Buscar

Av 2 Infraestrutrura de redes de computadores corrigida

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação 2 Infraestrutura de redes de computadores
	1.
	As aplicações de rede são programas que rodam nos sistemas terminais ou hospedeiros, e se comunicam entre si através da rede, como, por exemplo, a transferência de arquivos (FTP), o correio eletrônico (e-mail), a página na web (www), entre outros. Para que essa comunicação seja possível, os protocolos TCP/IP oferecem acesso à rede através de canais lógicos, conhecidos por portas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a porta responsável pelo serviço de SMTP:
	 a)
	Porta 80.
	 b)
	Porta 25.
	 c)
	Porta 21.
	 d)
	Porta 110.
	2.
	O IPv6 é a última versão do Internet Protocol, o qual vem sendo implantando de forma gradativa e atualmente atua conjuntamente com o IPv4. Esta nova versão do Internet Protocol foi desenvolvida principalmente para atender à necessidade de mais endereços na internet. Acerca do IPv6, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O IPv6 possui um mecanismo de qualidade de serviço diferenciada, haja vista que atualmente a internet disponibiliza uma vasta quantidade de aplicações multimídias, como videoconferências, videoaulas, entre outros.
(    ) As versões mais antigas de modens de ADSL já possuíam suporte para a tecnologia IPv6.
(    ) Com o objetivo de atender ao novo protocolo IPv6, foi desenvolvido o DHCPv6, o qual permite que sejam passados parâmetros de rede para os computadores que solicitam endereços IP.
(    ) O uso do mecanismo SIIT (Stateless Internet Protocol/Internet Control Messaging Protocol Translation) mostra-se indispensável diante da necessidade de coexistência e interoperabilidade na transição do protocolo IPv4 para o IPv6.
(    ) Com a crescente utilização da internet para fins financeiros, a preocupação com segurança é cada vez maior, por isso no modelo IPv6 foram implementados novos elementos de segurança que buscam identificar e remover tentativas de invasão por hackers e vírus.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - V - F.
	3.
	A padronização das redes de computadores foi o que possibilitou o grande crescimento observado nas redes. Esta padronização só foi possível a partir dos órgãos normatizadores, que estabeleceram vários padrões para esta tecnologia, possibilitando, desta forma, a interoperabilidade entre os diversos fabricantes. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o órgão responsável por estabelecer padrões para sistemas de cabeamento de comunicações:
	 a)
	ISO ? International Standard Organization.
	 b)
	ITU ? International Telecommunication Union.
	 c)
	EIA/TIA ? Electronics Industries Association/Telecommunication Industries Association.
	 d)
	IEEE ? Institute of Electrical and Electronics Engineers.
	4.
	Numa grande rede como a internet, na qual existem milhões de equipamentos conectados e de fabricantes distintos, é necessário que existam e sejam observados padrões para que possa existir a perfeita troca de informações entre os equipamentos. Os padrões são criados por vários órgãos normatizadores a nível mundial. Com relação a padrões e órgãos normatizadores, analise as afirmativas a seguir:
I- Interconectividade existe quando os equipamentos da rede podem ser ligados fisicamente, possuindo características elétricas, mecânicas e físicas compatíveis entre eles.
II- Interoperabilidade existe quando os equipamentos de rede conseguem trocar informações entre as aplicações rodando nos mesmos.
III- O modelo de referência OSI (Open System Interconnection), composto por 7 camadas para o processo de comunicação entre computadores, foi desenvolvido pela ISO (International Organization for Standardization) em conjunto com o ITU (International Telecommunication Union).
IV- O modelo de comunicação TCP/IP utilizado pela rede internet é exatamente igual ao modelo de referência OSI de 7 camadas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	5.
	Na internet, e nas redes particulares que vemos hoje nas empresas ou mesmo nas residências, o protocolo que identifica os dispositivos conectados à rede é denominado de IP (Internet Protocol). Este protocolo tem a função de endereçamento parecido com os números de telefone, em que cada endereço IP é único, não sendo possível a existência de dois endereços IPs idênticos em uma mesma rede. No que tange ao protocolo IP, analise as sentenças a seguir:
I- A camada internet é responsável pelo endereçamento e, consequentemente, pela formação de rede. Nesse caso, os endereçamentos IPv4 e IPv6 estarão presentes, porém o endereço MAC deverá ser tratado em outra camada.
II- A internet foi projetada para trabalhar com endereços IPs divididos em classes, mas tal distribuição provocou enormes desperdícios de alocações e algumas medidas precisaram ser tomadas para aumentar a sobrevida dos endereços IP versão 4. Soluções temporárias e definitivas foram propostas, entre elas encontra-se o desenvolvimento da tecnologia IP versão 6.
III- Uma das características nos protocolos IPv4 e IPv6 é um limite de número máximo de endereços possíveis.
IV- Os espaços de endereçamento dos protocolos IPv4 e IPv6 são, respectivamente, de 32 e 64 bits.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	O modelo de referência OSI é extremamente útil como uma ferramenta de análise dos vários serviços de rede. Tal modelo foi desenvolvido em conjunto pela International Standard Organization (ISO) e International Telecommunication Union (UTI), o qual define uma pilha de protocolos para sistemas abertos à comunicação, dividido em sete camadas. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a camada responsável pelo fornecimento do endereçamento lógico para a rede:
	 a)
	Camada física.
	 b)
	Camada de enlace.
	 c)
	Camada de rede.
	 d)
	Camada de transporte.
	7.
	A rede internet utiliza um modelo de comunicação de 5 camadas chamado TCP/IP, que é derivado do modelo de referência OSI, que possui 7 camadas. Esses modelos de comunicação existem para padronizar o processo, viabilizando a equipamentos de fabricantes diversos a possibilidade de comunicarem-se entre si. O modelo TCP/IP possui características gerais, sendo algumas apresentadas a seguir. Acerca destas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Endereçamento lógico.
II- Roteamento.
III- Serviço de nomes DNS.
IV- Verificação de erro e controle de fluxo.
V- Suporte à aplicação.
(    ) Trata-se de mecanismos que garantem a integridade dos dados que trafegam pela rede, para que cheguem corretamente ao destino.
(    ) Trata-se da capacidade de escolher o caminho correto para um pacote de dados na rede, através do endereço lógico e considerando critérios previamente estabelecidos.
(    ) Trata-se da capacidade de viabilizar acesso à rede de comunicação para diversos programas e aplicativos do usuário.
(    ) Trata-se da capacidade de relacionar o número físico de um equipamento, endereço MAC, com um endereço não físico chamado endereço IP.
(    ) Trata-se da capacidade de relacionar um endereço lógico, chamado endereço IP, a um nome para facilitar o entendimento e utilização pelo ser humano.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - V - I - IV.
	 b)
	I - II - IV - III - V.
	 c)
	IV - II - V - I - III.
	 d)
	II - IV - V - I - III.
	8.
	O roteador é um dispositivo de rede que permite a interligação de redes distintas, definindo quala melhor rota para os pacotes de dados. Pode-se analisar a rede de computadores como uma grande cidade, em que o roteador escolhe os caminhos mais curtos e menos congestionados para chegar ao seu destino, baseado em critérios predefinidos. Acerca dos roteadores, analise as sentenças a seguir:
I- O roteamento poderá ser realizado de forma estática ou dinâmica.
II- Os atuais modelos de roteadores utilizados em redes domésticas podem agregar diversas funcionalidades em um só equipamento, como, por exemplo, o modem ADSL.
III- O BGP (Border Gateway Protocol) é um protocolo de roteamento cujo funcionamento baseia-se em localizar o menor caminho para o pacote de dados.
IV- Os roteadores encaminham os pacotes baseando-se nas informações contidas na tabela de roteamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	9.
	Os padrões de rede são importantes e necessários para viabiliziar a comunicação entre equipamentos de rede de fabricantes diversos. O modelo de referência a nível mundial é o modelo OSI de 7 camadas, mas a rede internet não utiliza exatamente esse modelo, e sim o modelo TCP/IP, que possui 5 camadas derivadas do modelo OSI. Com relação ao modelo TCP/IP, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Camada Física.
II- Camada de Enlace.
III- Camada de Rede.
IV- Camada de Transporte.
V- Camada de Aplicação.
(    ) Nesta camada, é definido o endereço físico do equipamento de rede, conhecido como endereço MAC.
(    ) Nesta camada, é definido o endereço lógico do equipamento de rede, conhecido como endereço IP.
(    ) Camada responsável por enviar os bits entre os equipamentos de rede, através do meio físico utilizado pela rede.
(    ) Camada responsável pela troca de mensagens entre as aplicações de usuário e a rede, disponibilizando um conjunto de protocolos para esse objetivo.
(    ) Camada responsável por transferir os dados entre origem e destino, através do canal lógico de comunicação, tendo como protocolos mais utilizados o TCP e o UDP.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - V - I - IV.
	 b)
	I - II - III - IV - V.
	 c)
	II - III - I - V - IV.
	 d)
	II - I - III - V - IV.
	10.
	Para que os computadores de uma rede possam trocar informações entre si, é necessário que todos os computadores adotem as mesmas regras para o envio e o recebimento de informações. Este conjunto de regras é conhecido como protocolo de comunicação. Atualmente, o TCP/IP é o protocolo utilizado na maioria das redes e sistemas operacionais, como, por exemplo, Windows 2000, Windows Server 2003 e Windows 8. Acerca do Protocolo TCP/IP, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Considerando o endereçamento IPv4, os endereços 191.1.1.1 e 223.10.1.0 são, respectivamente, das classes B e C.
(    ) Em uma rede TCP/IP, cada computador possui um endereço formado por 4 octetos e uma máscara de sub-rede, que tem a função de definir quantos bits identificam a rede e quantos identificam o host.
(    ) No protocolo TCP/IP, o endereçamento lógico é implementado na camada de rede, enquanto na camada de transporte se dá a troca de mensagens segundo regras utilizadas pelas aplicações.
(    ) Com o objetivo de obter um endereço IP, uma conexão DHCP pode utilizar um servidor TCP/IP.
(    ) Em uma rede com TCP/IP, o comando ping pode ser utilizado a fim de verificar o endereço IP de um site disponível na internet.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V - V.

Outros materiais