Buscar

A Soldagem a Arco com Eletrodos Revestidos

Prévia do material em texto

Processos de Soldagem Data: 08/05/09
Mecânica V2
Aluno: Igor Walfred Natividade Fernandes
Tema: Soldagem a Arco Elétrico com Eletrodo Revestido
 X 
 Soldagem a Arco Submerso
Definições: 
A Soldagem a Arco com Eletrodos Revestidos (Shielded Metal Arc Welding - SMAW) é um processo no qual a coalescência (união) dos metais é obtida pelo aquecimento destes com um arco estabelecido entre um eletrodo especial revestido e a peça. O eletrodo é formado por um núcleo metálico ("alma"), revestido por uma camada de minerais (argila, fluoretos, carbonatos, etc) e/ou outros materiais (celulose, ferro ligas, etc), com um diâmetro total típico entre 2 e 8mm. A alma do eletrodo conduz a corrente elétrica e serve como metal de adição. O revestimento gera escória e gases que protegem da atmosfera a região sendo soldada e estabilizam o arco. O revestimento pode ainda conter elementos que são incorporados à solda, influenciando sua composição química e características metalúrgicas.
A Soldagem ao Arco Submerso (Submerged Arc Welding, SAW) é um processo no qual a coalescência dos metais é produzida pelo aquecimento destes com um arco estabelecido entre um eletrodo metálico contínuo e a peça. O arco é protegido por uma camada de material fusível granulado (fluxo) que é colocado sobre a peça enquanto o eletrodo, na forma de arame, é alimentado continuamente. O fluxo na região próxima ao arco é fundido, protegendo o arco e a poça de fusão e formando, posteriormente, uma camada sólida de escória sobre o cordão. Este material pode também ajudar a estabilizar o arco e desempenhar uma função purificadora sobre o
metal fundido. Como o arco ocorre sob a camada de fluxo, ele não é visível, daí o nome do processo. Este processo é muito usado na soldagem de estruturas de aço, na fabricação de tubulações e na deposição de camadas de revestimento tanto na fabricação como na recuperação de peças desgastadas. Trabalha frequentemente com correntes de soldagem elevadas, que podem ser superiores a 1000A, o que pode levar a taxas de deposição de até 45kg/h. Sua maior utilização é na forma mecanizada ou automática, existindo equipamentos para soldagem semi-automática.
Tabela:
	
	Soldagem ao
Arco
Submerso
	Soldagem
com Eletrodos
Revestidos
	FONTES DE
CALOR
	Arco elétrico
	Arco elétrico	
	TIPO DE
CORRENTE E
POLARIDADE
	Contínua ou
alternada.
Eletrodo +
	Contínua ou
alternada.
Eletrodo + ou -
	AGENTE PROTETOR
OU DE CORTE
	Escória e gases gerados
	Escória e gases gerados
	OUTRAS CARACTERÍSTICAS
	Automática/mecaniz. ou semiautomática.
O arco arde sob uma
camada de fluxo granular
	Manual. Vareta metálica recoberta
por camada de fluxo
	APLICAÇÕES
	Soldagem de aços carbono, baixa e alta
liga. Espessura ≥ 10 mm. Posição plana ou
horizontal de peças estruturais, tanques,
vasos de pressão, etc.
	Soldagem de quase todos os metais, exceto
cobre puro, metais preciosos, reativos e de
baixo ponto de fusão. Usado na soldagem
em geral.

Outros materiais