Buscar

APOL Ludicidade Eletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia o extrato de texto:
“Acredito que uma educação voltada para a integração dos vários aspectos do ser humano — corporal, emocional, mental, e espiritual, traga possibilidades a cada educando (e a cada educador) de se conhecer um pouco mais, de se relacionar melhor consigo mesmo e com o outro, possibilidades de se expressar de forma mais espontânea e criativa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Lucia Helena Pena. Ludicidade e Arte-Educação: tecendo fios e cores. In: PORTES, Écio Antônio (Org.). Diálogos sobre ensino, educação e cultura. Rio de Janeiro: E-papers, 2006. p. 129.
Apreender os sentidos do Lúdico na escola é tarefa dos professores e pedagogos. De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, é correto afirmar que:
	
	A
	O lúdico encontra-se em brincadeiras entre crianças que estão entrando na fase de “pré-adolescência”.
	
	B
	Ludicidade e infância são conceitos divergentes e devem ser tratados de forma separada.
	
	C
	A ludicidade na infância, quando estimulada, promove o disciplinamento e a individuação.
	
	D
	A formação lúdica valoriza a criatividade, o cultivo da sensibilidade e a busca da afetividade.
	
	E
	A ludicidade está presente na infância, na convivência com os familiares. A escola deve se resguardar ao papel de ensinar conteúdos.
Questão 2/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia a seguinte citação:
“Apesar de as crianças menos favorecidas economicamente viverem em situações de estresse e risco constantes, o lúdico pode vir a ser um instrumento de promoção de resiliência, conforme o seu emprego”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicologia em Estudo, v. 10, n. 1, p. 67-75, jan./abr. 2005. p. 67.
De acordo com a citação e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica sobre a utilização do lúdico para fins pedagógicos, é correto afirmar que:
	
	A
	o lúdico é empregado nos momentos em que os professores planejam as aulas e avaliam os alunos.
	
	B
	como forma de promover a resiliência, o lúdico é uma estratégia disciplinar, principalmente aos alunos indisciplinados.
	
	C
	o lúdico funciona pedagogicamente quando os professores criam situações de ensino que levam o aluno a conscientizar-se do significado do conhecimento a ser construído.
	
	D
	A ludicidade é desenvolvida já nos primeiros anos de vida. Na idade escolar, a criança não possui mais essa capacidade, por isso o professor deve estimular o lúdico com fins pedagógicos.
	
	E
	As crianças menos favorecidas economicamente e que sofrem algum tipo de violência possuem pouca ou nenhuma capacidade de desenvolver a ludicidade
Questão 3/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia o seguinte extrato de texto:
“Os objetos têm uma tal força motivadora inerente, no que diz respeito às ações de uma criança muito pequena e determinam tão extensivamente o comportamento da criança”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1987. p. 110. 
De acordo com o extrato de texto e os conteúdos do livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica sobre o pensamento de Vygotsky sobre o jogo de regras, é correto afirmar que:
	
	A
	toda a atividade lúdica da criança possui regras, sendo o jogo a possibilidade de vivenciar situações e desenvolver o pensamento abstrato.
	
	B
	os jogos de regras aparecem no período descrito por Vygotsky como sensório-motor e depende da maturidade do aparelho motor da criança.
	
	C
	é uma forma de assimilação do real, por meio da imitação da realidade dos adultos.
	
	D
	manifesta-se entre 0 e 2 anos, período em que a criança começa a explorar o mundo material ao seu redor.
	
	E
	é a forma de reconstrução do real, em que a criança simula situações de trabalho.
Questão 4/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia a citação:
“Toda conduta humana é uma assimilação do dado a esquemas anteriores (assimilações a esquemas hereditários em graus diversos de profundidade) e toda conduta é, ao mesmo tempo, acomodação destes esquemas à situação atual”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Forense: Rio de Janeiro, 1972. p. 95.
De acordo com a citação e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica a respeito do pensamento de Piaget sobre os jogos, é correto afirmar que:
	
	A
	o jogo propicia interações e por isso atua na zona de desenvolvimento proximal.
	
	B
	os jogos contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois estimula o processo chamado de assimilação.
	
	C
	o jogo é a ação colocada em prática, na medida em que a criança consegue desenvolver as atividades individualmente.
	
	D
	os jogos propiciam o desenvolvimento motor das crianças a partir dos 4 anos de idade.
	
	E
	o jogo é o nível mais alto do desenvolvimento da criança, e expressa-se quando a criança começa a explorar o mundo material ao seu redor, por volta dos 2 anos de idade.
Questão 5/5 - Ludicidade - ELETIVA
Leia o seguinte extrato de texto:
“Vygotsky [...] também atribui importância à imitação, mas por outras razões. Diferentemente de Piaget, para quem a aprendizagem, em seu sentido restrito, não é fator constitutivo do desenvolvimento, Vygotsky apresenta a hipótese de que uma intensa e dinâmica relação de influência recíproca entre esses dois processos. A aprendizagem precede temporalmente o desenvolvimento, que consiste na interiorização progressiva de instrumentos mediadores e se inicia sempre no exterior, na Zona de Desenvolvimento Proximal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Maria Lucia Seidl de; RIBAS, Adriana F. P. Imitação e desenvolvimento inicial: evidências empíricas, explicações e implicações teóricas. Estudos de Psicologia, Natal, vol.7, n.2, jul./dez. 2002, p. 208.
Conforme o extrato de texto e o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, as situações criadas nas brincadeiras são importantes para o desenvolvimento das crianças, pois:
	
	A
	Ao brincar, as crianças criam novas formas de representação da realidade, para se tornar mais distantes e distintas dos papéis desempenhados pelos adultos.
	
	B
	A imitação é desenvolvida durante as brincadeiras entre as crianças porque elas têm a necessidade imediata de imitar umas às outras.
	
	C
	Em situações de brincadeiras, a criança reproduz papéis exercidos pelos adultos e ensaia futuros papéis e valores, desenvolvendo habilidades de participação social.
	
	D
	A brincadeira de imitação é um processo que começa em casa com a família e sua continuidade deve ser evitada em situações fora de casa, incluindo a sala de aula.
	
	E
	A brincadeira de imitação refere-se à fase de desenvolvimento da primeira infância e logo termina quando a criança atinge a maturidade linguística, aos 3 anos de idade.

Outros materiais