EXERCICIO 03
4 pág.

EXERCICIO 03


DisciplinaPolíticas Públicas e Legislação Educacional315 materiais546 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
No Artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional \u2013 LDBEN n. 9.394/96 são descritos os níveis e etapas e modalidades de ensino. Sobre os níveis é correto dizer que:
Escolha uma:
a. Os níveis são: ensino regular e da educação especial (inclusão). 
Espera-se que o aluno saiba a diferença entre os conceitos de níveis, etapas e modalidades. Entende-se por níveis a educação básica que vai dos 4 aos 17 anos de idade e, posterior, ensino superior.
b. Compreende-se por níveis o ensino fundamental I e II. 
c. Os níveis são organizados a partir do grau de instrução (entre menos e mais inteligente). 
d. Esta Lei apresenta dois níveis: educação básica e ensino superior. 
e. Os níveis são: Educação básica que compreende dos 4 meses aos 11 anos e a educação de jovens e adultos (EJA). 
Feedback
A resposta correta é: Esta Lei apresenta dois níveis: educação básica e ensino superior..
Questão 2
Texto da questão
Quando nos remetemos ao domínio do Estado, temos um autor o qual foi o primeiro a perceber que para conquistar e manter um Estado sob o seu domínio era necessário mais do que sorte ou proteção divina. Marque abaixo qual é o autor que apresenta características marcantes citadas acima:
Escolha uma:
a. Lenin. 
b. Weber. 
c. Marx. 
d. Poulantzas. 
e. Maquiavel. 
Para Maquiavel (1996), em sua obra O Príncipe, obter e conservar o poder são os fins imediatos para o exercício político. Em sua obra, o autor dizia ter a resposta para garantir ao príncipe que estivesse no poder a manutenção deste status, e para aquele que desejasse o trono, o autor dizia conhecer as estratégias para obter o trono. A virtú seria a capacidade do príncipe de controle das ocasiões e acontecimentos, ou seja, da fortuna.
Feedback
A resposta correta é: Maquiavel..
Questão 3
Texto da questão
Complete as frases abaixo utilizando as alternativas e assinale aquela que melhor completa os devidos termos: 
Em mais de um século de República, podemos identificar a fragilidade com que o Estado Brasileiro foi se constituindo, pautado em oligárquica e patrimonialista de concessão de benefícios à__________________________em ascensão, além da particularidade escravocrata e___________________________ que compôs a ______________________nacional.
Escolha uma:
a. Burguesia \u2013 socialista- ordem. 
b. Economia - latifundiária e Anarquista. 
c. Nobreza \u2013 comunista- ordem. 
d. Burguesia \u2013 latifundiária \u2013 economia. 
Em mais de um século de República, podemos identificar a fragilidade com que o Estado Brasileiro foi se constituindo, pautado em oligárquica e patrimonialista de concessão de benefícios à Burguesia em ascensão, além da particularidade escravocrata e latifundiária que compôs a economia nacional. Assim sendo, fica difícil não reconhecer o Estado Brasileiro como \u201cEstado do Capitalismo organizado.\u201d (HILFERDING apud BOBBIO, 1996, p. 125)
e. Pobreza \u2013 socialista \u2013 economia. 
Feedback
A resposta correta é: Burguesia \u2013 latifundiária \u2013 economia..
Questão 4
Texto da questão
No Título II (Artigos 2º e 3º), nomeado por \u201cprincípios e fins da educação nacional\u201d presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394) apresentou uma inversão da responsabilidade com a educação do que defendia a Constituição de 88. Qual foi ela?
Escolha uma:
a. A constituição nomeou a garantia do direito à educação é, primeiramente, como dever da família. Já a LDB aparece como dever do Estado. \u201d. 
b. A constituição nomeou a garantia do direito à educação é, primeiramente, como dever do aluno. Já a LDB aparece como dever da família. \u201d. 
c. A constituição nomeou a garantia do direito à educação é, primeiramente, como dever da família. Já a LDB aparece como dever do aluno. \u201d. 
d. A constituição nomeou a garantia do direito à educação e, primeiramente, como dever do Estado. Já a LDB aparece como dever a família. \u201d. 
e. A constituição nomeou a garantia do direito à educação é, primeiramente, como dever do aluno. Já a LDB aparece como dever do Estado. \u201d. 
