Buscar

CENTRAL do Brasil. Direção e produção: Walter Salle; Brasil, 1998.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” 
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
			
DOSCENTE: Alexandre Marques Mendes 
DISCIPLINA: Sociologia
CURSO: História - 2° ano Noturno 
Filme: CENTRAL do Brasil. Direção e produção: Walter Salle; Brasil, 1998.
Dayane Soares da SILVA
“Central do Brasil”, trama dirigida por Walter Salle, conta a história d Dora, uma ex professora primária que para ajudar com suas despesas escreve cartas para analfabetos, na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, de e Josué, um garoto em busca seu pai, que encontra com Dora pela primeira vez em sua banca quando sua mãe Ana, pede para que ela escreva uma carta para o pai do garoto que morava em Pernambuco.
Todos os dias ao voltar pra casa, Dora e sua amiga Irene se reuniam para ler as cartas, que em sua maioria eram resgadas, e quando não, guardadas em uma gaveta. Irene, ao ler a carta escrita para o pai de Josué não permite que esta seja rasgada por Dora, que a guarda na gaveta dizendo talvez postar no correio na próxima semana. 
Noutro dia Ana volta a central e pede para Dora escrever outra carta para o pai do garoto, afirmando ter sido muito rude na anterior. Josué critica Dora questionando de como ela enviaria a carta se quer colocara-a no envelope. Saindo da central do Brasil, Ana sofre um acidente de transito e falece.
Após inúmeras desavenças entre Dora e Josué, e após o último passar dias vagando pela Central, Dora o leva para casa, e logo depois o deixa em uma instituição, que realizava tráfico de órgãos de crianças, acreditando que seria mandado para adoção. Após ser alertada do perigo por Irene, Dora volta ao local onde deixara o garoto, e o leva embora, sofrendo ameaças de morte pelos traficantes. Dora resolve então levar o garoto para o pai em Juazeiro do Norte, durante a viagem os personagens desenvolvem um grande vinculo emocional.
O filme trata dos valores morais e éticos, que podemos ver que se encontram em grande conflito com o certo e o errado de acordo com os personagens e os momentos. Podemos ver claramente expressos esses valores quando por exemplo, Dora rasga as cartas enviadas por pessoas humildes e quando a mesma passa a se sentir desconfortável com a atitude tomada em deixar o garoto na instituição que segundo a amiga levaria o garoto a morte e arrependida volta para resgatar o garoto. Em outro trecho, no qual Dora e Josué são deixados para trás pelo caminhoneiro que os levava pelas estradas devido provavelmente a um conservadorismo existente que decepcionou quanto a imagem de Dora, devido ao comentário anterior de Josué. Esses tipos de cena se repetem durante toda a trama, moldando e reconstruindo o caráter dos personagens.

Outros materiais