo, substituição ou alteração de local de instalação de equipamentos, automatização do posto de trabalho.
	 
	Automatização do posto de trabalho, eliminação da radiação solar direta, pausas, roupas adequadas e limitação do tempo de exposição.
	
	Seleção adequada, aclimatação, pausas, roupas adequadas, limitação do tempo de exposição, óculos infravermelho, educação e treinamento, controle de saúde.
	
	Alteração do processo, seleção adequada, aclimatação, pausas, roupas adequadas, limitação do tempo de exposição, óculos infravermelho, educação e treinamento, controle de saúde.
	
	Eliminar radiação solar direta, diminuir ganho por radiação (isolamento) e diminuir ganho por convecção (reduzir temperatura do ar); ventilação local exaustora (controle de temperatura do ar, umidade ou velocidade).
	
	
	 4.
	Ref.: 1127969
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	As poeiras podem ser classificadas em orgânicas e inorgânicas, dependendo de sua composição química. As orgânicas constituem risco por provocarem doenças pulmonares ou intoxicações. Um outro aspecto importante associado as poeiras orgânicas e quanto ao risco de explosões pela combustão violenta de partículas suspensas no ar (excrementos de aves, madeira, algodão, etc.). As poeiras inorgânicas que contém sílica cristalina são as de maior interesse para a Higiene do trabalho. Resultam de materiais existentes em grande quantidade na crosta terrestre, tais como, rochas, minérios e areias. A sílica apresenta-se geralmente como dióxido de silício (SiO2), nas formas cristalina e amorfa. A forma cristalina apresenta o maior risco, podendo causar uma grave pneumoconiose chamada de silicose, que é a enfermidade pulmonar mais conhecida, relacionada ao trabalho. Tendo em vista as informações anteriores assinale a afirmativa correta:
		
	
	São formas de sílica amorfa - terra diatomácea, tridimita, sílica gel e sílica precipitada.
	
	São formas de sílica amorfa - tridimita, sílica gel e sílica precipitada.
	
	São formas de sílica amorfa - quartzo , terra diatomácea, tridimita e sílica gel.
	 
	São formas de sílica amorfa - terra diatomácea, sílica gel e sílica precipitada.
	
	São formas de sílica amorfa - terra diatomácea, sílica gel, cristobalita e sílica precipitada.
	
	
	 5.
	Ref.: 1136860
	Pontos: 0,00  / 0,60
	
	Os instrumentos para amostragem dos gases e vapores podem ser divididos em dois grupos. No grupo dos amostradores ativos estão todos os dispositivos que succionam um determinado volume de ar. Os amostradores passivos dispensam o emprego de dispositivos de sucção. Um dos principais dispositivos passivos de leitura indireta (em laboratório) é o botton. Esse amostrador é fixado na lapela do trabalhador e a retenção do contaminante ocorre por:
		
	 
	absorção em função da condensação. Ao final da jornada de trabalho (amostragem) o monitor é retirado e enviado para análise do conteúdo.
	
	adsorção em função da condensação. Ao final da jornada de trabalho (amostragem) o monitor é retirado e enviado para análise do conteúdo.
	
	absorção em função da difusão. Ao final da jornada de trabalho (amostragem) o monitor é retirado e enviado para análise do conteúdo.
	 
	adsorção em função da difusão. Ao final da jornada de trabalho (amostragem) o monitor é retirado e enviado para análise do conteúdo.
	
	absorção em função da evaporação. Ao final da jornada de trabalho (amostragem) o monitor é retirado e enviado para análise do conteúdo.
	
	
	 6.
	Ref.: 1127972
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Para uma avaliação adequada são necessárias além das informações sobre o processo de trabalho e caracterização da exposição as informações sobre os agentes presentes no ambiente e suas possíveis interações, as medidas de controle existentes, as condições de manuseio e operação, e as condições ambientais, dentre outras variáveis. Quando não for possível caracterizar e selecionar um trabalhador de maior risco para cada atividade, define-se, estatisticamente, um subgrupo de tamanho adequado, de tal maneira que:
		
	
	Essa amostra aleatória tenha baixa probabilidade de incluir pelo menos um trabalhador com media exposição.
	
