Buscar

Avaliando o aprendizado I civil III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III
	Simulado: CCJ0014_SM_AV1_201704011698 V.1 
	
	
	Acertos: 1,8 de 2,0
	Data: 01/09/2018 01:08:32 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201705090252)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FUNRIO - Prefeitura de Trindade - GO - Procurador - 2016) A alternativa correta, de acordo com os novos princípios contratuais, é:
		
	 
	A função social dos contratos possui, segundo posição majoritária da doutrina e jurisprudência, dois principais efeitos: mitiga a autonomia da vontade e atenua o princípio da relatividade dos efeitos dos contratos.
	
	Ao revogarem os princípios clássicos, os novos princípios exigem uma relação contratual mais clara, transparente e equilibrada, com a tutela da parte mais fraca.
	
	A boa-fé objetiva é um preceito que, embora previsto no Código Civil, pode ser afastado pela vontade das partes, desde que expressamente convencionado.
	
	É possível que as partes, a qualquer momento, desistam das negociações preliminares, ainda que se tenha criado a legítima expectativa na outra parte de que o contrato seria celebrado, independentemente de perdas e danos.
	
	O princípio do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos impede qualquer mínimo desequilíbrio porventura existente nas relações contratuais, criando, assim, um equilíbrio objetivo no tráfego jurídico de massas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704699661)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC - 2011 - TJ-PE - Juiz) Indo-se mais adiante, aventa-se a idéia de que entre o credor e o devedor é necessária a colaboração, um ajudando o outro na execução do contrato. A tanto, evidentemente, não se pode chegar, dada a contraposição de interesses, mas é certo que a conduta, tanto de um como de outro, subordina-se a regras que visam a impedir dificulte uma parte a ação da outra. (Contratos, p. 43, 26ª edição, Forense, 2008, Coordenador: Edvaldo Brito, Atualizadores: Antonio Junqueira de Azevedo e Francisco Paulo de Crescenzo Marino). Pode-se identificar o texto acima com o seguinte princípio aplicável aos contratos:
		
	
	da força obrigatória.
	
	da intangibilidade.
	
	do consensualismo.
	 
	da boa-fé.
	
	da relatividade das obrigações pactuadas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705011430)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Danilo celebrou contrato por instrumento particular com Sandro, por meio do qual aquele prometera que seu irmão, Reinaldo, famoso cantor popular, concederia uma entrevista exclusiva ao programa de rádio apresentado por Sandro, no domingo seguinte. Em contrapartida, caberia a Sandro efetuar o pagamento a Danilo de certa soma em dinheiro. Todavia, chegada a hora do programa, Reinaldo não compareceu à rádio. Dias depois, Danilo procurou Sandro, a fim de cobrar a quantia contratualmente prevista, ao argumento de que, embora não tenha obtido êxito, envidara todos os esforços no sentido de convencer o seu irmão a comparecer. A respeito da situação narrada, é correto afirmar que Sandro:
		
	
	Nenhuma das opções.
	
	não está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, por ser o contrato nulo, tendo em vista que Reinaldo não é parte contratante.
	
	está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de meio, restando a Sandro o direito de cobrar perdas e danos diretamente de Reinaldo.
	 
	não está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de resultado, sendo, ainda, autorizado a Sandro obter ressarcimento por perdas e danos de Danilo.
	
	está obrigado a efetuar o pagamento a Danilo, pois a obrigação por este assumida é de meio, sendo incabível a cobrança de perdas e danos de Reinaldo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704091883)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	No âmbito do Direito Privado, em relação ao princípio da boa-fé objetiva, é correto afirmar que:
		
	
	funda-se tão somente na proteção da confiança às partes contratantes, em face de terceiros.
	
	não se aplica à fase pré-contratual, ou das negociações preliminares.
	
	sua aplicação se restringe aos contratos de consumo.
	 
	trata-se de princípio que atua como norma de comportamento, e abrange também os deveres anexos do contratante, como dever de informação.
	
	para a caracterização de sua violação imprescindível se faz a análise do caráter volitivo das partes.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704992978)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	São contratos aleatórios,
		
	
	somente os que envolvam jogo ou aposta, e o de seguro.
	
	os que dizem respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos contratantes assuma, entretanto, não se consideram aleatórios se o risco for de virem a existir em qualquer quantidade.
	 
	os que dizem respeito a coisas ou fatos futuros, cujo risco de não virem a existir um dos contratantes assuma, os cujo objeto sejam coisas futuras, tomando o adquirente a si o risco de virem a existir em qualquer quantidade e os que se referirem a coisas existentes, mas expostas a risco assumido pelo adquirente.
	
