Buscar

Coisa Julgada no Direito Processual Civil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Direito Processual Civil
Coisa 
Julgada 
*
Coisa Julgada é a decisão judicial de que já caiba recurso (LINDB, art. 6º, § 3º)
“Coisa Jugada é a imutabilidade do comando emergente de uma sentença” (Liebman).
“Coisa Julgada é a situação jurídica consistente na imutabilidade e indiscutibilidade da sentença e de seu conteúdo, quando tal provimento não está mais sujeito a qualquer recurso” (AFC).
“Coisa julgada é uma qualidade da sentenca que torna seus efeitos imutáveis e indiscutíveis” (Daniel Assumpção)
Conceito
*
# Coisa Julgada Formal: impedimento de modificação da decisão por qualquer meio processual dentro do processo em que foi proferida. Fenômeno endoprocessual. 
# Coisa julgada Material: Imutabilidade da sentença com projeção para dentro e fora do processo.
Coisa Julgada Formal e Material
*
# Função Negativa: Impede que a mesma causa seja novamente decidida em outro processo. Atentado a economia processual e harmonização e segurança dos julgamentos. Só é gerada a função negativa com a aplicação da Teoria da Tríplice Identidade (tria eaden).
# Função Positiva: Não impede o julgamento o Juiz de julgar o mérito da segunda demanda, mas o vincula ao que foi decidido em decisão anterior, já transitada em julgado. Aplicação da Teoria da Identidade da Relação Jurídica. Ex. Discussão de Paternidade em Alimentos. 
Funções da Coisa Julgada
*
# Limites Objetivos
- Somente o dispositivo da sentenca produz coisa julgada material, nunca a fundamentacão, por mais relevante que se apresente no caso concreto.
Art. 469. Não fazem coisa julgada:
I - os motivos, ainda que importantes para determinar o alcance da parte dispositiva da sentença;
Il - a verdade dos fatos, estabelecida como fundamento da sentença;
III - a apreciação da questão prejudicial, decidida incidentemente no processo.
Art. 470. Faz, todavia, coisa julgada a resolução da questão prejudicial, se a parte o requerer (arts. 5o e 325), o juiz for competente em razão da matéria e constituir pressuposto necessário para o julgamento da lide.
Limites da Coisa Julgada
*
# Limites Subjetivos
- A coisa julgada vincula somente as partes nas demandas individuais, nao atingindo terceiros, que não serão beneficiados ou prejudicados. Trata-se da eficacia inter partes da coisa julgada
Art. 472. A sentença faz coisa julgada às partes entre as quais é dada, não beneficiando, nem prejudicando terceiros. Nas causas relativas ao estado de pessoa, se houverem sido citados no processo, em litisconsórcio necessário, todos os interessados, a sentença produz coisa julgada em relação a terceiros.
Limites da Coisa Julgada
*
- Com o trânsito em julgado reputar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e defesas que a parte poderia ter levado ao processo para fundamentar o acolhimento ou a rejeicão do pedido.
- Sempre que o enfrentamento de alegacões puder levar a decisao que contrarie o dispositivo de decisão protegido pela coisa julgada material, aplica-se a regra da eficácia preclusiva da coisa julgada para impedir a decisão a seu respeito.
Art. 474. Passada em julgado a sentença de mérito, reputar-se-ão deduzidas e repelidas todas as alegações e defesas, que a parte poderia opor assim ao acolhimento como à rejeição do pedido.
Eficácia Preclusiva da Coisa Julgada 
*
 - É possível de pedido de revisão do instituído na sentenca na hipótese de modificacão superveniente no estado de fato ou de direito, sempre que a sentença resolver relacão jurídica continuativa
Art. 471. Nenhum juiz decidirá novamente as questões já decididas, relativas à mesma lide, salvo:
I - se, tratando-se de relação jurídica continuativa, sobreveio modificação no estado de fato ou de direito; caso em que poderá a parte pedir a revisão do que foi estatuído na sentença
Relações Continuativas
*
# Relativização da Coisa Julgada.
# Coisa julgada nas Ações Coletivas.
Questões Diversas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais