Buscar

ativ 28399

Prévia do material em texto

�
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso: Ciência Contábeis
Semestre: 2º Semestre
Disciplina: Metodologia das Ciências
Professora: Esp. Adm. Janaína Andrade
Lembre-se das regras para o preenchimento das respostas.
PORTFÓLIO 8
AULAS 7 E 8
5 Questões
Questão 1 – Na disposição da corporação do texto citações são utilizadas quando se quer citar o que um autor escreveu. Desenvolva um exemplo para cada tipo de citação (citação direta curta, citação direta longa, citação de citação e citação indireta). NÃO utilizar exemplos da apostila. 
Resposta:
Exemplo de citação direta curta, 
A logística na Guerra do Golfo possuía um objetivo bem definido, que era “estruturar-se valendo-se dos militares recém-chegados ao Teatro de Operações e meios fornecidos pela Arábia Saudita” (CASTRO, 2004, p. 1).
Exemplo de citação direta longa, 
A logística na Guerra do Golfo buscava atingir vários objetivos curtos, dentre eles:
- ajustar, desenvolver e organizar o apoio logístico fornecido pela nação anfitriã às necessidades das forças aliadas; 
- utilizar toda a infra-estrutura local para fornecer o apoio logístico, desenvolvendo-a nas áreas onde essa estrutura se apresentava carente;
- receber as forças aliadas destinadas ao Golfo Pérsico, alojá-las, alimentá-las, e deslocá-las para suas áreas de reunião, proporcionando condições para que pudessem adaptar-se às condições locais, visando ao combate;
- reduzir os encargos de efetivos militares necessários por meio da contratação de mão-de-obra civil;
- estruturar-se valendo-se dos militares recém-chegados ao TO e meios fornecidos pela Arábia Saudita. (CASTRO, 2004, p. 1)
Exemplo de citação de citação e 
O famoso escritor motivacional Sthefen R. Covey diz que “Semeie um pensamento, colha uma ação” (COVEY, 1989, p. 25).
Exemplo de citação indireta
No desenvolvimento de um trabalho acadêmico é necessário se ter certos conhecimento específicos sobre as peças que o compõem (JANAÍNA ANDRADE, 2017, p. 49).
Questão 2 – De acordo com as normas da ABNT (2002, P. 2) as Referências são “o conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material”, utilizados como fonte de consulta e citados nos trabalhos elaborados. Quais são os elementos que a referência é constituída? 
Resposta:
A referência é constituída de elementos essenciais e complementares.
Os elementos essenciais são as informações indispensáveis à identificação do documento, tais como autor (es), título, subtítulo, edição, local, editora e data de publicação.
Os elementos complementares são os opcionais que podem ser acrescentados aos essenciais para melhor caracterizar as publicações referenciadas, tais como: organizador, volumes, série editorial ou coleção etc. Alguns elementos complementares, em determinadas situações, podem se tornar essenciais. É o caso do nº da edição (edição revista ou ampliada).
Questão 3 – Pesquise e exemplifique os seguintes tipos de referências (um exemplo para cada). NÃO utilizar exemplos da apostila.
Com até três autores:
Resposta:
ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, N. Toda a história. 11. ed. São Paulo: Ática, 2002.
 
Com mais de três autores:
Resposta:
SCHUBERT, Frank N et al. Tempestade do Deserto. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora: 1998.
Documento on-line:
Resposta:
SADI, Andréia. PMDB quer deputado na vaga de Imbassahy, mas Temer pede nome que não dispute eleição. Disponível em: <https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2017/11/20/pmdb-quer-deputado-na-vaga-de-imbassahy-mas-temer-pede-nome-que-nao-dispute-eleicao.ghtml>. Acesso em: 21 nov 2017.
Questão 4 – Discorra sobre Plágio (mínimo de 7 linhas e máximo de 10 linhas).
Resposta:
O Plágio se constitui no ato de assinar ou apresentar toda ou partes de uma obra intelectual que pertença a outra pessoa sem realizar a devida citação colocando os créditos para o autor original, ou seja, é copiar uma obra sem colocar o nome de seu autor fazendo parecer que é o próprio autor e sem ter autorização para isso.
Para tanto, se deve sempre realizar a citação correta quando se utiliza a obra de outra autoria lhe concedendo os devidos créditos, caso ocorra o plágio isto é considerado crime, um furto autoral com implicações cíveis е penais.
Questão 5 – Segundo a ABNT, “a estrutura de tese, dissertação ou de um trabalho acadêmico compreende: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais”. Quais são os documentos que compreendem cada elemento?
Pré-textuais:
Resposta:
Os elementos pré-textuais são a capa, a folha de rosto, a lista de ilustrações e o sumário.
Textuais:
Resposta:
Os elementos textuais são introdução, o desenvolvimento e as considerações finais.
Pós-textuais
Resposta:
Os elementos pós-textuais são a as referências e os anexos.
PRAZO DE ENTREGA DO PORTFÓLIO 8
DATA LIMITE: 24/11/2017

Outros materiais

Perguntas Recentes