Buscar

Relatório clae

Prévia do material em texto

Relatório clae
objetivo
Separação dos compostos da mistura Naftaleno, Bifenila e Antraceno e identificação através de padrões dos mesmos através da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência. 
Introdução
A cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE) emprega pequenas colunas, recheadas de materiais especialmente preparados e uma fase móvel que é eluída sobre altas pressões. Ela tem a capacidade de realizar separações e análises quantitativas de uma grande quantidade de compostos presentes em vários tipos de amostras, em escala de tempo de poucos minutos, com alta resolução, eficiência e sensibilidade. 1
Resultados
Os resultados da cromatografia estão na tabela 1 abaixo:
Tabela 1: Tempo de retenção das substancias da mistura
	Substância
	Tempo de retenção (minutos)
	Naftaleno
	2:60
	Bifenila
	3:00
	Antraceno
	4:10
Discussão
Como já havia sido cromatografado os padrões separadamente, quando foi analisado o cromatograma da mistura identificou-se que a substância que eluiu primeiro foi o naftaleno, depois a bifenila e após o antraceno. Essa ordem é devido à interação das substâncias com as fases estacionária e móvel. Como a coluna é composta de um polímero com 18 carbonos, o composto mais apolar, antraceno, fica mais retido e elui por último. Já o naftaleno é o mais polar das 3, interagindo mais com a fase móvel, metanol água (90 10) que é mais polar que a fase estacionaria, e sai primeiro. E a bifenila é um intermediário entre as 3 substancias da mistura. Esses 3 picos foram os mais evidentes do cromatograma pois o detector utilizado foi um espectrofotômetro com lambda fixado em 254 nm, região que absorve anéis aromáticos.
Parte experimental
Primeiramente foram injetados os padrões das substancias separadamente. Primeiro o antraceno, após 8 minutos, tempo programado para a corrida, foi injetado a bifenila, depois o antraceno, e por último, a mistura. O volume injetado das amostras foi fixo, pois se utilizou um loop de 20 microL, assim, qualquer volume a mais foi descartado.
Diagrama de blocos de um cromatógrafo liquido:
Reservatório fase móvel -> bomba -> injetor -> coluna -> detector -> aquisição de dados
Conclusão
Através da técnica de cromatografia liquida de alta eficiência foi possível separar e identificar os componentes de uma mistura de naftaleno, bifenila e antraceno.
Constantes físicas e toxidez 
NAFTALENO
Tabela 2: constantes físicas naftaleno
Fórmula molecular
 C10 H8
Peso molecular
 128,18
Ponto de fusão 79 - 82 °C 
Ponto de ebulição 218 °C 
Densidade 1,085 gr/cm3 a 20 °C [2]
Toxicidade aguda por via oral DL50 Rato: 533 mg/kg; Toxicidade aguda por via inalatória CL50 Ratazana: > 0,4 mg/l; 4 h - Sintomas: Irritação nas vias respiratórias. Toxicidade aguda por via cutânea DL50 Ratazana: > 2.500 mg/kg - Sintomas: Dermatites. Irritação ocular irritação ligeira Perigo de opacificação da córnea. [2]
BIFENILA
Tabela 3: constantes físicas bifenila
Fórmula: C12H10
Massa molar: 154,21 g/mol
Ponto de fusão 68 - 70 °C 
Ponto de ebulição inicial 255 °C 
Solubilidade em água em 20 °C insolúvel [3]
Toxicidade aguda oral DL50 Ratazana: 2.140 mg/kg Sintomas: Irritação das mucosas, da bocca, da faringa, do esófago e aparelho gastrointestinal. Toxicidade aguda - Inalação Sintomas: irritação das mucosas, Tosse, Respiração superficial, A inalação pode provocar edemas nas vias respiratórias., Possiveis concequências:, lesão das vias respiratórias Toxicidade aguda - Dérmica absorção Irritação da pele Provoca irritação à pele. Irritação nos olhos Provoca irritação ocular grave. [3]
Bibliografia 
1Collins, Carol H;Braga Gilberto L.; Bonato, Pierina S.Introdução a métodos cromatográficos. 7 edição. Editora da UNICAMP, 1997, 47-55p.
2 Ficha de dados de segurança do material: Naftaleno, Merck Millipore, Alemanha,26 de setembro de 2017. Disponivel em: < http://www.merckmillipore.com/BR/pt/product/naphthalene,MDA_CHEM-820846#documentation>. Acessado em : 16 de novembro 2017.
3 Ficha de dados de segurança do material: bifenila, Merck Millipore, Alemanha, 3 de dezembro de 2015. Disponivel em http://www.merckmillipore.com/BR/pt/product/biphenyl,MDA_CHEM- 803090. Acesso em: 16 de novembro de 2017.

Outros materiais