A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO

Pré-visualização | Página 3 de 9

com Pacheco (1996), o currículo é composto por quatro componentes básicos: justificativa teórica, elaboração/planejamento, operacionalização e avaliação. Referente á função da elaboração/planejamento, analise as sentenças a seguir:
I-Componente que operacionaliza a ação pedagógica. ERRADA
II-Componente que organiza conteúdos, tempo e espaços. CORRETA
III-Componente que define pressupostos e ideologias. ERRADA
IV-Componente que define objetivos e recursos. CORRETA
FONTE: PACHECO, José Augusto. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.
21-O currículo vem sofrendo alterações ao longo de toda a história da educação e, hoje, podemos classifica-lo como polissêmico, ou seja, uma palavra que possui vários significados, dependendo da época, da comunidade em que se encontra inserido ou do tipo de cidadão que pretende formar. Acerca dos fatores que influenciam na construção do currículo, analise as seguintes sentenças:
I-O contexto sociopolítico-econômico auxilia grandemente na construção do currículo. CORRETA
II-Conhecer a história do currículo serve apenas para facilitar sua compreensão, não agregando contribuições à sua construção. ERRADA
III-As alterações sofridas ao longo do tempo na construção do currículo o ajustaram às transformações da sociedade atual. CORRETA
IV-Não há necessidade de se conhecer as mudanças históricas e sociais que influenciaram as mudanças curriculares. ERRADA
22-Pacheco (1996) apresenta as fases do desenvolvimento curricular integrando quatro componentes denominados como justificativa teórica, elaboração/planejamento, operacionalização e avaliação. O autor aponta também para níveis de decisão curricular construídos nos diversos contextos na perspectiva macro e microcurricular. Sobre os níveis de decisão curricular, classifique V ou F:
( F ) Gestão, docência e realização.
( V ) Político-administrativo, gestão e realização.
( F ) Administrativo, gestão e docência.
( F ) Escola, gestão e professores.
FONTE: PACHECO, J.A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 1996.
23-Na implantação do currículo, diferentes elementos precisam ser levados em consideração, pois deles depende a qualidade do ensino oferecido. Com relação a estes elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Aluno.
II-Professor.
III-Família.
IV-Gestor.
( I ) Precisa ser ouvido e valorizado em seus anseios e necessidades, conforme o que sabe e o que deseja saber.
( IV ) É o responsável pela mediação entre aluno, professor, família e instituição, auxiliando na elaboração do currículo.
( II ) Deve refletir para além dos conteúdos, aproveitando as oportunidades de interação, reflexão e pesquisa, visando melhorar sua atuação docente.
( III )Forma uma importante parceria nesta caminhada, promovendo situações em que se fomente o diálogo e o trabalho colaborativo.
24-O currículo não é um simples instrumento pedagógico, passivo ou estático. Ele é construído a partir de importantes documentos, disciplinas, conteúdos, objetivos, práticas cotidianas do professor, da escola ou dos alunos. Baseando-se nesta informação, classifique V ou F:
( V ) O currículo deverá prever metodologias que favoreçam a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem.
( F ) O currículo terá que se preocupar com o registro escrito das questões financeiras e burocráticas dos alunos.
( V ) Na análise de um currículo, deve-se refletir sobre diferentes aspectos, dentre eles a avaliação e o material didático utilizado.
( V ) O currículo precisa sofrer atualizações, partindo do contexto e da realidade da comunidade escolar, na construção do conhecimento.
25-O currículo sempre é um sistema de relações sociais e de poder com uma história específica. Isso está relacionado com a ideia de que o currículo pode ser entendido como ´´conhecimento dos poderosos``. Sempre é também um corpo complexo de conhecimento especializado e está relacionado a saber se e em que medida um currículo representa ´´conhecimento poderoso`` - em outras palavras, é capaz de prover os alunos de recursos para explicações e para pensar alternativas, qualquer que seja área de conhecimento e a etapa da escolarização. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir:
I-Os níveis de decisão curricular estão em constante construção e podem ocorrer a nível macro e microcurricular. CORRETA
II-O currículo se constitui enquanto conjunto de intencionalidades que variam conforme os interesses e significados construídos em sociedade. CORRETA
III-A organização curricular compreende somente questões relacionadas sobre o quê ensinar como, não se ocupa dos processos avaliativos. ERRADA
IV-O desenvolvimento curricular compreende algumas fases, incluindo a justificação teórica com os pressupostos, aspectos culturais e ideológicos. CORRETA
FONTE: YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa. V. 44, n. 151, p. 190-202, jan./mar. 2014.
26-A palavra curriculum aparece pela primeira vez no ano de 1963. No entanto, estudos que se aprofundaram no assunto surgiram somente no final do século XIX e começo do século XX, nos Estados Unidos. Sobre o entendimento atual de currículo, classifique V ou F:
( F ) Currículo escolar constitui-se por disciplinas, horários e pelas tarefas diárias, organiza-se de forma normativa e reguladora.
( V ) Currículo é uma construção histórica e social, na qual se produzem saberes, relações de poder e subjetividades determinadas.
( F ) O currículo com caráter técnico enfatiza a importância da organização, dos objetivos e de como fazê-lo.
( V ) O currículo é uma prática motivada pelo diálogo entre os agentes sociais que participam do movimento educacional.
27-Sabe-se que muitas palavras utilizadas têm por origem outros idiomas. A palavra currículo, por exemplo, vem do latim currere. Quanto ao seu significado, assinale a alternativa CORRETA:
(X ) Indica ser o caminho percorrido, visando às relações que existem entre a escola e a sociedade.
( ) Sugere sobre a origem dos conhecimentos a serem transmitidos aos alunos, bem como os objetivos.
( ) Aconselha como deve ser a conduta dos discentes no que condiz às regras e às atividades da unidade escolar.
( ) Busca a mediação entre escola e a comunidade em que está inserido, principalmente com relação às crenças.
28-Nos Estados Unidos, essa teoria derivou do gerenciamento científico desenvolvido por F. W. Taylor e, em seguida, foi aplicada às escolas, de maneira que os teóricos do currículo podiam dizer aos professores o que ensinar, como se fossem trabalhadores manuais – é por isso que muitos departamentos de currículo nas universidades estadunidenense se chamam Departamento de Currículo e Instrução. Analise o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação entre elas:
I-A concepção de currículo apresentada por Bobbit concebia como um processo fabril, com objetivos, procedimentos e métodos que visavam os resultados.
PORQUE
II-O modelo defendido por Bobbit foi inspirado nas teorias administrativas dos serviços, tempos e divisão do trabalho desenvolvidos nas fábricas.
FONTE: YOUNG, M. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 151, p. 190-202, jan/mar. 2014. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742014000100010&script=sci_abstract >. Acesso em: abr. 2018.
( X ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
( ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( ) As duas asserções são proposições verdades, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
29-Alguns currículos presentes na escola carregam características oriundas do Currículo Tradicional Humanista Clássico, determinantes para a formação da elite dominante de uma época. Partindo do pressuposto que dessa tradição

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.