Buscar

Avaliação final objetiva cominicação e linguagem

Prévia do material em texto

Avaliação final objetiva
	
	Acadêmico:
	Silvane Inês Caczmareki (1173985)
	Disciplina:
	Comunicação e Linguagem (ADG08)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:432333) ( peso.:3,00)
	Prova:
	7514611
	Nota da Prova:
	6,00
Gabarito da Prova:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada
Parte superior do formulário
	1.
	Na comunicação, seja falada ou escrita, você interage com o mundo e com os demais à sua volta. Assim, o ato comunicativo engloba alguns elementos da comunicação. Sobre esses elementos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Emissor.
II- Receptor.
III- Mensagem.
IV- Canal de comunicação.
V- Código.
VI- Referente.
(    ) É o objeto da comunicação, ou seja, é o conteúdo das informações transmitidas.
(    ) É aquele que remete uma mensagem.
(    ) É a situação que a mensagem remete ou é a ocasião na qual emissor e receptor estão inseridos.
(    ) É para quem a mensagem foi ou será enviada.
(    ) É o meio pelo qual a mensagem pode circular.
(    ) É o conjunto de elementos com significados aceitos pelo emissor e receptor.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - V - I - VI - III.
	 b)
	I - IV - II - V - III - VI.
	 c)
	III - I - VI - II - IV - V.
	 d)
	V - VI - IV - III - II - I.
	2.
	A coerência é a característica daquilo que tem lógica e coesão, quando um conjunto de ideias apresenta nexo e uniformidade. Assinale a alternativa CORRETA que melhor poderia fazer parte do texto, por ser coerente com o pensamento do cronista:
José Leal fez uma reportagem na Ilha das Flores, onde ficam os imigrantes logo que chegam. E falou dos equívocos de nossa política imigratória. As pessoas que ele encontrou não eram agricultores e técnicos, gente capaz de ser útil. Viu músicos profissionais, bailarinas austríacas, cabeleireiras lituanas. (...) Tudo gente para o asfalto, "para entulhar as grandes cidades", como diz o repórter. (...) Mas eu peço licença para ficar imaginando uma porção de coisas vagas, ao olhar essas belas fotografias que ilustram a reportagem. (...) - não, essa gente não vai aumentar a produção de batatinhas e quiabos nem plantar cidades no Brasil Central. É insensato importar gente assim. Mas o destino das pessoas e dos países também é, muitas vezes, insensato: principalmente da gente nova e países novos. A humanidade não vive apenas de carne, alface e motores. (...) e se o jovem Chaplin quisesse hoje entrar no Brasil acaso poderia? Ninguém sabe que destino terão no Brasil essas mulheres louras, esses homens de profissões vagas. Eles estão procurando alguma coisa: emigraram. Trazem pelo menos o patrimônio de sua inquietação e de seu apetite de vida.
FONTE: Adaptado de: BRAGA, R. Imigração. In: A borboleta amarela. Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1963.
	 a)
	Façamos uma política sábia, baseada na visão subjetiva de nossas necessidades materiais, acolhendo os estrangeiros cuja bagagem são desejos inconsistentes.
	 b)
	Sejamos humildes diante da pessoa humana; o grande homem do Brasil de amanhã pode descender de um estrangeiro que neste momento está saltando assustado numa praça brasileira, sem saber aonde ir, nem exatamente o que fazer.
	 c)
	Cada pessoa se revela naquilo a que se dedica e sua prática determina, sem mistérios, toda sua trajetória existencial.
	 d)
	Aqueles que deixam sua terra em busca de novos horizontes só têm futuro e podem contribuir com sua "nova pátria" se forem habilidosos em seus ofícios e se tais ofícios se relacionarem a atividades básicas de produção de alimentos e serviços técnicos.
	3.
	O uso da língua, via fala, apresenta diferentes tipos de variações, seja por uma questão geográfica, por questões culturais, por questões sociais, por questões de uso da língua de modo diferenciado, a exemplo da literatura, ou ainda por uma questão contextual, esta considerando-se a situação em que se encontram os falantes. Tomando-se por base a situação dos interlocutores, poder-se-ia dizer que, em dado momento, estes podem necessitar valer-se de um registro mais formal, a exemplo de uma entrevista de emprego. Considerando-se uma situação de formalidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O nível formal é próprio de uma situação de formalidade.
