A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
34 pág.
QUESTÕES OBJETIVAS DE TEORIAS E PRÁTICAS DO CURRÍCULO

Pré-visualização | Página 5 de 9

possam ser integradas ao contexto escolar, há a necessidade de se pensar na criação de ambientes educativos enriquecedores, que possibilitem a aprendizagem significativa.
PORQUE
II-Nesse sentido, o aluno passa a ser sujeito atuante na construção do seu conhecimento, e de forma exclusivamente individual, integra as novas experiências e reconstrói seu conhecimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALMEIDA, M.E.B. Inclusão digital do professor: formação e prática pedagógica. São Paulo: Articulação, 2004.
( ) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
( X ) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
( ) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
38-Seria ingênuo de nossa parte acreditar que todo currículo passará por nossas mãos, professores, da maneira que estudamos como sendo a forma ideal, ou seja, ainda chegam currículos prontos à maioria das escolas. Certamente, viveremos esta experiência de ter que trabalhar algum conteúdo que foi pensado ou decidido por alguém ou por um grupo de pessoas, nos diferentes órgãos públicos ou privados, de acordo com a cultura e a época. Com base nesta informação, classifique V ou F:
( V) O currículo apresenta-se como uma construção cultural, com fins educacionais, focando na organização do conhecimento, em sua práticas educacionais.
( V ) O currículo não deve conter informações puramente técnicas, sem fins educativos ou acréscimos à aprendizagem dos alunos.
( F ) O currículo deverá limitar ou até mesmo evitar o registro de conteúdos e objetivos trazidos pelo professor; materiais didáticos adotados pela escola.
( V ) O currículo deve sofrer atualização constante, pois as novidades pedagógicas e tecnológicas estão sempre chegando à vida de nossos alunos, dentro e fora da escola.
39-Atualmente, os currículos expressam a tendência da interculturalidade. A questão cultural foi vista de várias maneiras ao longo do tempo. Com relação à abordagem da cultura expressa no currículo tradicional, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Interculturalismo.
( X ) Monoculturalismo.
( ) Não se trabalhava a cultura.
( ) Multiculturalismo.
40-O último século foi marcado por várias transformações ideológicas e sociais que influenciaram o currículo, desenvolvendo três perspectivas básicas. Dessa forma, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Perspectiva tradicional.
II-Perspectiva crítica.
III-Perspectiva pós-crítica.
( I ) Enfatiza a cultura das classes dominantes, desconsiderando a dos alunos.
( III ) Discute temas como etnocentrismo, xenofobia, multiculturalismo e imigrações.
( II ) Denuncia injustiças sociais, sexismo, racismo e exploração de classes.
41-O currículo passou por várias transformações ao longo do tempo. O currículo tradicional defendia o monoculturalismo; a perspectiva crítica denunciava a exploração de classes, racismo, entre outros, Assinale a alternativa CORRETA referente à cultura na perspectiva pós-crítica:
( ) Mantém a separação de classes, instigando a segregação racial.
( ) Cria e mantém o monoculturalismo, transmitindo a cultura erudita.
( ) Sensibiliza os explorado quanto à sua exploração.
( X ) Discute temas como multiculturalismo, migrações, etnias , entre outros.
42-Historicamente, o negro e o índio foram demasiadamente discriminados. Atualmente, a valorização étnico-racial e cultural está prevista em lei, destacando a cultura negra e indígena. Referente à maneira de como o professor pode contribuir para atualizar a figura do índio, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Supervalorização a cultura indígena em detrimento às outras, conforme determinação legal.
( X ) Desconstruindo a imagem estereotipada, que leva ao preconceito contra os índios.
( ) Incentivando a padronização cultural, em que o índio deve adequar-se à cultura da cidade.
( ) Apresentando a imagem do indígena do período colonial como verdadeira e atual.
43-A constituição do currículo não é neutra, deriva das escolhas baseadas nas influências teóricas e políticas de acordo com a cultura e o tempo histórico social. A educação promovida nas escolas repassa o pensamento cultural de um povo às novas gerações. Sobre o significado da palavra cultura ao longo do desenvolvimento da sociedade na história, analise as sentenças a seguir:
I-O significado mais antigo da palavra cultura que se tem registro refere-se ao cultivo da terra, plantações e criação de animais. CORRETA
II-A palavra cultura representou por um determinado tempo o significado de ´´mente humana cultuada``. ERRADA
III-No século XVII, o significado de cultura permeou a caracterização das classes sociais europeias como privilegiadas. CORRETA
IV-No Iluminismo, a cultura foi associada ao conceito de civilização, processo, conhecimento, refinamentos e desenvolvimento. CORRETA
44-Segundo Young (2007), há conhecimentos que são mais importantes que outros, desenvolvidos nas escolas. Assim, existem dois tipos de conhecimento: curricular e não escolar. Young (2007, p. 1294) afirma que ´´existe algo no conhecimento escolar ou curricular que possibilita a aquisição de alguns tipos de conhecimento``. Sobre as características do conhecimento curricular e do não escolar, analise as sentenças a seguir:
I-Conhecimento não escolar depende do contexto que o indivíduo se encontra inserido, refletindo sobre as resoluções de problemas cotidianos. CORRETA
II-O conhecimento escolar nos estudos de Young recebe a denominação de conhecimento poderoso. CORRETA
III-O conhecimento escolar depende do contexto vivenciado pelos alunos, valorizando exclusivamente suas experiências. ERRADA
IV-Espera-se que na escola os alunos aprendam o conhecimento poderoso, não sendo oferecido em suas famílias. CORRETA
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n 101, p. 1287-1302, 2007.
45-Os mapas conceituais indicam relações entre conceitos, indicam os aspectos mais relevantes do assunto abordado e podem ser utilizados como estratégias de ensino-aprendizagem. Referente aos mapas conceituais, classifique V ou F:
( V ) Esta prática deve ser utilizada a partir do momento em que os alunos apresentam familiaridade com o assunto.
( V ) Pode ser utilizado como instrumento de avaliação, pois, por meio dele, o professor avalia o conhecimento dos alunos.
( F ) O mapa conceitual em nada auxilia o professor na avaliação de conceitos interiorizados pelos alunos.
( F ) Por se tratar de uma técnica complexa, somente é utilizado com alunos que estejam cursando o Ensino Superior.
46-Há uma diferença entre educação, ensino e treinamento. A educação é um termo mais amplo e pode ser relacionado com o desenvolvimento humano. O ensino refere-se à transmissão de informações. Referente ao treinamento, analise as seguintes sentenças:
I-Refere-se ao saber fazer e está atrelado ao ensino profissionalizante. CORRETA
II- Refere-se ao domínio de determinada área do conhecimento. ERRADA
III-Refere-se ao conhecimento amplo e aplicado sobre determinado tema. ERRADA
IV-Refere-se à execução de determinada ação, sem reflexão. CORRETA
47-O currículo retrata as concepções, conceitos e ideologias dos grupos que o elaboram e interferem diretamente nos processos educativos em vários níveis. Sobre a influência do conceito de cultura na elaboração do currículo, analise as sentenças a seguir:
I-O conceito de cultura passou por várias transformações ao longo do tempo, influenciando o currículo. CORRETA
II-O conceito de cultura é estático e, dessa forma, é impresso no currículo há várias gerações como único e verdadeiro, para todos os grupos sociais. ERRADA
III-O conceito de cultura reflete nos conteúdos, na abordagem pedagógica e, consequentemente, as tendências curriculares. CORRETA
IV-O

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.