	Essa amostra aleatória tenha elevada probabilidade de incluir pelo 10% dos trabalhadores com media exposição.
	
	Essa amostra aleatória tenha elevada probabilidade de incluir pelo menos um trabalhador com baixa exposição.
	 
	Essa amostra aleatória tenha elevada probabilidade de incluir pelo menos um trabalhador com alta exposição.
	
	Essa amostra aleatória tenha media probabilidade de incluir pelo menos um trabalhador com baixa exposição.
	
	
	 7.
	Ref.: 1127821
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	As pressões anormais que apresentam níveis de pressão atmosférica abaixo da normal são classificadas como hipobáricas (trabalhos realizados a grande altitude) e as que apresentam níveis de pressão atmosférica acima da normal, são classificadas como hiperbáricas (trabalhos realizados sob ar comprimido ou são submersos). Vários são os efeitos da exposição as condições hipobáricas. Assinale a alternativa que lista exclusivamente os efeitos das pressões hipobáricas:
		
	
	Intoxicação aguda por oxigênio e lesões cerebrais.
	
	Dores articulares e lesões cerebrais.
	 
	Cefaleia e hemorragia (agudo).
	
	Lesões cerebrais e intoxicação por gás carbônico.
	
	Dores articulares e intoxicação aguda por oxigênio.
	
	
	 8.
	Ref.: 1127876
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Considerando as informações a seguir assinalea opção indevida. Em uma primeira analise os agentes químicos são classificados de acordo com o estado físico, resultando em duas famílias a família dos aerodispersóides, e a família dos gases e vapores. Em relação ao tamanho os aerodispersóides podem ser classificados em:
		
	
	Inalável - menor que 10 μm.
	
	Respirável - menor que 5 μm.
	 
	Aerodispersóides - menor que 50 μm.
	
	Visível - menor que 50 μm.
	
	Sedimentável - entre 10 e 150 μm.
	
	
	 9.
	Ref.: 1202702
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	Segundo a NR 9 são agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros. Já segundo a NR 32 são agentes biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não; as culturas de células; os parasitas; as toxinas e os príons, que são partículas compostas apenas por proteínas normais do organismo que, quando modificadas, tornam-se patogênicas. Ainda considerando as classificações da NR-32 assinale a resposta indevida:
		
	
	Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade elevada de disseminação para a coletividade.
	
	Classe de risco 1: baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, com baixa probabilidade de causar doença ao ser humano.
	 
	Classe de risco 4: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade moderada de disseminação para a coletividade.
	
	Classe de risco 2: risco individual moderado para o trabalhador e com baixa probabilidade de disseminação para a coletividade.
	
	Classe de risco 3: risco individual elevado para o trabalhador e com probabilidade de disseminação para a coletividade.
	
	
	 10.
	Ref.: 1127970
	Pontos: 0,60  / 0,60
	
	As poeiras podem ser classificadas em orgânicas e inorgânicas, dependendo de sua composição química. As orgânicas constituem risco por provocarem doenças pulmonares ou intoxicações. Um outro aspecto importante associado as poeiras orgânicas e quanto ao risco de explosões pela combustão violenta de partículas suspensas no ar (excrementos de aves, madeira, algodão, etc.). As poeiras inorgânicas que contém sílica cristalina são as de maior interesse para a Higiene do trabalho. Resultam de materiais existentes em grande quantidade na crosta terrestre, tais como, rochas, minérios e areias. A sílica apresenta-se geralmente como dióxido de silício (SiO2), nas formas cristalina e amorfa. A forma cristalina apresenta o maior risco, podendo causar uma grave pneumoconiose chamada de silicose, que é a enfermidade pulmonar mais conhecida, relacionada ao trabalho. Tendo em vista as informações anteriores assinale a afirmativa correta:
		
	
	São formas de sílica cristalina - tridimita, sílica gel e sílica precipitada.
	 
	São formas de sílica cristalina - cristobalita, quartzo, tridimita.
	
	São formas de sílica cristalina - quartzo , terra diatomácea, tridimita e sílica gel.
	
	São formas de sílica cristalina - terra diatomácea, tridimita, sílica gel e sílica precipitada.
	
	São formas de sílica cristalina - terra diatomácea, sílica gel, cristobalita e sílica precipitada.

Outros materiais