Buscar

2° Café Com Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3 - 2° CAFÉ COM SOCIOLOGIA - A SOCIOLOGIA DO TRABALHO E AS PROFISSÕES QUE VÃO DESAPARECER. TEREMOS EMPRE
No livro O fim dos empregos: o declínio inevitável dos níveis dos empregos e a redução da força global de trabalho o autor Jeremy Rifkin procura demonstrar que o desemprego tecnológico é a maior ameaça para a sociedade contemporânea.
A partir dos conteúdos disponibilizados no curso, em que consiste o desemprego tecnológico?
Marque a alternativa correta.
	
	A
	Trata-se de uma tendência mundial que envolve os processos de automação que não poupam nem mesmo os cargos mais qualificados, como os de gerência média, passíveis de serem substituídos por sistemas de inteligência artificial.
	
	B
	Representa as mudanças no mundo trabalho de reversão do desemprego estrutural pelo incremento de força de trabalho hibrida entre pessoas e maquinas.
	
	C
	O desemprego tecnológico representa uma fase de transição na economia produtiva. Em breve o realinhamento do mercado permitirá a absorção dos trabalhadores desempregados.
	
	D
	Trata-se de uma tendência em declínio, pois cada vez mais se observa o crescimento do setor de serviços que estão conseguindo suprir a demanda de vagas.
	
	E
	A tecnologia não desemprega, o que causa o desemprego é o despreparo das pessoas e a sua pouca qualificação. Entre os cargos mais qualificados quase não existe desemprego.
Questão 2/3 - 2° CAFÉ COM SOCIOLOGIA - A SOCIOLOGIA DO TRABALHO E AS PROFISSÕES QUE VÃO DESAPARECER. TEREMOS EMPRE
Diante da conjuntura inevitável de desemprego estrutural, o autor do livro, Jeremy Rifkin, apresenta algumas possibilidades de enfrentamento desse problema.
Entre elas:
	
	A
	Redistribuição da jornada de trabalho; o não incentivo para realizar horas-extras; aumentar ou manter os níveis salários e um pacto social entre Estado, mercado e terceiro setor.
	
	B
	O desemprego estrutural não existe é uma ficção criada pelo sindicalismo para criticar os empresários e pressionar políticos a aprovar leis contra a classe empresarial.
	
	C
	Trata-se de um fenômeno já superado, pois o desemprego estrutural só aconteceu de forma efetiva nos pós revolução industrial.
	
	D
	O desemprego não estrutural e sim sazonal, pois quando as economias se recuperam rapidamente as taxas de desemprego desaparecem.
	
	E
	O desemprego é típico de economias dependentes como o Brasil e outros países da América latina. Na Europa altamente industrializada praticamente não existe desemprego.
Questão 3/3 - 2° CAFÉ COM SOCIOLOGIA - A SOCIOLOGIA DO TRABALHO E AS PROFISSÕES QUE VÃO DESAPARECER. TEREMOS EMPRE
Entre os efeitos negativos dos processos de informatização e automação da produção na indústria, Jeremy Rifkin também chama a tenção para o que ela denomina de irresponsabilidade social da classe empresarial.
Sobre esse assunto é correto afirmar:
	
	A
	Essa irresponsabilidade se manifesta principalmente em uma grande concentração de renda, desemprego e precarização das condições de trabalho, o que gera inevitáveis tensões sociais.
	
	B
	Os efeitos não só negativos, pois graças ao desemprego estrutural, os trabalhadores estão se tornando cada vez mais empreendedores e superando a crise econômica.
	
	C
	Os efeitos se concentram somente na esfera industrial, não afetando o setor de serviços nem a empregabilidade nesse setor cada vez mais dinâmico.
	
	D
	A solução para combater os efeitos da tecnologia e do desemprego se encontram na capacidade criativa dos indivíduos em empreender e encontrar novas e criativas soluções aos seus problemas.
	
	E
	A única forma de superar os efeitos da revolução informacional é reversão no processo produtivo realizando a destruição das maquinas e a substituição por mão de obra humana.

Outros materiais