Buscar

AV3 POLÍTICA GLOBAL MEIO AMBIENTE

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201304302281)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	As primeiras conferencias, ainda no sec. XIX, já exerceram um papel relevante na atenção do público para as questões ambientais. Mas o que aconteceu após a II Guerra Mundial?
		
	
Resposta: após a II guerra mundial, os países tentando se reconstruir e apostou nos avanços tecnologicos para evitar uma degradação ambiental.
	
Gabarito: Porque apos a II Guerra Mundial ¿ que os resultados desses encontros transformaram por completo a visão sobre a questão ambiental e infligiu à comunidade internacional uma nova postura para tentar reverter as catástrofes ambientais previstas pelos cientistas e estudiosos do tema.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Porque apos a II Guerra Mundial ¿ que os resultados desses encontros transformaram por completo a visão sobre a questão ambiental e infligiu à comunidade internacional uma nova postura para tentar reverter as catástrofes ambientais previstas pelos cientistas e estudiosos do tema.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304302291)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Porque as empresas vêm buscando contribuir para a preservação ambiental fazendo uso de preocupações sociais para potencializarem os seus negócios por meio do lançamento dos chamados produtos ¿ecologicamente corretos"?
		
	
Resposta: porque buscam uma forma de se desenvolverem socioeconomicamente sem degradarem o ambiente, assim como a nova chamada do capitalismo verde.
	
Gabarito: Porque essas iniciativas passaram a representar o principal segmento de vendas de inúmeras empresas cujos esforços de marketing e comercialização convergiam para alcançar os cada vez mais numerosos ¿consumidores verdes¿.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Porque essas iniciativas passaram a representar o principal segmento de vendas de inúmeras empresas cujos esforços de marketing e comercialização convergiam para alcançar os cada vez mais numerosos ¿consumidores verdes¿.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304262997)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	"O termo mudança global, para indicar as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente, começou a ganhar espaço após divulgações científicas, em torno da década de 1970, segundo as quais as emissões de gazes poderiam alterar a química da atmosfera, resultando em chuvas ácidas, aumento da exposição aos raios ultravioletas do sol e o aquecimento global por conta do efeito estufa"(PRESS, JORDAN, p. 585-98, 2006). Dessa forma, podemos dizer que:
		
	 
	na década de 1970 houve, enfim, a constatação científica e acadêmica sobre uma histórica relação desequilibrada entre o homem e a natureza.
	
	as publicações científicas da década de 1970 foram documentos de comprovação das preocupações já manifestadas pelos Estados mais industrializados desde a virada do séc. XIX, por isso não tiveram um efeito decisivo nas orientações de políticas públicas para o setor.
	
	o tema não ultrapassou as esferas civis da sociedade, pois praticamente nada foi debatido internacionalmente através das grandes organizações.
	
	como tais mudanças estão em observação há cerca de 40 anos apenas, a própria evolução tecnológica deverá permitir uma solução para as consequências da ação do homem sobre o meio ambiente.
	
	o que diferencia o séc. XX de todos os períodos anteriores é que apenas com o surgimento das organizações internacionais - como a ONU - o tema ambiental passa a ser visto e compreendido pelos Estados e sociedades civis.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304263164)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando falamos da ECO-92, os dois documentos mais importantes aprovados na conferência são a Carta da Terra, também chamada de Declaração do Rio, e a Agenda 21, motivos de extensos debates e conflitos de interesses entre os Estados presentes. O ponto central da Carta da Terra é a constatação de que os países ricos poluem mais o planeta e, portanto, devem ajudar as nações pobres com tecnologias não-poluidoras e avanços científicos que as conduzam a um desenvolvimento mais rápido e menos predatório. Sobre isso, considere:
I. Na ECO-92 é reafirmado um princípio já presente na I Conferência de Estocolmo: os diferentes papéis desempenhados por países ricos e pobres quanto à degradação ambiental;
II. Diferente do que vinha sendo discutido nas conferências e debates internacionais sobre o meio ambiente, a ECO-92 conclue que apenas a conservação integral das florestas tropicais poderá evitar o aumento da temperatura do planeta, o que causa indignação aos países latino americanos;
III. A ECO-92 reconhece que os Estados têm o direito soberano sobre os recursos naturais de seus territórios, no entanto têm a responsabilidade de garantir que sua exploração não cause danos ao meio ambiente de outros países;
IV. Assim como na Conferência de Estocolmo, na ECO-92 são criadas leis internacionais que permitem limitar ação das nações dentro de um modelo sustentável de desenvolvimento econômico.
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	I, II e III
	
	II e IV
	 
	I e III
	 
	I e IV
	
	II e III
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304263168)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Produzido pelo chamado Clube de Roma, o primeiro importante relatório sobre a questão ambiental voltava-se para a dicotomia entre a preservação ambiental e o crescimento econômico, apontando saídas bastante polêmicas e radicais para impedir a continuidade da degradação sobre os recursos naturais e ecossistemas. Sobre essa temática, considere:
I) Como o grupo de cientistas que elaborou o relatório final era todo formado por nomes de países desenvolvidos, o documento acabou refletindo inteiramente os interesses dessas nações, culpando então o subdesenvolvimento das nações pobres pela degradação ambiental;
II) Mesmo tendo sido o "motor" das transformações sociais nos países desenvolvidos, o capitalismo industrial foi visto pelo Clube de Roma como danoso à renovação dos recursos naturais, por isso a necessidade de se repensar os modelos de produção;
III) Segundo o relatório, apenas o crescimento zero seria capaz de trazer de volta o equilíbrio do meio ambiente e dos recursos naturais em escala global;
IV) Confiante dos avanços tecnológicos ao longo do pós guerra, o relatório apontou o irrestrito apoio à expansão capitalista como modelo sustentável de industrialização e preservação ambiental. 
Estão CORRETAS as opções:
		