	aqueles em que o risco assumido é de virem existir coisas em qualquer quantidade, mas não os de nada virem a existir, porque, neste caso, o negócio é nulo por acarretar o enriquecimento sem causa e, portanto, ilícito o objeto.
	
	apenas os que se referem a alienação de coisas existentes, mas expostas a risco assumido pelo adquirente e, por isso, poderá ser anulado como doloso pelo prejudicado, se provar que o outro contratante não ignorava a consumação do risco a que se considerava exposta a coisa.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201704688631)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz Federal Substituto - 5ª. Região - 2015 - CESPE) No que se refere à teoria da imprevisão prevista no Código Civil, assinale a opção correta:
		
	
	Mesmo quando comprovada a imprevisibilidade do evento, o enriquecimento sem causa de uma parte em detrimento da outra, em função desse evento, não é requisito essencial à extinção do contrato.
	
	Será afastada a aplicabilidade dessa teoria se assim estiver expressamente estipulado em contrato de execução continuada ou diferida.
	 
	Os efeitos da sentença que extinguir o contrato retroagirão à data da citação, e não à data do evento imprevisível que tiver dado causa à extinção do contrato.
	
	A teoria da imprevisão pode dar causa à redução da prestação da parte prejudicada pelo acontecimento, mas não pode ser utilizada para modificar as condições do contrato.
	
	A referida teoria não pode ser utilizada pelo devedor quando se tratar de evento que afete contrato unilateral pelo qual ele assumiu obrigações.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201704988441)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação à boa fé objetiva, podemos afirmar corretamente:
		
	
	Deve ser observada a boa-fé objetiva apenas nos contratos de consumo.
	
	Boa-fé objetiva e função social dos contratos são princípios clássicos que se confundem em seus conceitos, ou seja, são sinônimos.
	 
	Possui a função criadora de direitos e deveres anexos, como o dever de lealdade e sigilo ou confidencialidade.
	
	Não há previsão em nosso ordenamento, sendo apenas uma orientação jurisprudencial.
	
	O princípio da boa fé objetiva se trata de uma regra específica e não de uma cláusula geral.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201704978436)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Quanto à formação dos contratos, é INCORRETO afirmar que: 
		
	
	A formação dos contratos realizados entre pessoas ausentes, por meio eletrônico, completa-se com a recepção da aceitação pelo proponente.
	
	deixa de ser obrigatória proposta se, feita sem prazo a pessoa presente, não foi imediatamente aceita. Considera-se também presente a pessoa que contrata por telefone ou por meio de comunicação semelhante.
	
	a proposta de contrato obriga o proponente, se o contrário não resultar dos termos dela, da natureza do negócio, ou das circunstânciasdo caso.
	 
	reputar-se-á celebrado o contrato no lugar de sua execução.
	
	considera-se inexistente a aceitação, se antes dela ou com ela chegar ao proponente a retratação do aceitante.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201705170436)
	Acerto: 0,0  / 0,2
	Quanto à Formação do Contrato, em especial para considerar obrigatória a Proposta:
		
	
	considera-se ausente aquele que não se encontra fisicamente presente no momento do contrato, bem como aquele assim declarado por sentença judicial em processo de ausência;
	
	considera-se presente não só aquele que se encontra fisicamente próximo;
	 
	todas as alternativas estão incorretas;
	
	considera-se ausente somente aquele assim declarado por sentença judicial em processo de ausência;
	 
	considera-se presente não só aquele que se encontra fisicamente próximo, mas também aquele que mantém contato simultâneo com o proponente;
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201705004678)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC ¿ Juiz ¿ TJ/MS ¿ 2010/ Adaptada) A propósito dos contratos, examine as assertivas abaixo e indique a alternativa INCORRETA.
		
	 
	O objeto mediato se limita ao seu aspecto econômico e ao fato de ser sempre corpóreo.
	
	Obrigação e contrato não se confundem; deste advém o acordo de vontades que visa a constituição, modificação ou extinção de direitos; em suma, um conjunto de obrigações a serem cumpridas pelas partes.
	
	Toda relação jurídica contratual possui, além das partes e do consensualismo, um objeto.
	
	Não vale, em regra, contrato que implique transmissão de direitos morais.
	
	O objeto da relação jurídica patrimonial pode ser imediato ou mediato, sendo o primeiro a conduta propriamente dita e o último, o bem da vida suscetível de apreciação econômica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes