Buscar

Estudo Dirigido desnitometria ossea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido Exames Complementares (Valor = 2 pontos)
Nomes: Luana Veiga Keller
1. Caracterize a osteoporose (0.25):
É uma condição metabólica causada pelo mau funcionamento das células osteoblastos e osteoclastos, o que caracteriza uma diminuição progressiva da densidade óssea e aumenta o risco de fraturas.
2. Cite os fatores de risco modificáveis e não-modificáveis para o desenvolvimento da osteoporose (0.25):
Modificáveis - Ingestão prolongada do medicamento prednisone, fumo, consumo de refrigerantes contendo ácido fosfórico, deficiência de estrogênio, menopausa prematura (< 45 anos).
Não modificáveis - Histórico familiar de fraturas, sexo feminino, idade avançada, ancestrais europeus ou asiáticos e demência.
3. Quais ossos são mais comumente afetados pela osteoporose? (0.25)
Vértebras, fêmur, rádio e ulna.
4. Cite as formas de prevenção da osteoporose (0.25):
Se possível já iniciar com a prevenção na infância, é fundamental a ingestão de alimentos com cálcio e vitamina D, exposição solar moderada e prática regular de atividade física.
5. Sobre a densitometria óssea (1.0):
a. O que é?
É um exame especializado que usa várias tecnologias na avaliação de baixa massa óssea e deteriorização estrutural do sistema esquelético, com o objetivo de diagnosticar a osteorporose.
b. Como é realizada?
Paciente deita e o aparelho percorre a parte superior do corpo irradiando a pessoa e na parte inferior, ou seja, na parte debaixo da mesa ocorre a captação e transferência dos dados para o computador. A radiação utilizada é muito baixa, menos que usada num raio X convencional. Esse exame analisa especificamente a perda de Cálcio nos ossos.
c. Quais os princípios básicos da densitometria?
A densitometria mede a quantidade de radiação absorvida pelo corpo ou segmento desejado, calculando a diferença entre a radiação emitida pela fonte de radiação e a que sensibiliza um detector de fótons. O principio de dupla emissão de raios-X, baseia-se no fato de que as características de atenuação diferem no osso e nos tecidos moles em função da energia dos feixes de raios-X. A diferença na atenuação entre o osso e o tecido mole é maior no feixe de baixa energia. Um contorno de atenuação então é formado, permitindo a quantificação do mineral e da massa de tecidos moles (massa magra e massa gorda). 
d. Quando deve ser feita a primeira densitometria óssea?
A partir da menopausa, todas as mulheres acima de 65 anos e por todos os homens acima de 70 anos, também para as pessoas que apresentam os fatores de risco.

Outros materiais