Buscar

: A CARNE é fraca. Direção: Fernando Meirelles e Nando Olival; São Paulo, Brasil, 2001.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” 
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
			
DOSCENTE: Alexandre Marques Mendes 
DISCIPLINA: Sociologia
CURSO: História - 2° ano Noturno 
Documentário: A CARNE é fraca. Direção: Fernando Meirelles e Nando Olival; São Paulo, Brasil, 2001.
Dayane Soares da SILVA
	A cultura carnívora acompanha os seres humanos desde tempos remotos, entretanto, as técnicas para obtenção deste alimento se transformaram ao longo dos séculos. No documentário A Carne é Fraca, é exposta uma crítica ao agronegócio, mostrando o lado para muitos ainda desconhecido da indústria da carne. 
Com o aumento de habitantes – humanos – em nosso planeta e a introdução da economia capitalista, a demanda por alimentos se multiplicou, sobretudo da carne. Com uma produção realizada em larga escala, técnicas para agilizar e baratear o processo de criação e produção foram implementadas, tais técnicas causadoras de tanto de distúrbios ecológicos quanto humanitários – partindo do ponto de vista do animal como um ser sensível e pensante.
 As alterações do meio ambiente levam os problemas ecológicos, pois os cultivos de rebanhos exigem cada vez mais de recursos naturais. A pecuária foi considerada a principal responsável pelo desmatamento da mata atlântica, da caatinga e do cerrado. Os medicamentos utilizados nos animais ao sarem expelidos se infiltram em aquíferos, além dos medicamentos, as fezes dos animais podem contar com bactérias ou vírus, poluindo drasticamente recursos hídricos. 
Além das alterações na água, como retrata o documentário, há alterações na atmosfera, devido ao metano expelido pelo gado em sua digestão. Os animais são criados em terríveis condições, onde mal podem se mexer, vivem expostos a diversas infecções e lesões, e são abatidos de forma desumana. Com o cultivo e produção da carne sendo desta forma, vamos a uma das últimas consequências: a saúde do consumidor. Os antibióticos, hormônios - e demais coisas do gênero - aplicados nos rebanhos, vão parar no prato do consumidor. Assim como infecções e vírus presentes nos animais podem ser também transmissíveis.
Passaram-se os tempos em que o cultivo dos animais era feito de forma sensata. O agronegócio é feito para exportação, já a agricultura familiar é a responsável pela maior parte do abastecimento interno do Brasil. O Brasil é fornecedor de produtos primários a preços controlados pelo exterior. Devastar nossas terras, poluir nossas aguas, descartar milhares de vidas de maneira precária é o preço a pagar para alimentar o mercado externo. 
O documentário faz apologia a uma revolução individual, onde para que as coisas mudem acredita-se que os hábitos devem ser mudados particularmente, deixar de alimentar essa indústria negra para quem sabe assim a mesma desabe.

Outros materiais