Buscar

A organizacao do espaco em sala de aula e suas implicaçoes na aprendizagem cooperativa

Prévia do material em texto

TRABALHO EM GRUPO – TG
Aluno(s):
SONIA MARIA FERREIRA BUENO 		RA 1107817
DANIELLY LOMBISANI				RA 1122084
LUCINEIA DE FÁTIMA LIMAA SILVA		RA 1133586
TATIANA ALVES PORTO VIZZOTTO		RA 1121991
PÓLO VILA RÉ
2013
SÃO PAULO
A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO EM SALA DE AULA E AS SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
	As imagens das carteiras nos ajudam a pensar sobre o espaço físico e sua relação com a dinâmica do trabalho.
	A escola é um ambiente onde os alunos chegam para adquirir e compartilhar conhecimentos e cabe a ela proporcionar um ambiente aconchegante e acolhedor para que os alunos fiquem cada vez mais motivados para aprender novos conhecimentos e repartir o que já foi adquirido em sua vida.
	O professor é o responsável por deixar suas aulas mais interessantes e atrativas, já que os alunos passam boa parte do seu dia sentados em uma cadeira dentro da sala de aula.
	Na sala de aula tudo influencia o aprendizado dos alunos, ao começar pela disposição das carteiras, elas mostram como os alunos se relacionam e interagem com o professor.
	Quando a sala de aula é organizada em fileira, um aluno atrás do outro mostra o ensino tradicional, onde o professor é o detentor do conhecimento. Os alunos estão ali para somente aprender o que lhe é proposto e no final realizar uma avaliação para assim ser ou não aprovado.	
	Algumas vezes as carteiras ainda permanecem em filas, pois existem momentos que o professor precisa analisar o desenvolvimento individual de cada aluno perceber o que ele esta aprendendo para poder ajudá-lo, porém esta não é a melhor para realização das atividades cotidianas.
	A disposição em fileiras pode ser a que abriga o maior número de carteiras na sala e portanto a mais prática, mas não é a mais eficiente do ponto-de-vista didático.
	As mesas agrupadas proporcionam aos alunos uma melhor interação entre todos e não é só o professor que é visto como o centro do saber, todos tem a oportunidade de trocar idéias entre os grupos, o professor tem a possibilidade de circular por todos os grupos e perceber o desenvolvimento deles com mais facilidade.
	Imaginando este espaço ocupado por jovens e adultos, podemos vê-los sentados em pequenos grupos e, no interior de cada grupo, as pessoas se olham, falam diretamente umas com as outras e podem mais facilmente ver outros grupos. A lousa não é o centro e o(a) professor(a) pode estar em diferentes lugares, acompanhando os diálogos e os trabalhos de cada pequeno grupo. 
	Esse tipo de organização deve ser utilizado sempre que desejarmos propor produções, conversas e discussões em pequenos grupos.
	Não é possível indicar o lugar do(a) professor(a), já que cada lugar está igualmente disposto em relação ao outro: as pessoas estão num mesmo patamar, voltadas para o centro da roda, podendo olhar e se dirigir a qualquer outra, sem qualquer dificuldade. A lousa está fora do círculo. Pelo menos por enquanto, ela não ocupa a atenção e o olhar das pessoas.
	Organizar as carteiras em círculos possibilita que os estudantes troquem informações entre si e se sintam à vontade para expor suas ideias .
	Como vimos e aprendemos existem muitas formas de organizar uma sala de aula, porém algumas delas não são muito adequadas para o ideal de ensino que queremos proporcionar aos nossos alunos, fileiras por exemplo é um método “válido” em alguns aspectos, porém, não necessariamente deve ser constante como alguns professores trabalham.
	O espaço da sala de aula influencia muito na aprendizagem dos alunos atualmente o trabalho em círculos e grupos estão obtendo resultados muito positivos por parte dos alunos. No trabalho em grupos os alunos tem a opotunidade de tirar dúvidas com seus próprios amigos da sala, facilitando o diálogo entre eles, porém esta atividade precisa ser pensada com antecedência para que os objetivos sejam efetivamente atingidos, sempre com a supervisão do professor. Cabe ao professor conhecer seus alunos com suas habilidades e competências para que forme grupos mistos onde cada um possa fornecer o que sabe de melhor acrescentando com o conhecimento do professor, assim todos poderam avançar juntos dentro da sala de aula.
	O trabalho em círculos também proporciona uma aprendizagem coorporativa pois o professor fica com espaço para circular entre todos e os alunos ficam mais a vontade de expor suas ideias e pensamentos com mais intensidade 
	A troca de informações e conhecimentos por parte de todos os envolvidos na sala de aula e no trabalho em grupo é muito importante pois, o aluno não mais vai ser aquele que so recebe os conhecimentos mas sim vai aparecer uma postura mais ativa, onde ele não só aprende, mas desenvolve valores e habilidades muito importantes para sua vida.
	No mundo atual a convivência em grupo, troca de valores e o trabalho cooperativo são itens importantes para que o aluno possa viver melhor tanto dentro como fora da escola. Essa é uma arma fundamental para todos avançarem no conhecimento.
	Na verdade, não há uma forma única e correta de organizar o espaço da sala de aula. Importa que levemos em conta que uma e outra maneira servem a propósitos distintos, favorecem relações entre alunos e entre estes e o(a) professor(a) também distintas.
	A disposição das carteiras é fundamental para que os alunos consigam interagir e deve ser feita de maneira a atender a finalidade de cada aula.
	Como aprendemos a organização do espaço da sala de aula é muito importante e precisa ser mudada de acordo com a proposta do professor. É ele que vai perceber a necessidade dos seus alunos e o que sua aula está necessitando naquele dia para um aprendizado participativo.
	Em uma sala de aula são aplicadas diversas estratégias de ensino todos os dias, os alunos são mais participativos, têm mais desafios e aprendem em níveis mais elevados. Os professores vêem os benefícios do uso dessas estratégias para deixar os alunos a cargo de seu próprio aprendizado.
	As estratégias de ensino que requerem a participação dos alunos e os envolvem no processo de aprendizado estão na essência do trabalho dos bons professores.
	Entendemos então que o trabalho cooperativo é essencial, cabe a cada professor analisar o motivo da escolha da dispoisição de sua sala de aula, sempre visando o melhor aprendizado de todos.
“O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-la sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada.” 
					Émile Durkheim
REFERÊNCIAS
htt://metaavaliacao.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/.../pdf‎
http://in-learning.ist.utl.pt/modos-de-organizacao-escolar.html

Outros materiais

Perguntas Recentes