Buscar

AUSTIN, M & VIDAL-NAQUET, P. A época arcaica. In Economia e sociedade na Grécia Antiga. O oral e o escrito: Uma reconsideração (Pág. 59 à 81) Capítulo 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA ANTIGA I
TEXTO 8		
AUSTIN, M & VIDAL-NAQUET, P. A época arcaica. In Economia e sociedade na Grécia Antiga. O oral e o escrito: Uma reconsideração (Pág. 59 à 81)
Capítulo 8
A ÉPOCA ARCAICA (SÉCULOS VII-VI)
	Talvez o período mais importante da história grega. A época arcaica precedeu a Grécia Clássica – brilhante e reconhecida. Esta época trouxe inovações capitais em todos os domínios.
	Houve o início do desenvolvimento da pólis – no plano das instituições, “instituição” na qual a civilização grega viria a se expandir até a época helenística. 
	Segundo Austin é difícil marcar uma data de “nascimento” exata da pólis. Relata também que a polis não se desenvolveu em todas as partes do mundo grego e nem no mesmo ritmo. Os testemunhos contemporâneos são raros, as fontes são mínimas – e em diversas partes inexistentes. 
	Homero passa – como fonte-, um papel mal definido da pólis. Uma grã diferença da sociedade arcaica para a cidade clássica é a união do campo com a cidade. “Os textos literários verdadeiramente explícitos não remontam a antes da segunda metade do século sétimo e a arqueologia –neste caso- não trata-se de um auxílio considerável: a urbanização não significa o desenvolvimento automático da pólis, além desta urbanização ter sido demasiadamente lenta.
	“A prova mais segura dos começos das pólis é favorecida pela colonização, que começa por volta do século oitavo”. As causas do desenvolvimento da pólis são mal conhecidas. Pode-se se citar um fator geográfico, no qual, a fragmentação física da Grécia teria resultado a sua fragmentação política.
Na pólis, o estabelecimento urbano fica na base de uma acrópole que segundo Austin serve de refúgio aos habitantes. Nas proximidades deste, fica a terra cívica - propriedade dos indivíduos, constituída de uma ou duas planícies férteis. No alto das colinas se concentra o campo selvagem – propriedade da comunidade. O estabelecimento humano está geralmente situado nas proximidades do mar. – Explicação geográfica = medíocre. Todavia, a fragmentação das polis nem sempre está de acordo com a fragmentação física.
PÓLIS PARTICIPAÇÃO TARDIA NA HISTÓRIA GREGA* “A pólis constitui-se primeiramente na Ásia menor, na Grécia da costa leste e na Grécia central, nas ilhas do Egeu e em Creta.
Grécia = época arcaica, clássica e helenística-romana.
Investigação das origens é a predição do futuro.
AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DA ÉPOCA ARCAICA: (1) Á partir do século sétimo, a codificação das leis muitas vezes pela ação de um legislador – as normas que regem a sociedade são definidas e subtraídas ao arbitrário dos poderosos, a justiça torna-se negócio público.
Passa-se do pré-direito ao direito. A condição econômica e social dos cidadãos torna-se melhor. “Uma característica essencial no desenvolvimento do sentimento comunitário, menos causa do que sinal dessa evolução, é a reforma holípitica que ocorre no decurso do século sétimo: o soldado-cidadão combatendo em grupo torna-se o reflexo militar da cidade”.
CIDADÃO LIVRE X ESCRAVO 
Paralelamente à noção de cidadão, desenvolve-se as noções antiéticas, as do não-cidadãos estranhos à comunidade política. O escravo era privado de liberdade, não cidadãos eram privados de quaisquer direitos.
A época arcaica assistiu ao mesmo tempo, o desenvolvimento da noção comunitária
A instituição da escravatura-mercadoria, e a extensão que tomou é uma novidade à época arcaica, tal, inseparável do desenvolvimento da sociedade.
OS TUMULTOS DA ÉPOCA ARCAICA
	As transformações na história grega não escaparam de perturbações, a época arcaica foi recheada de crises. A invenção da moeda, por exemplo, teria favorecido os ricos e agravado as dificuldades do pequeno campesinato.
DESENVOLVIMENTO DO ARTESANATO E DO COMÉRCIO*
Na época arcaica nasce um demos urbano, baseado na atividade artesanal.
A arquitetura desenvolve-se...
A criação da moeda
	Essencial para a facilitação de trocas, desenvolvimento destas trocas. Mas na época arcaica a moeda não tinha o sentido à qual a atribuímos contemporaneamente. Forma de desenvolvimento do papel fiscal do estado – multas, impostos-, financiamento de exércitos.
O fenômeno social desenvolvimento pela instituição das moedas é o desenvolvimento das cidades e do sentimento cívico.
É inviável atingir um “econômico” em estado puro.
Aspectos agrários da crise
As crises ocorridas na época arcaica, parece ligar-se directa ou indiretamente à terra, e as reinvindicações de carácter econômico.
- soprepovoamento
-exploração insuficiente do solo
- repartição desigual das terras
Diferentes soluções para a crise: a colonização
	Se principiou em meados do século oitavo e foi até o fim do século sexto. A colonização estava ligada aos problemas de que sofria o mundo grego nesta época.
A colonização não foi só a buscar por novas terras e comércio. Os gregos da época clássica aceitam como princípio que a colonização te, por efeito atuar como válvula de segurança demográfica.
A procura de terras novas foi a maior causa da colonização arcaica.

Outros materiais