Um destaque especial foi dado nesse item do texto legal: a inversão da responsabilidade com a educação. Se no texto da Constituição Federal a garantia do direito à educação é, primeiramente, dever do Estado, na LDB, aparece como dever da família.
Feedback
A resposta correta é: A constituição nomeou a garantia do direito à educação e, primeiramente, como dever do Estado. Já a LDB aparece como dever a família. \u201d..
Questão 5
Texto da questão
Considerando o financiamento educacional a partir de 1988, é correto afirmar que as fontes financiadoras mais expressivas após 1988, para a MDE, nas três esferas federativas são somente as receitas de impostos?
Escolha uma:
a. Não, pois, as fontes mais expressivas após 1988, para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, nas três esferas federativas não são somente as receitas de impostos, também e principalmente o salário-educação. 
De acordo com o conteúdo estudado em Políticas Públicas e Legislação Educacional, em seu capítulo 7, página 92, as fontes financiadoras mais expressivas após 1988, para a MDE, nas esferas federativas são as receitas de impostos e salário-educação.
b. A principal fonte para o financiamento da educação básica a partir de 1988 é somente os impostos próprios dos municípios. 
c. Sim, no Brasil, as fontes para o financiamento da Educação, após a Constituição de 1988 e a Lei 9494/96 são as receitas de impostos próprios da União, dos estados e municípios, as receitas provenientes de transferências que tenham como origem o recolhimento de impostos. 
d. Sim, pois os impostos próprios da União, se tornaram fontes de financiamento da Educação Básica. 
e. Não, no Brasil a principal fonte para o financiamento da educação básica é o salário-educação. 
Feedback
A resposta correta é: Não, pois, as fontes mais expressivas após 1988, para a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino, nas três esferas federativas não são somente as receitas de impostos, também e principalmente o salário-educação..
Questão 6
Texto da questão
Em relação aos tipos de governo, torna-se necessário levar em conta a estrutura de poder e as relações que constituem a mesma. Tendo como base o critério histórico, nos deparamos com a seguinte sequência: Estado Feudal, Estamental, Absoluto e Representativo. Dessa forma assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: 
( ) O Estado Feudal tem como concepção o poder reduzido a poucas pessoas e fragmentado em pequenos agregados sociais 
( ) Estado Estamental se caracteriza pela formação de órgãos colegiados na organização política, composto por indivíduos de posição social afins. 
( ) Podemos definir o Estado Absoluto como o processo de centralização e concentração do poder. 
( ) Estado Representativo reconhece a representatividade dos indivíduos que estão no poder. 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, V, V, V. 
b. V, V, V, F. 
O Estado Feudal tem como concepção o poder reduzido a poucas pessoas e fragmentado em pequenos agregados sociais. Já o Estado Estamental se caracteriza pela formação de órgãos colegiados na organização política, composto por indivíduos de posição social afins. Podemos definir o Estado Absoluto como o processo de centralização e concentração do poder. E o Estado Representativo reconhece a representação de indivíduos singulares e de seus direitos políticos.
c. V, V, F, V. 
d. F, V, V, F. 
e. V, F, V, V. 
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F..
Questão 7
Texto da questão
Os professores brasileiros não recebiam a importância social e nem a formação adequada. A valorização bem como a formação passou a ter destaque somente em 1932, com o lançamento do documento que ficou conhecido como:
Escolha uma:
a. Manifesto das metodologias utilizadas na educação. 
b. Manifesto da legislação e economia; 
c. Manifesto das atividades econômicas e sociais; 
d. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova; 
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova;
e. Manifesto da Educação Básica;