(    ) Na formalidade, utiliza-se uma linguagem mais simplificada.
(    ) Na formalidade, utiliza-se uma linguagem dita mais culta.
(    ) O nível culto vale-se de um vocabulário mais apurado.
(    ) O nível culto da língua utiliza um registro menos apurado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	4.
	A comunicação é indispensável nos relacionarmos, tanto pessoal quanto profissionalmente. Existem duas maneiras de comunicar: podemos utilizar a linguagem verbal ou a não verbal. Sobre as características da linguagem não verbal, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É aquela que não se utiliza de palavras para comunicar.
(    ) É estabelecida por meio de gestos e imagens. 
(    ) É um exemplo de linguagem não verbal a Libras. 
(    ) É aquela que utiliza a língua falada ou escrita. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	5.
	A coesão pertence ao grupo dos sete aspectos responsáveis pela textualidade, que é um conjunto de elementos que faz com que o seu texto seja considerado como tal. A coesão subdivide-se, ainda, em: sequencial, referencial e recorrencial. Sobre esses elementos, analise as seguintes sentenças:
I- A adversidade define oposição (exemplo: no entanto).
II- A progressão não apresenta, necessariamente, um dado novo.
III- A temporalidade indica tempo, tanto anterior, posterior quanto simultâneo (exemplo: antes que, depois que, no momento que).
IV- A explicação confirma algo (exemplo: desse modo).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	6.
	Acerca da coesão referencial, é importante que se analise a posição dos elementos de coesão no texto e seus referentes. Há ocasiões em que os elementos de coesão aparecem antes do referente. Nesse caso, tem-se a ocorrência de catáfora. Em outros momentos, o elemento coesivo aparece após o referente, o que caracteriza a ocorrência de anáfora. Sobre a ocorrência de coesão por referenciação, leia o texto que segue e analise as sentenças a seguir:
I- Na frase ?Eu até evito usar a palavra ?sertão? para ter um novo olhar sobre esse lugar, conta Karim?, tem-se a presença de anáfora, pois o termo SERTÃO é o elemento coesivo que retoma o referente ESSE.
II- Na frase ?Eu até evito usar a palavra ?sertão? para ter um novo olhar sobre esse lugar, conta Karim?, tem-se a presença do pronome ESSE, que se refere a SERTÃO.
III- Na frase ?Eu até evito usar a palavra ?sertão? para ter um novo olhar sobre esse lugar, conta Karim?, tem-se a presença de ESSE, elemento coesivo que retoma o referente SERTÃO.
IV- Na frase ?Eu até evito usar a palavra ?sertão? para ter um novo olhar sobre esse lugar, conta Karim?, tem-se a presença de catáfora, pois o termo ESSE é o elemento coesivo que antecipa o referente SERTÃO.
V- Na frase ?Eu até evito usar a palavra ?sertão? para ter um novo olhar sobre esse lugar, conta Karim?, tem-se a presença do termo SERTÃO, que é o referente de elemento coesivo ESSE.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DO TEXTO: CRUZ, Leonardo. O sertão vai a Veneza. Folha de S. Paulo, p. E1, 5 de setembro de 2009. Disponível em: <http://public.inep.gov.br/enade2009/ADMINISTRACAO.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2015.a)
	As sentenças II e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, IV e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e V estão corretas.
	7.
	Na língua portuguesa, principalmente no que concerne à norma culta, os pronomes átonos (me, te, se, lhe, o, a, os, as, nos, vos, lhes), dependendo da situação, podem ocorrer em diferentes posições dentro da frase, seja antes, no meio ou após os verbos. Para cada uma das ocorrências, existe uma denominação, a saber: próclise ? pronome antes do verbo; mesóclise ? pronome dentro do verbo; ênclise ? pronome após o verbo. De acordo com as regras de colocação pronominal, analise as sentenças a seguir:
I- Depois de revê-la, apossou-se dele uma tristeza profunda.
