Buscar

AULAS ATIVIDADE Psicologia DA EDUCAÇÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULAS ATIVIDADE, PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM.
“Psicologia Científica: Objetos e Métodos: Desde William James e de Wundt (pelo menos), a psicologia se considera como disciplina científica. Diante dessa afirmação há dois questionamentos evidentes: 1) o que é psicologia? 2) o que os psicólogos entendem por ciência? Se acompanharmos a história da psicologia, perceberemos que essas duas perguntas tiveram (e ainda têm) uma infinidade de respostas, o que muitas vezes alimentou a crítica à pretensão científica da psicologia. O que é psicologia? Um breve olhar sobre a história da psicologia revela que essa pergunta pode ser respondida de diversas maneiras” 
Diante desta evolução na área da Psicologia, percebe-se que várias escolas psicológicas passaram a ser criadas. De acordo com estas, analise as afirmativas que se seguem.
I – O Estruturalismo possui como ramo de pesquisa a análise das estruturas mentais que
Foi dividida em três classes: sensações, imagens e sentimentos.
RESPOSTA: A) APENAS I
De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é co-autor do processo de aprendizagem dos alunos. Nesse enfoque centrado na aprendizagem, o conhecimento é construído e reconstruído continuamente”. (Disponível em: http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/o-que-e-aprendizagem.htm. Acesso em: 18/08/2017). Assim, pode-se afirmar que há aprendizagem quando? Analise as afirmativas que se seguem e assinale a correta
RESPOSTA: E) As mudanças resultantes de aprendizagem estão no conhecimento ou comportamento do indivíduo.
O primeiro âmbito educativo do processo de formação humana é o contexto ____________. Além desse contexto, o âmbito ____________ no qual os ambientes são cuidadosamente planejados para interferir intencionalmente na formação do sujeito. No âmbito ____________, o processo educativo ocorre por meio de situações cotidianas e habituais. Já no âmbito ____________, a formação humana ocorre por meio de situações educativas formais e intencionais mediadas por um currículo escolar.
RESPOSTA: B) FAMILIAR, ESCOLAR, FAMILIAR, ESCOLAR
Atualmente, o grande desafio da educação e da Psicologia é compreender o indivíduo, seu desenvolvimento e suas aprendizagens em um contexto de transformações rápidas, com grandes avanços tecnológicos e valores diferenciados. Porém, não foi sempre assim! Com relação à Psicologia Educacional, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta
RESPOSTA: D) O foco da Psicologia Educacional atualmente deve considerar a pluralidade, a totalidade e a interdisciplinaridade, enxergando todos como protagonistas do processo ensino-aprendizagem.
João começa a chorar porque sua mãe está brigando com ele. Imediatamente, sua mãe suspende o que está fazendo e João para de chorar. Este é um exemplo de como podemos explicar o comportamento humano. Assim, acerca deste tema, complete corretamente as lacunas que se seguem.
No condicionamento operante, o comportamento só pode ser descrito pela interrelação entre três termos, o que recebe o nome técnico de TRÍPLICE CONGENITA. O primeiro termo é o ANTECEDENTE, o segundo é a RESPOSTA e o terceiro, CONSEQUÊNCIA.
RESPOSTA: b) Tríplice contingência, antecedente, resposta, consequência.
Um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia, Jean Piaget nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 9/08/1896 e morreu em 17/9/1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética. Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem (Disponível em: http://www.suapesquisa.com/piaget/. Acesso em: 21/8/2017). Considerando os estágios do desenvolvimento propostos por Piaget, relacione as colunas que se seguem.
RESPOSTA: d) 3, 2, 1, 4.
(Adaptada do concurso para Professor – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, PM-MG, FCC, 2012). O conceito de “zona de desenvolvimento proximal”, elaborado por Lev Vygotsky, refere-se à distância entre?
Assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: d) O que já se encontra consolidado no desenvolvimento da criança e os desempenhos possíveis ou as capacidades que ela costuma apresentar quando interage com pessoas mais experientes
Segundo a perspectiva de Henri Wallon acerca do desenvolvimento humano, analise as proposições abaixo.
I – Na teoria de Wallon, a integração é o principal eixo no processo de desenvolvimento em dois sentidos: integração organismo-meio e integração cognitiva-afetiva-motora.
II – A teoria de Wallon descreve que o desenvolvimento se dá por meio da interação de fatores genéticos e ambientais.
III – Wallon afirma ainda que existe uma relação complementar entre fatores biológicos e socioculturais
RESPOSTA: e) I, II e III.
De acordo com Papalia, Olds e Feldman (2006), o desenvolvimento humano pode ser compreendido basicamente por duas etapas de vida que incluem 11 fases principais, que vão da concepção até a morte. Em umas dessas fases, o desenvolvimento físico e motor é mais lento, porém a criança desenvolve coordenação motora fina (desenhar, escrever, usar tesoura) e refina a coordenação motora ampla (pular corda, andar de bicicleta, andar, saltar e pular com equilíbrio). O ingresso na escola facilita o desenvolvimento dessas habilidades. De qual fase o texto faz referência? Assinale a alternativa correta.
