Buscar

RESUMO CAUTELARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESUMO MEDIDAS CAUTELARES:
Proposta antes do ingresso da ação principal, sempre objetivando garantir a integridade de bens jurídicos, ameaçados de dano.
Requisitos da Antecipação de Tutela:
1. Requerimento da parte;
2. Prova inequívoca e verossimilhança das alegações. O cotejo entre prova inequívoca e verossimilhança da alegação leva à conclusão de que é bastante a prova segura dos fatos, de que enseja a probabilidade do direito pretendido.
EXEMPLOS:
1) Imagine que a parte precise de uma intervenção cirúrgica urgente, mas o plano de saúde que a mesma é filiada se recusa a custear a operação. Então a parte ingressa com uma ação de obrigação de fazer no Judiciário, porque não pode aguardar a sentença final para ser operado. Diante dessa total inoperância que o processo de conhecimento pode proporcionar a uma tutela de urgência, a parte pede uma liminar para ser operado, e também quer o mesmo na ação de conhecimento.
 2) Se a parte pede liminarmente para tirar o nome dela do SERASA, sendo que o objetivo principal da ação é a indenização por danos morais e materiais em razão de cobrança indevida, a qual a parte já houvera feito vários contatos com a requerida, e a mesma se prontificou a retirar a cobrança, mas que nunca foi efetivada.
Cautelares nominadas:
Encontram-se elencadas nos artigos 813/888 do CPC: 
Arresto, Sequestro, Caução, Busca e Apreensão, Exibição, Produção Antecipada de Provas, Alimentos Provisionais, Arrolamento de Bens, Justificação, Dos Protestos, Notificações e Interpelações, da Homologação do Penhor Legal, Posse em Nome do Nascituro, Atentado, Protesto e Apreensão de Títulos e outras medidas provisionais.
Cautelares inominadas:
Possuem fulcro no art. 798 CPC, fazendo jus ao “poder geral de cautela” do juiz.
EXEMPLOS:
1. Prestação de caução; 
2. Depósito de bens (reintegração de posse);
3. Apreensão judicial de pessoas (Guarda);
4. Autorizar ou impedir a prática de ato;
5. Separação de corpos (Divórcio).
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
� PAGE �2�

Outros materiais