	
	II e IV
	 
	II e III
	
	I e IV
	
	I e III
	 
	I, II e IV
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304263089)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico, sobretudo por parte dos países pobres cujas populações ainda vivem às margens das condições de consumo dos países ricos. Dessa forma, é CORRETO dizer que:
		
	 
	Se deve buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis para a satisfação das necessidades essenciais das gerações atuais e garanta as necessidades futuras.
	
	Os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia de desenvolvimento sustentável, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
	
	Há uma forte resistência por parte dos países pobres em relação à aplicação do conceito de desenvolvimento sustentável, para eles a medida pode se tornar a legitimação de um obstáculo ao desenvolvimento das nações subdesenvolvidas.
	
	Ocorre uma oposição entre desenvolvimento e proteção ao meio ambiente, e, portanto, é inevitável que os riscos ambientais sustentem o crescimento econômico dos povos.
	
	Como colocam os preservacionistas, o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304263213)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A dinâmica ambientale a interação entre o que se entende por "mundo" e "planeta" se expressa pelo comportamento dos elementos da natureza, bem como pelos aspectos sócioeconômicos da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmações:
I. A relação entre a sociedade e a natureza representa um conjunto fundamental para a compreensão das análises sócioambientais do espaço geográfico;
II. O processo de desmatamento pode ocasionar o rompimento do ciclo biológico natural, por outro lado, tais transformação não recebem influências das atividades humanas;
III. Como agente de transformação nas relações entre os homens e destes com a natureza, a industrialização implicou na urbanização baseada na degradação ambiental, adotando medidas de alto impacto ambiental;
IV. Nos países desenvolvidos o processo de urbanização e industrialização foi acompanhado de uma legislação voltada para a proteção dos recursos naturais, por isso, mesmo nos dias atuais, a emissão de poluentes nessas regiões mais ricas do globo é amplamente menor.
Estão CORRETAS as opções:
		
	 
	I e II
	
	I e IV
	 
	I e III
	
	II e IV
	
	I, III e IV
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304713591)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da frase abaixo: No âmbito das relações internacionais, a tendência pela ¿produção e consumo verdes¿, passa a se expandir com a frequente interação entre as questões ambientais e ________________, principalmente com o aumento da globalização econômica e comercial e a interdependência entre as nações.
		
	
	as vendas artesanais
	 
	o comércio mundial
	
	o maior pagamento de impostos
	 
	uma atuação cada vez menor da sociedade
	
	a exploração econômica dos países em desenvolvimento pelos países desenvolvidos
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304263173)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O processo de desertificação de uma área consiste em uma diminuição progressiva nos índices de umidade e no empobrecimento dos solos arenosos, que se tornam inviáveis para a agricultura. A esse respeito, analise as seguintes afirmativas:
I. O uso inadequado do solo, os desmatamentos, as sucessivas queimadas, monocultura e sobre pastoreio são atividades que ocasionam a desertificação;
II. No Brasil, o processo de desertificação vem ocorrendo basicamente em certas áreas do Nordeste e do Rio Grande do Sul;
III. O abandono de uma área agrícola, que fica vários anos sem ser cultivada, inicia o processo de desertificação;
IV. O processo de desertificação de uma área não se explica por mudanças locais e sim pelo aquecimento global da atmosfera da Terra.
São CORRETAS as seguintes afirmativas:
		
	
	II e IV
	 
	I, II e IV
	 
	I e II
	
	II e III
	
	I e III
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304263145)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dados não oficiais apontam para um prejuízo de até 50 bilhões de dólares anualmente para os países subdesenvolvidos vítimas de biopirataria. Mesmo sendo uma prática combatida pelos ordenamentos jurídicos nacionais e claramente prejudiciais à economia nacional, à sustentabilidade de espécies e à preservação de culturas locais, não há grandes meios de combatê-la. Isso se dá porque:
		
	
	a regulação brasileira, por exemplo, entra em conflito com as decisões e regulamentações defendidas internacionalmente através das organizações internacionais.
	 
	não há regulação internacional sobre o tema ou entendimento por parte das organizações internacionais e a OMC.
	
	a prática da biopirataria tem caído drasticamente por conta dos avanços tecnológicos a partir da década de 1990.
	
	os países ricos, berço das grandes multinacionais farmacêuticas, estabelecem acordos políticos com os países subdesenvolvidos para ter acesso aos seus recursos naturais e desenvolver pesquisas científicas.
	
	os países vítimas de biopirataria não tem interesse em levar o tema às esferas internacionais pois, em última instância, acabam sendo beneficiados pelas pesquisas científicas desenvolvidas por países ricos e que beneficiam suas espécies naturais.

Outros materiais