RESPOSTA: b) Segunda infância
A fase do desenvolvimento humano que vai dos 06 aos 12 anos é denominada terceira infância. Assim, de acordo com o desenvolvimento social nesta fase, analise as afirmativas a seguir assinalando com (V) para as que forem verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) É uma fase marcada pelo desenvolvimento da autonomia, isto porque as crianças começam a ficar mais sozinhas, uma vez que a supervisão dos adultos diminui.
( ) A vida da criança nesta fase é marcada pelas amizades, escola e jogo e brincadeiras em grupo.
( ) Quanto à socialização, as crianças começam a fazer certa segregação sexual em suas brincadeiras.
( ) A agressão física substitui a agressão verbal nos momentos de conflito, já que a linguagem ainda precisará ser aprimorada em outro estágio.
RESPOSTA: b) V, V, V, F.
“O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente comemora 27 anos. A Lei 8069 de 13 de julho de 1990, mais conhecida como ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, é a legislação que visa a implementação da proteção à criança e ao adolescente estabelecida na Constituição de 1988, em seu artigo 222 – O Estatuto da Criança e do Adolescente prioriza a proteção integral, indicando medidas sociais protetivas e socioeducacionais que devem assegurar o bem-estar de crianças e adolescentes”
I – A adolescência é uma construção histórica e social!
PORQUE
II – A adolescência é culturalmente produzida, ou seja, é um período do desenvolvimento diferenciado em apenas algumas culturas e em determinadas épocas.
RESPOSTA: a) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Abramo (1994) afirma que a noção mais geral e usual do termo juventude se refere a uma faixa de idade, um período de vida, em que se completa o desenvolvimento físico do indivíduo e ocorre uma série de transformações psicológicas e sociais, quando este abandona a infância para processar sua entrada no mundo adulto. No entanto, a noção de juventude é socialmente variável. Com relação às características da juventude, analise as afirmativas que se seguem.
I - Ápice do desenvolvimento de estruturas físicas, cognitivas e morais.
II – Diminuição das mudanças fisiológicas.
RESPOSTA: A)Apenas I e II.
“A filosofia da mente aborda as questões epistemológicas que estão por detrás da pesquisa científica sobre a mente, usando o método especulativo (com experiências mentais) e levando em consideração os resultados obtidos na pesquisa empírica. Um dos problemas fundamentais tratados é o problema mente-cérebro” (CESCON, E. Quatro concepções contemporâneas em filosofia da mente. Revista Internacional de Filosofía,Suplemento 3, 2010, 321-335). Assim, existem duas correntes filosóficas que influenciaram a constituição da Psicologia como ciência: o monismo e o dualismo. De acordo com essas, analise as afirmativas que se seguem.
RESPOSTA: d) O dualismo está baseado na existência de suas realidades que não se subordinam entre si
Segundo Fonseca (2007), os inputs são a porta de entrada que permite obter informações do meio através da visão, audição, tato etc. Os processos cognitivos envolvem a atenção, a memória, a percepção, a categorização, o planejamento etc. Os outputs são a saída do que foi processado e possibilita a ação do indivíduo sobre o meio. A retroalimentação do sistema ocorre através da repetição, organização, controle e regulação dos processos. O processamento da informação se dá por meio de processos cognitivos básicos. Acerca desses processos, complete corretamente as lacunas. A ____________ permite reconhecer, organizar e compreender as informações que nos chegam por meio dos sentidos. Através desta, podemos extrair significados do meio externo. Já a ____________ é definida como o processo cognitivo implicado diretamente na ativação e funcionamento de seleção, distribuição e manutenção da atividade cognitiva. Com relação à ____________, esta é entendida como sendo o processo por meio do qual mantemos e recuperamos experiências anteriores para serem utilizadas no momento presente.
RESPOSTA: b) Percepção, atenção, memória.
Howard Gardner revolucionou o conceito de inteligência quando, em 1983, apresentou a
Teoria das Inteligências Múltiplas, identificando a necessidade de o professor estar mais atento às diferentes formas de aprender que seus alunos podem apresentar. Segundo essa teoria, crianças que são extremamente
RESPOSTA c) Corporal-cinestésicas pensam por meio de sensações somáticas e gostam muito de dançar e gesticular.
De acordo com Santaella (1997), o uso das TICs (que também incluem as tecnologias educacionais, mais especificamente) aponta para transformações na relação entre homem e máquina. A autora descreve três momentos dessa relação. Diante deste fato, relacione as colunas a seguir.
(1) Nível muscular-motor.
(2) Nível sensório.
(3) Nível cerebral
RESPOSTAS: e) 3, 1, 2.

Outros materiais