II- Esperava-se que tudo se acalmasse com a chegada do responsável pelo setor.
III- Me entregou os originais e me disse que não os considerava dignos de serem publicados.
IV- Estando a examinar, o médico disse-lhe que a doença não era séria.
V- O fato a que você se referiu ontem foi discutido por todos aqueles que se propuseram a cooperar conosco.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	O verbo pertence às classes de palavras variáveis e sua função é exprimir o que se passa, isto é, um acontecimento representado no tempo. Sobre o verbo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Indicativo, subjuntivo e imperativo são os modos verbais. O indicativo indica uma ação expressa pelo verbo. O subjuntivo indica uma hipótese e o imperativo expressa uma ordem, um conselho ou ainda um pedido.
(    ) Existem três conjugações verbais, sendo que os verbos terminados em AR são da primeira conjugação, os que terminam em ER e OR são da segunda conjugação e os que terminam em IR pertencem à terceira conjugação. 
(    ) Sendo o verbo uma palavra variável, podemos afirmar que ele varia em número, pessoa, modo, tempo, voz, gênero e forma nominal.
(    ) As formas nominais do verbo são o gerúndio, o infinitivo e o particípio. Os verbos conjugados no gerúndio possuem terminação NDO. Os verbos no particípio têm a terminação ADO/IDO. A terminação dos verbos no infinitivo é em R.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	Quando se estuda uma língua, vários aspectos são importantes, seja morfologia, sintaxe, figuras de linguagem etc. Em nosso idioma, temos alguns sinais gráficos, dentre eles o hífen. Sobre o uso do hífen, analise as sentenças a seguir:
I- Se no final da linha a partição de uma palavra coincidir com o hífen, este deve ser repetido na linha seguinte.
II- Devemos usar o hífen para dividir as sílabas, como: Or-to-gra-fi-a.
III- Devemos usar o hífen com os pronomes, como: realizar-se-ia.
IV- Nos compostos em que o primeiro elemento é numeral não devemos usar o hífen.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	10.
	Na Língua Portuguesa, as palavras são classificadas de acordo com a função que exercem dentro de uma frase. Sendo assim, são reconhecidas dez classes de palavras. Algumas delas são variáveis, que admitem flexão em sua forma, e outras são invariáveis, pois não admitem alteração em sua estrutura. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São variáveis: advérbio - substantivo - artigo - adjetivo - numeral - verbo. 
(    ) São invariáveis: adjetivo - preposição - conjunção - artigo.
(    ) São variáveis: substantivo - artigo - adjetivo - numeral - pronome - verbo.
(    ) São invariáveis: advérbio - preposição - conjunção - interjeição.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	11.
	(ENADE, 2008) Para a interpretação do conjunto de informações do folheto de divulgação ao lado, que utiliza tecnologias diversificadas ao explorar texto visual e verbal, é necessário considerar que:
	
	 a)
	A coerência do texto se constrói na integração das informações constituídas em linguagem verbal e em linguagem visual.
	 b)
	O interlocutor que não domine o código linguístico não recebe informações suficientes para compreender as informações visuais.
	 c)
	O uso adequado de signos verbais e visuais permite que se elimine um dos códigos porque as informações são fornecidas pelo outro.
	 d)
	A comunicação plena nesse gênero textual depende da estruturação prévia de significados não ambíguos em diferentes códigos.
	12.
	(ENADE, 2008) Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é sua visão de mundo.
FONTE: BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
Considerando o fragmento de texto acima apresentado, analise o seguinte enunciado.
Na leitura, fazemos mais do que decodificar as palavras
porque
a imagem impressa envolve atribuição de sentidos a partir do ponto de vista de quem lê.
Assinale a opção correta a respeito desse enunciado:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda não é justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes